Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

(37)INDEPENDENTES: COM NOVAS ELEIÇÕES À PORTA....VELHAS QUESTÕES!(europeias/2014)

[TRAZIDO DOS DIVERSOS DE AGOSTO/2013 (post 1)]

RECORDEMOS:COM NOVAS ELEIÇÕES À PORTA....VELHAS QUESTÕES!(os independentes....)

[TRAZIDO DO SITE OFICIAL DA TSF: AUTÁRQUICAS FALSOS INDEPENDENTES!]

Autárquicas 2013: Maioria dos candidatos são falsos independentes

Para o politólogo José Adelino Maltez o facto de quase ter duplicado o número de candidatos independentes às eleições autárquicas não é sinal de uma revolta cívica.

José Adelino Maltez sublinha que a maioria dos candidatos são falsos independentes
O politólogo defende que as autárquicas não espelham o que se passa a nível nacional
O vice-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade diz que aumento de candidaturas independentes refresca a Democracia
Paulo Morais afirma que não é pelo facto de existirem mais candidatos independentes que existe o risco de aumentar o caciquismo, mas pequenas localidades estão mais susceptíveis
Vice-presidente da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes, Maria Teresa Serrenho, diz que existe decepção com as máquinas partidárias
Maria Teresa Serrenho realça que é difícil competir com as candidaturas independentes

O professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas diz que, na sua maioria, os candidatos são falsos independentes com máquinas partidárias por trás.
«São candidatos partidários ou ex-candidatos partidários que não foram aprovados pelas direções locais ou nacionais dos respetivos partidos. Ainda não há, pelo menos a nível de câmaras municipais, uma vaga de independentes», afirma José Adelino Maltez.

O polítólogo dá como exemplo Matosinhos e Sintra, que são «terras crónicas». «Em Sintra, o independente é um PSD apoiado por figuras notáveis do partido, com uma campanha que era típica da máquina partidária a emerir como independente. Portanto, há aqui a chamada política de campanário habitual, de guerrazinhas de caciques».

José Adelino Maltez sublinha ainda que as eleições autárquicas não espelham o que se passa a nível nacional e defende que estas eleições servem para perceber até que ponto a população é disciplinada pelas direções partidárias.

Por outro lado, a vice-presidente da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes, que integra vários grupos de cidadãos que se candidataram a autarquias, considera que o aumento dos candidatos sem apoio partidário é o reflexo da desilusão dos cidadãos.

Maria Teresa Serrenho é candidata independente à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e realça que é difícil competir com as candidaturas partidárias.

Já Paulo Morais, vice-presidente da Associação Cívica Transparência e Integridade, considera muito positivo o aumento do número de candidaturas independentes e defende podem refrescar a Democracia.
Paulo Morais afirma ainda que não é pelo facto de existirem mais candidatos independentes que existe o risco de aumentar o caciquismo, mas sublinha que as localidades mais pequenas são mais susceptíveis, porque neste meio o grande empregador é a autarquia.

O prazo para a apresentação de listas candidatas às eleições autárquicas, que se realizam a 29 de setembro, termina hoje.

INFORMAÇÃO ADICIONAL: O SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA APROVOU AS ELEIÇÕES EUROPEIAS PRA 25 DE MAIO/2014!

1 comentário:

  1. UMA PERGUNTA:

    VERIFICAMOS QUE O POST 1 DE AGOSTO/13 DO TAROUCAndo VOLTA A SER MUITO PROCURADO.

    ALGUÉM NOS SABE DAR UMA EXPLICAÇÃO PLAUSIVEL PRÓ FACTO?! :)

    ProfAnónima

    NB/ESTE:DIVERSOS DE AGOSTO/2013! (informe-denuncie-elog...
    01/08/2013, 40 comentários

    ResponderEliminar