sexta-feira, 19 de setembro de 2014
(40)EDUCAÇÃO:RESPONSÁVEL PELA COLOCAÇÃO DE PROFESSORES DEMITE-SE! (escolas teip)
[TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(18/9, E DEIXADO NOS COMENTÁRIOS DO POST 39: MEC RECONHECE ERRO NA FORMULA DE CALCULO DA GRADUAÇÃO PROFISSIONAL NA BCE]
EDUCAÇÃO: A POLÉMICA EM TORNO DA FORMA DE CALCULO DOS PROFESSORES DA BCE!(deu demissão do director geral)
«Educação Demitiu-se o responsável pela colocação de professores
O diretor da direção-geral da Administração Escolar apresentou, esta quinta-feira, o pedido de demissão que foi aceite pelo ministro Nuno Crato. Esta decisão surge poucas horas depois de o governante ter admitido que os erros na colocação de professores são da responsabilidade dos serviços do Ministério, avança o Expresso.
(PAÍS Demitiu-se o responsável pela colocação de professores DR
19:44 - 18 de Setembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)
Mário Agostinho Alves Pereira foi diretor da direção-geral da Administração Escolar desde 2009. Contudo, hoje apresentou a sua demissão poucas horas depois de o ministro Nuno Crato ter dito no Parlamento que a responsabilidade dos erros registados no processo de colocação dos professores pertencia aos “serviços do Ministério”.
Sabe o Expresso que Mário Pereira assumiu a total responsabilidade pelo erro e apresentou o seu pedido de demissão a Nuno Crato que o aceitou.
Este erro prende-se com a aplicação de uma fórmula de cálculo que dá origem às listas ordenadas de colocação de professores, que tem sido criticada por sindicatos e docentes.
No parlamento, o ministro da Educação pediu hoje desculpa aos professores, pais, deputados e ao país pelo erro na fórmula de cálculo BCE, que assumiu, atribuindo-o exclusivamente aos serviços do Ministério.
"Apresentamos as nossas desculpas aos senhores professores, aos pais, ao país, aos senhores deputados. Repetimos, não há erros por parte dos diretores, por parte das escolas, há erros por parte dos serviços do Ministério", declarou.
O erro, explicou o ministro, "é um aspeto não apenas matemático ou aritmético, mas que tem implicações jurídicas, e que precisa de ser visto não só de um ponto de vista quantitativo e lógico, mas também à luz da legislação existente".
Em causa está um erro na "harmonização de escalas" na fórmula matemática usada para calcular a classificação dos professores nas listas de colocação nas escolas no concurso que ainda decorre, a BCE, criado este ano para dar resposta às necessidades das escolas com contrato de autonomia e escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária).
"A harmonização não foi feita da maneira devida à face da lei. É um erro que foi cometido pelos serviços do ministério da Educação, que não foi cometido pelas escolas, pelos nossos diretores, foram os nossos serviços que cometeram esse erro. Nós vamos investigar o que se passa e vamos apurar as responsabilidades sobre esse erro", afirmou o ministro.
O ministro garantiu já ter dado instruções aos serviços para que fossem "recalculadas todas as posições" dos docentes, e, "onde e se" houver um erro que tenha levado a que professores mais qualificados tenham sido ultrapassados por outros menos qualificados para os lugares, "esses erros serão corrigidos".
"Os professores colocados mantêm-se. Os alunos não serão prejudicados", garantiu Nuno Crato no hemiciclo, onde aos deputados justificou o erro com "uma incongruência por parte dos serviços do Ministério".
[Notícia atualizada às 20h06]»
(ENVIADO POR:A.M.)
NB:NESTE MOMENTO JÁ SE PODE AVANÇAR QUE O MINISTRO NUNO CRATO ACEITOU O PEDIDO DE DEMISSÃO DO DIRECTOR GERAL DA DGAE!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
INFORMAÇÃO ADICIONAL:
ResponderEliminarRecordamos que a Escola de Tarouca é uma das 200 e tal escolas TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária) do País.
De acordo com a lei, esta designação é atribuida às "escolas problemáticas", pelo que a integração da n/escola neste lote nunca foi muito consensual.
(....)
ProfAnónima
UM RESUMO MUITO RESUMIDO SOBRE A POLÉMICA NA GRADUAÇÃO DOS PROFESSORES NA BCE
ResponderEliminar1-O problema de colocação de Professores só se coloca na última fase de concursos (fase de escola), pelo que envolve um número reduzido de professores.
1.1-Este problema resultou na sequência de uma formula que desvirtuava o espírito da lei (recentemente criada), já que a lei previa atribuir 50% as "duas coisas" quando na prática atribuia o triplo a uma das "coisas" (ao critérios criados pelas escolas, o que em situação limite, permitia às escolas "meterem" quem queriam)
2-Recordamos que esta formula visou moralizar um sistema, pois até ao ano passado as Escola TEIP, podiam contratatar quem queriam, acontece é que a concepção da formula estava errada.
2.1-O Sr Ministro da Educação foi MUITO teimoso(?) em reconhecer o erro, mas uma vez reconhecido, pediu as desculpas que se impunham e prometeu corrigir os erros/danos daí resultantes!(ainda que possa levar à dupla colocação de professores)
3-Na sequência de toda esta polémica, o Director Geral da DGAE pediu a demissão, ontem ao fim da tarde, e à noite a CS dava-nos conta que o Ministro a tinha aceitado.
ProfAnónima
INFORMAÇÃO EXTRA: MINISTRO DA EDUCAÇÃO vs MINISTRA DA JUSTIÇA
ResponderEliminar(...)
Também a Ministra da Justiça admitiu "falhas" no arranque do Ano Judicial, e por isso pediu as suas desculpas (post 36).
Mas, ao contrário do Ministro do MEC, (ainda) não deu garantias de tudo fazer no sentido de reparar os danos que daí possam resultar prós "utentes" e, até nos parece simples: pois neste caso bastaria um qualquer normativo pra suspender os prazos iniciamente previsto.
Assim, até que tal aconteça, a "oposição" atacam-na e os "utentes" (queixosos) andam todos de coração nas mão, com tal alarido que está a ser feito.
Por exemplo, dizem que desapareceram mais de 3 milhões de processos. Em que consiste esse desaparecimento?!
Dizem que este "apagão no citius" pode levar a prescrições adicionais. Isto não se resolveria com o tal normativo no sentido de suspender os prazos?!
É verdade que os "errar é humano, e que só os Homens de bem os reconhecem". Mas de adianta o assumir do erro, se NADA se fizer pró e eliminar ou, ao menos, diminuir o seu impacto?!?!
ProfAnónima