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sábado, 20 de setembro de 2014

(42)EDUCAÇÃO: (ALGUMAS) CONCLUSÕES DO RELATÓRIO DA CNE!(escolas manipulam notas)

[TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(20/9)] [O ÚLTIMO RELATÓRIO ELABORADO PELA CNE (comissão liderada pelo ex-ministro da educação, david justino) VEM ALERTAR PRÓS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO NO MOMENTO ACTUAL, PROPONDO(aos alunos, pais, autarquias e governo)ALGUMAS MEDIDAS DE OS COMBATER/MINIMIZAR.RECORDAMOS QUE A RETENÇÃO/CHUMBO DE UM ALUNO CUSTA MAIS DE 4 MIL EUROS AO ERÁRIO PÚBLICO! PELO MEIO, FEZ AINDA ALERTAS PRA ALGUMAS SITUAÇÕES QUE, A VERIFICAREM-SE, PODERÃO CONFIGURAR CRIME! ProfAnónima] «CNE Maioria das escolas manipula as notas dos alunos O alerta foi dado pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e deixa bem clara a tendência de “uma maioria considerável das escolas” de manipular e alterar a nota de alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes, lê-se no Jornal de Notícias (JN). O relatório ‘Estado da Educação 2013’ traz à baila uma tendência que há muitos anos parecia adormecida. Segundo o Conselho Nacional da Educação (CNE) “uma maioria considerável das escolas” manipula e altera a nota dos alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes. [Leia também: Rede pública perdeu mais de metade das escolas numa década Educação: Despesas desceram em todos os setores, propinas subiram] “Há escolas que sistematicamente inflacionam as classificações dos seus alunos, especialmente no Ensino Secundário, enquanto outras, por excesso de exigência, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação muito inferior a que os alunos merecem”, lê-se no relatório. Quantas e quais escolas recorrem a esta prática, não se sabe, mas o CNE alerta que esta manipulação acontece por diversos fatores. Um deles, destaca a publicação, diz respeito às notas em exames nacionais que dão acesso ao Ensino Superior e que, sem qualquer inflação, não chegariam para concorrer à faculdade. Mas o oposto também ocorre: algumas escolas, em especial as privadas e “por excesso de exigência”, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação interna inferior ao que os alunos merecem. A retenção de alunos foi ainda destacada no relatório e o CNE alerta para o facto de as escolas estarem a adotar “prática de seletividade visando assegurar uma maior proporção de aprovações em exame”, evitando levar às provas finais aqueles que não estarão capazes de garantir bons resultados. "O problema não seria grave se esta prática não tivesse consequências diretas. No caso do ensino secundário, essa classificação poderá ditar a entrada ou a exclusão em alguns cursos do ensino superior. Coloca-se portanto uma questão de justiça. Seria aconselhável que o MEC tentasse identificar estes casos e agisse em conformidade", recomenda o presidente do CNE, David Justino.» (ENVIADO POR:A.M.) NB:NOS COMENTÁRIOS *PODERÁ LER MAIS DADOS SOBRE O REFERIDO RELATÓRIO, QUE DEVE SER APRESENTADO PUBLICAMENTE NA PRÓXIMA 2ª FEIRA!

11 comentários:

  1. INFORMAÇÃO EXTRA: FESTAS DE S. MIGUEL/2014


    Começam hoje as festas de S.Miguel e vão prolongar-se até dia 29!

    Saiba o Programa Oficial nos postes 34 e 41!

    ProfAnónuima

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    1. EM DESTAQUE:RETIRADO DO TEXTO DO POST:

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    2. 1-«O relatório ‘Estado da Educação 2013’ traz à baila uma tendência que há muitos anos parecia adormecida. Segundo o Conselho Nacional da Educação (CNE) “uma maioria considerável das escolas” manipula e altera a nota dos alunos, por vezes sem o conhecimento ou consentimento destes.»

      2-«“Há escolas que sistematicamente inflacionam as classificações dos seus alunos, especialmente no Ensino Secundário, enquanto outras, por excesso de exigência, prejudicam os seus alunos por atribuírem uma classificação muito inferior a que os alunos merecem”, lê-se no relatório.»

      3-«Quantas e quais escolas recorrem a esta prática, não se sabe, mas o CNE alerta que esta manipulação acontece por diversos fatores. »

      4-«No caso do ensino secundário, essa classificação poderá ditar a entrada ou a exclusão em alguns cursos do ensino superior. Coloca-se portanto uma questão de justiça. »

      5-«Quantas e quais escolas recorrem a esta prática, não se sabe, mas o CNE alerta que esta manipulação acontece por diversos fatores. (...) Seria aconselhável que o MEC tentasse identificar estes casos e agisse em conformidade.»

      ProfAnónima

      NB:JÁ EXISTEM REACÇÕES A ESTE RELATÓRIO, NOMEADAMENTE A "ESTA ACUSAÇÃO" EM CONCRETO, DENUNCIADA HOJE PELO JORNAL DE NOTÍCIAS/JN!(ver no "Poste Zero")

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  2. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(20/9)]

    EDUCAÇÃO:(ALGUMAS) CONCLUSÕES DO RELATÓRIO DA CNE!(continuamos a ter elevadas taxas de abandono e insucesso escolar)

    «Taxas de retenções “elevadas” continuam a preocupar CNE

    (MARIA JOÃO LOPES 20/09/2014 - 00:01)

    De acordo com o relatório, “um dos aspectos preocupantes prende-se com a forma como algumas escolas tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame”.

    O ensino básico apresenta “sinais preocupantes” de “decréscimo da taxa real de escolarização”, sobretudo no 2.º e 3.º ciclos e nos últimos dois anos. Para o Conselho Nacional de Educação (CNE), tal pode explicar-se pelo aumento da retenção escolar nos últimos dois anos, “invertendo a tendência identificada desde a década de 90”.

    De acordo com o relatório Estado da Educação 2013, “um dos aspectos preocupantes prende-se com a forma como algumas escolas tendem a aumentar a retenção dos alunos de forma a não fazer baixar as médias das classificações de exame”.

    Nos últimos dois anos, a taxa real de escolarização desceu, no 2.º ciclo, de 95,4% em 2010/2011 para 91,9% em 2012/2013. No 3.º ciclo baixou de 92,1% para 87,5%.

    Para o CNE, as “elevadas” taxas de retenção nestes dois ciclos “não têm uma explicação evidente, mas uma das hipóteses que se colocam é o efeito de indução da avaliação externa sobre a avaliação interna, levando a que se desenvolvam práticas de selectividade visando assegurar uma maior proporção de aprovações em exame”.

    Mas este “problema do elevado número de retenções no sistema de ensino português tem uma dimensão educativa e social bem mais vasta”. Para além de “constituir um indicador da ineficiência educativa, a elevada percentagem de alunos com retenções acumuladas sugere a existência de uma cultura de retenção que legitima socialmente essa ineficiência”. No relatório, defende-se que não se trata “de uma responsabilidade exclusiva de quem reprova, mas da forma como resignadamente se aceita na sociedade a ‘inevitabilidade’ de uma parte significativa dos alunos ter de passar pela experiência de pelo menos um ano de retenção”. É um problema “antigo” que, mesmo conhecendo “um assinalável decréscimo ao longo dos últimos 20 anos”, continua “a ter um efeito nefasto sobre os trajectos escolares e sobre a missão fundamental da escola”.

    Um problema ainda “mais grave” quando “os trajectos de insucesso se iniciam cada vez mais cedo, logo a partir do 1.º ciclo”, sendo que “na sua maioria se saldam em mais do que uma retenção ao longo do percurso escolar”. Não sendo único na Europa, o caso português “é aquele que apresenta os piores indicadores”.

    A este propósito, o relatório recupera a conclusão do último relatório da Eurydice, de 2011, no qual já se considerava que em países Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal, “predomina ainda a ideia de que repetir um ano é benéfico para a aprendizagem dos alunos”. Um ponto de vista “corroborado” por professores e pais. Considerava-se, nesse relatório, que não basta alterar a legislação, mais do que isso importava “questionar determinados pressupostos e convicções”.

    O CNE faz, porém, questão de ressalvar que não defende “a eliminação administrativa da retenção ou que se facilitem as transições com vista a cumprir metas estatísticas”. Trata-se, antes, de “promover culturas de sucesso e mobilizar a sociedade, as famílias e as escolas” para que contribuam para uma maior e melhor escolarização das gerações.

    No relatório, pode ainda ler-se que "os resultados das provas finais nacionais de 2013 dos três ciclos do ensino básico revelam uma significativa percentagem de classificações que se situam nos níveis 1 e 2 (0 a 49%)": "Estes valores poderão ser preditores de insucesso em ciclos subsequentes e os alunos envolvidos merecem atenção e acompanhamento redobrados das escolas e dos professores.”

    (ENVIADO:A.M.)

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    1. ESTE COMENTÁRIO FOI TRANSFORMADO NO POST 43, MAS PODE SER LIDO NO "POSTE ZERO":

      «20 de Setembro de 2014 às 17:52

      [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(20/9)]

      EDUCAÇÃO:(ALGUMAS) CONCLUSÕES DO RELATÓRIO DA CNE!(continuamos a ter elevadas taxas de abandono e insucesso escolar)

      «Taxas de retenções “elevadas” continuam a preocupar CNE

      (MARIA JOÃO LOPES 20/09/2014 - 00:01)

      ProfAnónima

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  3. A M/INTERPRETAÇÃO DO TITULO DESTA NOTÍCIA: "ESCOLAS MANIPULAM AS NOTAS"

    M/Caros Bloguistas!

    Devo dizer que li , logo de manhã, esta notícia no JN (papel), na Padaria Delicia, e fiquei com a ideia que a manipulação lá referida, dizia respeito tão-somente às "NOTAS INTERNAS" (as notas atribuidas pelos professores) e não às notas dos exames nacionais!(até pq estas são lançadas numa plataforma informática).

    Na sequência do texto deste post do "Notícias Ao Minuto" (que diz basear-se no jn), fui novamente consultar o JN (pág.2 e 3), e voltei a ficar com a mesma ideia com que tinha ficado após a 1ª leitura.

    Assim, das duas uma: o Notícias ao minuto, consultou outros documentos (além do jn) OU então errou quando afirma que "as notas dos exa,es nacionais são alteradas pelas escolas!"

    (...)

    ATÉ BREVE!(se...)

    Profª Assunção Monteiro

    NB:PROCUREI FAZER ESTE "ALERTA" PELAS 18 HORAS, MAS O PC ESTAVA MUITO LENTO!

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  4. ???

    «A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/09/educacao-algumas-conclusoes-do.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

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  5. DUAS INFORMAÇÕES EXTRAS:

    1ª)Aguardamos pelas vossas sugestões sobre as Figuras relativas à 3ª semana de Setembro!(post 15)

    2ª)Acabamos de divulgar mais órgãos da CS onde Tarouca é Notícia!(post 21)

    ProfAnónima

    NB:NOS POSTES 34 e 41 PODERÁ VER O PROGRAMA OFICIAL DOS FESTEJOS A S.MIGUEL/2014!

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    1. INFORMAÇÃO:

      Acabamos de divulgar a listagem das Figuras TAROUCAndo relativas à 3ª semana de Set/14: agradecemos que dê uma olhadela e nos diga da sua justiça!:)

      ProfAnónima

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  6. INFORMAÇÃO:

    E depois de lermos o JN de hoje surgiram-nos MUITAS dúvidas sobre a veracidade da totalidade da informação nele contida. Mas vamos deixar estar tudo direitinho, até porque estava previsto uma apresentação pública já amanhã!

    ProfAnónima

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  7. OUTRA INFORMAÇÃO:

    Cada ficamos mais convencido que as conclusões em torno da questão da alegada "inflação de notas", não está muito bem "relatada" no texto do post (trazido do "notícias ao minuto"), mas o certo é que ainda não vimos outra fonte que o desminta! Aguardemos.

    ProfAnónima

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