Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

(16)O PORQUÊ DOS PROJECTOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS!(artigo de opinião)

[TRAZIDO DO FB:TRAZIDO DO FB DO Dr DOMINGOS (31/7)] [É SABIDO QUE O Dr DOMINGOS NASCIMENTO, EX-PRESIDENTE DOS BOMBEIROS E ACTUALMENTE O PRESIDENTE DA AM, FOI SEMPRE UM DOS MAIORES ENTUSIASTAS DE CRIAR OS PROJECTOS SOCIAIS DOS BOMBEIROS, ONDE ESTÁ INCLUIDA A "CRECHE CAMARÁRIA". NESTE SEU PEQUENO TEXTO, QUE PUBLICOU NO FACEBOOK A 31 DE JULHO, EXPLICA-NOS O MOTIVO! ProfAnónima] «DN DomingosNascimento (31/7) Um sonho que se esfuma Pelo tratamento desigual Pelo sectarismo institucional ? Os Bombeiros são na sociedade a atividade mais confiável. São a referência maior da solidariedade humana. Não há maior solidariedade do que quando um ser humano salva a vida de outros , pondo em risco a sua própria. A sociedade deve criar uma base de condições para o exercício livre e continuado de tão grandes gestos de cidadania , que a toda a hora, os Bombeiros de Portugal praticam. Em Tarouca construiu-se uma base de apoio ao voluntariado, criando-se uma instituição para a concretização de projectos sociais para os nossos Bombeiros e que também ajudassem toda a sociedade. A ideia de uma Creche no âmbito dos projectos sociais dos Bombeiros, serve o propósito de fomentar o voluntariado para os jovens Bombeiros e abrir as portas desta Nobre Instituição à nossa comunidade Tarouquense e freguesias de concelhos limítrofes . A segurança social tudo fez desde o início para impedir a concretização deste sonho. Há muito sectarismo institucional neste processo. Não é só aos pais que atualmente lá tem os seus filhos que a segurança social nega o devido apoio , é também ao futuro e à livre vontade de associação e organização dos cidadãos. E, é também um aperto fatal a uma visão de organização de projectos sociais no universo dos Bombeiros Voluntários em Portugal. Tenho uma profunda paixão e admiração pela nobre função que é exercida pelos Bombeiros em Portugal . Acredito numa nova forma de gestão de respostas sociais. O cidadão Domingos Nascimento»

1 comentário:

  1. Dr Domingo:

    Como certamente já se apercebeu, neste momento, NÃO tenho uma opinião formada sobre a "guerrinhas das creches", pois faltam-me MUITOS elementos pra puder fazer uma avaliação minimamente fundamentada.

    Contudo, como cidadã, gostava de lhe perguntar o seguinte:

    -como (se) explica que esta creche tenha merecido o parecer favorável de TODOS os elementos da Associação dos Municipios do Douro Sul, que a classificou como "um equipamento prioritário" (pelo que conseguiu que a ue a comparticipasse em 70%), e, passados 3 anos, TUDO tenha mudado?!

    Desde já agradecia que me esclarecesse esta questão, pois ESTA obra NÃO passou exclusivamente pelas mãos dos n/Deputados Municipais que também a aprovaram por unanimidade.

    Cump.

    Profª. Assunção Monteiro

    NB:LI MUITO RECENTEMENTE, EM DIVERSOS ÓRGÃOS DA CS, QUE ANDAVAM A COLOCAR FIBRA ÓPTICA NUMA ESCOLA QUE ESTAVA NA LISTA DAS QUE IAM FECHAR EM SETEMBRO, DAÍ A M/PERGUNTA: PRECISO SABER SE DEVO OU NÃO LEVAR A SÉRIO AS AVALIÇÕES DOS N/POLITICOS LOCAIS, REGIONAIS E NACIONAIS, PASSADOS E PRESENTES.

    ResponderEliminar