terça-feira, 12 de agosto de 2014
(26)DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE!(em números...)
[TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN(118)]
[CAROS BLOGUISTAS! OS DADOS DIVULGADOS, ONTEM, PELO INE, NÃO DEIXAM DÚVIDAS: SOMOS UM PAÍS ENVELHECIDO DEVIDO À BAIXA NATALIDADE (a mais prquena dos 28 países da UE, pelo urgem, de facto, incentivos directos e indirecto) E À FORTE EMIGRAÇÃO!BOM, MAS PQ HOJE O DIA É DELES, A CMT OFERECE ENTRADA GRÁTIS NA PISCINAS MUNICIPAIS (vide post 25)!ProfAnónima]
«DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Portugal perdeu quase meio milhão de jovens numa década
(por Patrícia Jesus)
O número de jovens entre os 15 e os 29 anos reduziu-se em quase meio milhão em Portugal, na última década. Entre 2001 e 2011, a população jovem diminuiu em 302 dos 308 municípios portugueses.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE) e mostram que, apesar da população ter aumentado de forma ligeira (cerca de 2%) entre 2001 e 2011, o número de jovens sofreu uma redução bastante significativa: o decréscimo foi de -21,4%.
A queda reflete "a redução continuada do número de nascimentos verificada em Portugal", mas também a emigração da população mais jovem. Em 2012 estima-se que 26 mil tenham emigrado de foma permanente (50% do total) e 27 de forma temporária (39%).
A diminuição do número de jovens foi mais expressiva no interior do País, com alguns municípios a sofrerem perdas superiores a 40%.
Apenas seis viram a população jovem entre os 15 e os 29 anos aumentar, destacando-se o município de Santa Cruz na Região Autónoma da Madeira com um crescimento de 13,9%. Os outros foram Montijo, Albufeira, Mafra, Ribeira Grande, nos Açores, e Lagos.
O INE divulga estes dados por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se celebra amanhã, terça-feira. Na caracterização da população jovem em Portugal o INE destaca que, "apesar do aumento do nível de ensino e das qualificações, a situação económica dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho (em que a taxa de desemprego jovem é quase o dobro da taxa de desemprego total)" que "estas dificuldades condicionam e adiam a decisão dos jovens em constituir família e sair de casa dos pais."»
(ENVIADO POR: PA/DI)
NB:PODERÁ SABER MAIS, NUM OUTRO TEXTO DO "JORNAL PÚBLICO", AQUI DIVULGADO NO "POST ZERO" DE AGOSTO!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário