Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

(7)SOBRE O ENCERRAMENTO DA CRECHE DE TAROUCA Nº2!

[TRAZIDO DOS DIVERSOS DE AGOSTO/14 (post 1)] [PRETENDEMOS COM ESTE POST COLOCAR AQUI ALGUNS ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE (o encerramento d)A "CRECHE CAMARÁRIA", MAS TAMBÉM FAZER UM PONTO DE SITUAÇÃO, JÁ QUE OS PAIS E AVÓS DAS CRIANÇAS FORAM ATÉ VISEU ENTREGAR UM ABAIXO-ASSINADO AO Sr DIRECTOR DA SEG. SOCIAL DE VISEU! ProfAnónima] «SOBRE O ENCERRAMENTO DA CRECHE Nº2! Devido ao anunciado encerramento da "Creche Camarária (que havia sido por todos prometida aos bombeiros), os familiares das crianças encetaram um conjuntos de protestos. E, como já seria de esperar, uns concordam outros não:é a Democracia a funcionar!:) Um dos apoiantes tem sido o Ex-Presidente dos Bombeiros, Dr Domingos, que através da sua pág. no Facebook não pára de tentar sensibilizar os responsáveis prá importância em manter aquele equipamento social e em apoiar as formas de luta dos familiares das crianças, por considera-las justas e pacificas. Aqui deixo um dos MUITOS textos de apoio que o Dr Domingos tem escrito: «DN DomingosNascimento (31/7) A defesa de causas justas deve sempre merecer de nós respeito e compreensão . O direito à manifestação é inalienável e constitui um mecanismo de fazer sentir indignação ou vontade. A cidadania e a coesão social constroem-se muito pela ação, livre, responsável e justa. DN» (ENVIADO POR: A. MONTEIRO)» NB:NOS COMENTÁRIOS DESTE POST VAMOS COLOCAR OUTROS TEXTOS RELATIVOS AO MESMO ASSUNTO:UNS QUE APOIAM E OUTROS QUE NÃO, POIS O LEMA DO TAROUCAndo É: «UM BLG MUITO SINGULAR....MAS MUITO PLURAL TAMBÉM!»ProfAnónima

11 comentários:

  1. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO Dr DOMINGOS NASCIMENTO(23/7]

    SEGUE-SE UM TEXTO ONDE FICA BEM PATENTE A POSICÃO DO DR DOMINGOS NASCIMENTO, EX-PRESIDENTE DOS BOMBEIROS DE TAROUCA E ACTUALMENTE PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA:

    «DN DomingosNascimento

    Tratamentos desiguais

    As crianças deverão ter direitos iguais independentemente da instituição que frequentam.

    Há duas excelentes Creches em Tarouca que permitem uma resposta bastante aceitável para as necessidades do concelho e freguesias de outros concelhos limítrofes.

    A Segurança Social não garante a devida equidade entre as Instituições, ao indeferir a realização de protocolo de cooperação com a Instituição Projectos Sociais nos Bombeiros, que é reconhecida pelo Estado como IPSS( Instituição de solidariedade Social) .

    As crianças se mudarem de Creche já terão o apoio da Segurança Social.

    Liberdade de escolha, sem se aumentar a despesa, é um direito.

    O cidadão
    Domingos Nascimento»

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO POST 60 DE JULHO/2014]

    SEGUE-SE A POSIÇÃO DO MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO CIVICA DE TAROUCA/MOVIMENTO LILÁS:

    «MOVIMENTO DE INTERVENÇÃO CÍVICA DE TAROUCA/MOVIMENTO LILÁS (29 de Julho de 2014 às 15:15)»

    Caros Tarouquenses

    Um Movimento desta natureza, tem a sua acção centrada nas PESSOAS, embora não feche os olhos a outros aspectos da vida. Assim, a questão da "Creche Camarária", como já o havíamos dito, pra nós, é um "Não Problema", porquanto:

    1º)Sabemos que as famílias estão satisfeitas com os serviços prestados pelas duas creches actualmente existentes.

    Se assim não fosse, tomaríamos uma posição de denúncia junto das entidades responsáveis, através de uma carta aberta ou outra.

    2º)Não temos conhecimento que alguma mãe/avó, tenha tido necessidade em deixar o seu trabalho (ou recusar uma oportunidade de emprego), devido à falta de de vaga nas creches existentes ou devido ás mensalidades de algumas das creches serem muito elevadas.

    Se assim fosse, denunciariamos a situação e passaríamos a participar nas acções de protesto, levadas acabo pelas famílias, contra o encerramento da Creche Camarária.

    ###

    OUTROS ASPECTOS:

    #Mas porque estamos a viver a maior crise dos últimos 60/80 anos compreendemos que sejam precisas "atenções redobradas", na gestão dos dinheiros públicos. Acontece é que, até ao momento, NINGUÉM explicou quanto se poupa ao erário público, com o eventual encerramento da Creche Camarária (que agora tem quse 30 crianças e não meia dúzia)

    #Por último, lamentamos a forma como os pais foram informados (20 dias antes) e ainda que no processo de encerramento da referida creche, não tenha havido um protocolo escrito, pra assegurar a "transferência" das criança de uma mais "tranquila" e prevendo mensalidades especiais prós filhos dos Bombeiros Voluntários, como de resto já o tinhamos dito por aí.

    VOTOS PRA QUE TUDO CORRA PELO MELHOR!

    ASSINA: MICdTAROUCA/MOVIMENTO LILÁS»

    ResponderEliminar
  3. INFORMAÇÃO:

    VAMOS CONTINUAR MAIS LOGO POIS AGORA O PC ORA FICA LENTO ORA FICA COM VONTADE PRÓPRIA ORA NOS "COME" OS COMENTÁRIOS AQUI COLOCADOS!

    GRATOS PELA V/COMPREENSÃO!:)

    A MODERADORA PRINCIPAL: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO FB:TRAZIDO DO FB DO Dr DOMINGOS (31/7)]

    SEGUE-SE MAIS UM TEXTO PRODUZIDO PELO Dr DOMINGOS NASCIMENTO, QUE MERECEU VÁRIOS COMENTÁRIOS- AQUI APENAS VAMOS COLOCAR OS QUE DIZEM RESPEITO A FIGURAS PÚBLICAS!

    «DN DomingosNascimento (31/7)

    Um sonho que se esfuma
    Pelo tratamento desigual
    Pelo sectarismo institucional ?

    Os Bombeiros são na sociedade a atividade mais confiável.
    São a referência maior da solidariedade humana.
    Não há maior solidariedade do que quando um ser humano salva a vida de outros , pondo em risco a sua própria.

    A sociedade deve criar uma base de condições para o exercício livre e continuado de tão grandes gestos de cidadania , que a toda a hora, os Bombeiros de Portugal praticam.

    Em Tarouca construiu-se uma base de apoio ao voluntariado, criando-se uma instituição para a concretização de projectos sociais para os nossos Bombeiros e que também ajudassem toda a sociedade.

    A ideia de uma Creche no âmbito dos projectos sociais dos Bombeiros, serve o propósito de fomentar o voluntariado para os jovens Bombeiros e abrir as portas desta Nobre Instituição à nossa comunidade Tarouquense e freguesias de concelhos limítrofes .

    A segurança social tudo fez desde o início para impedir a concretização deste sonho.
    Há muito sectarismo institucional neste processo.

    Não é só aos pais que atualmente lá tem os seus filhos que a segurança social nega o devido apoio , é também ao futuro e à livre vontade de associação e organização dos cidadãos.

    E, é também um aperto fatal a uma visão de organização de projectos sociais no universo dos Bombeiros Voluntários em Portugal.
    Tenho uma profunda paixão e admiração pela nobre função que é exercida pelos Bombeiros em Portugal .

    Acredito numa nova forma de gestão de respostas sociais.

    O cidadão
    Domingos Nascimento»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dr CARLOS TEIXEIRA COMENTOU ASSIM:

      «Boa noite Domingos.

      Acho que nao será correto confundirmos o que são os Bombeiros em que concordo com tudo aquilo que dizes, com um projecto de uma creche mal elaborado desde o seu inicio. Foi um projecto que chamo "morto 'a nascença" pela sua inviabilidade económica. Nao vamos acusar a segurança social que sempre teve uma postura correcta, e que sempre defendeu que já existia uma creche no Concelho que servia as necessidades existentes para alguns anos e que sempre apoiou desde inicio. Nao tem que ser os fundos estatais sendo através do Estado ou da Autarquia a suportar projectos mal elaborados e inviáveis economicamente. Sempre o defendi e poderá ser consultado nas actas das diversas Assembleias Municipais. No entanto, as creches estão abertas 'a iniciativa privada e qualquer entidade poderá avançar para uma solução destas, entendo que nao devera ser uma Autarquia e na situação económica da de Tarouca a continuar a suportar custos megalómanos de uma creche, ainda por cima que nao existe a necessidade para a sua população da sua existência. E' o que sempre defendi e defendo. Dou os parabéns ao actual executivo pela coragem do seu encerramento. Um abraco. (1/8 às 0:22) ·

      ###

      Dr DOMINGOS NASCIMENTO RESPONDEU ASSIM:

      «Carlos, boa noite. Nem sei bem o que te responder. E não é por falta de argumentos ! Muito Obrigado por expressares aqui a tua posição. Abraço. DN» (1/8 às 0:28 )

      Eliminar
    2. Sr LUCILIO TEIXEIRA COMENTOU ASSIM:

      «Sinto muita vontade em responder com a clareza dos números e do sentido de responsabilidade que nos deve merecer os recursos públicos. É que o principal factor de discórdia tem a ver com os números e não com o respeito que as crianças por si só nos merecem. E assim provavelmente irei tecer considerações mais consistentes com os interesses de todos e não apenas duns tantos que querem brilhar com aquilo que os outros produzem e sustentam.. Para já mais não digo pois ainda acredito em valores e as ninhas relações com as pessoas passam muito em particular por esses deveres de cidadania. Em certas alturas os silêncios são o sentido mais nato desses deveres (Ontem às 17:11)

      Eliminar
    3. PELO MEIO MUITOS OUTROS COMENTÁRIOS SE SEGUIRAM E NO FINAL O AUTOR DO TEXTO TERMINA DIZENDO:

      «As minhas felicitações a todos os que aqui deixam a sua opinião. Isto é cidadania ativa e certamente solidaria. Tarouca está a viver um tempo novo onde é possível abertamente todos manifestarem a sua posição. A democracia constrói-se com a participação de todos os cidadãos, mesmo todos, independente das funções que ocupam. Um obrigado sincero DN (Ontem às 17:25)»

      Eliminar
  5. [TRAZIDO DO FB DO Dr DOMINGOS NASCIMENTO (4/8)]

    HOJE, BEM CEDO, LÁ FORAM OS PAIS E AVÓS DA "CRECHE CAMARÁRIA" ENTREGAR O ABAIXO ASSINADO AO Sr DIRECTOR DA SEGURANÇA SOCIAL DE VISEU. O "CIDADÃO DOMINGOS" NÃO OS PODE ACOMPANHAR (COMO ERA SEU GOSTO),POIS ESTÁ A GOZAR UMAS CURTAS FÉRIAS COM A FAMÍLIA, MAS NÃO QUIS DEIXAR DE MARCAR "PRESENÇA", E FÊ-LO DESTA FORMA:

    «DN DomingosNascimento (há 18 horas)

    Uma causa justa é um propósito coletivo que faz bem a muitos e não prejudica ninguém .

    Com o apoio da segurança Social à Creche Cantinho Encantado estará a fazer-se bem a muitas crianças e não se acrescentará despesa.

    Não estamos a falar de um equipamento qualquer, é de bebés e crianças de tenra idade que se trata.

    Quando alguém falar deste assunto peço-lhes que pensem no que desejariam para os seus filhos ou netos. Um só espaço com muitas centenas de crianças, onde certamente lhe são prestados serviços de excelência, ou dois espaços de altíssima qualidade e ambos com serviços de excelência ?

    Tarouca tem felizmente estes dois espaços de excelência, então que da Segurança Social venha uma resposta positiva. Não fica mais caro à segurança Social. Os nossos impostos não serão desperdiçados.

    Vamos todos empenhar-nos para que cada vez mais bebés e crianças frequentem Creche e que consigamos rentabilizar cada vez mais estes dois equipamentos sociais.
    Que bom seria que quase 100% das crianças tivessem essa possibilidade. Atualmente são cerca de 150 no concelho de Tarouca com idade até aos três anos, mas só cerca de 60 frequentam Creche.
    Mas já foram bem mais ( aproximadamente 250) e só frequentavam no máximo 30. Isto antes da Creche Cantinho encantado ter nascido.
    já valeu a pena.

    Hoje, vários cidadãos vão estar em Viseu procurando sensibilizar os responsáveis pela Segurança Social para a necessidade da realização de protocolo de cooperação com vista ao apoio das crianças que frequentam a Creche Cantinho encantado em Tarouca .
    Felicito-os pela iniciativa e pela participação ativa na defesa desta causa justa.
    Não estarei fisicamente em Viseu, mas certamente sentireis o meu apoio.
    obrigado pelo esforço que estais a fazer. A cidadania também se exerce pela intervenção em causas justas.
    O cidadão
    Domingos Nascimento.»

    NB:A ESTE TEXTO, ATÉ AO MOMENTO, AINDA NÃO SURGIRAM REACÇÕES DE FIGURAS PÚBLICAS E/OU REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES!

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO FB; CONTA DO "JUNTOS PELA CRECHE"]

    O DEPUTADO MUNICIPAL DO PS, LUÍS PEREIRA, DISSE (31/7):

    «Luis Pereira partilhou o vídeo de Juntos pela Creche - "O Cantinho Encantado" - Tarouca. (31/7)

    "Dar vida a Tarouca..." Foi o que nos prometeram...

    A seguir, virão as finanças, o encerramento do Centro de Saúde aos fim-de-semana, ....

    "Tarouca tem Vida"... (Pena que a campanha e o tempo de eleições tenha acabado!).

    Aqui fica o vídeo da nossa manifestação que foi passado pela TVI no Jornal da Uma de 24 de Julho...»

    ###

    DEPUTADO MUNICIPAL DO PSD RESPONDEU(1/8):

    «Luís, como qualquer tarouquense, tenho pena que seja o que for que exista em Tarouca possa vir a fechar, mas a questão aqui é outra, é perceber-se quem são os verdadeiros responsáveis por se ter chegado a esta situação. Como em muitas outras coisas, colocou-se o "carro à frente dos bois" e avançou-se para uma nova creche sem acautelar o seu futuro, sem o acordo com a Segurança Social.... Entendo a preocupação dos pais das crianças que estão na creche, já me custa mais a entender a posição de determinadas pessoas com responsabilidades políticas no passado e no presente. Este é um caso demasiado sensível para entrar na disputa política.... Tudo tem o seu tempo.... (1/8 às 16:31)»·

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO:

    VAMOS MANTER "ACTIVO/ACTUALIZADO" O POST 60 DE JULHO/2015, POIS È PRA ESSE POST QUE OS BLOGUISTAS CONTINUAM A ENVIAR/PROCURAR (NOVAS E VELHAS) OPINIÕES!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo!

    ResponderEliminar