Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

(30)RUBRICA: ACTUALIDADE POLITICA!(e não só...)

ACTUALIDADE POLITICA!(e não só...)] Caros Bloguistas! Serve a presente rubrica pra fazer um resumo dos assuntos que marcam a actualidade politica (e não só) ao nível local, regional e nacional! I-AO NÍVEL NACIONAL: ASSUNTOS EM DESTAQUE! 1-Amanhã (hoje), todo mundo vai estar de olhos posto na decisão do TRIBUNAL CONSTITUCIONAL sobre os "novos" cortes nos vencimentos (repondo os que vigoraram em 2011) e a aplicação da NOVA taxa nas pensões, a CS (contribuição de sustentabilidade. 2-Amanhã, ainda vai haver muita atenção à divulgação, pelo INE, dos dados económicos relativos ao 2º trimestre (pib, etc). Os dados relativos ao desemprego já foram divulgados e verificou-se que há uma tendência de descida:neste momento, a taxa já está abaixo dos 14%. 3-Bom, mas o que tem marcado fortemente a actualidade nacional é o CASO BES!(e por arrastamento outras empresas como a pt, mas não só...) 4-Igualmente importante tem sido a campanha protagonizada pelos dois candidatos socialistas às PRIMÁRIAS marcadas pra 28 de Setembro! O Dr António Costa já divulgou a sua moção estratégica (ver no post zero)e espera-se que o Dr António Seguro também o faça a qualquer momento. 5-No próximo fim-de-semana as atenções também se vão concentrar no início do CAMPEONATO NACIONAL(onde tudo indica vai ser do sporting...), mas por agora é o campeonato de atletismo que tem merecido as n/atenções (depois da canoagem e do ciclismo). II-AO NÍVEL LOCAL:ASSUNTOS EM DESTAQUE 1- Não há dúvidas que o (des)fecho da "CRECHE CAMARÁRIA"-o cantinho encantado-está a marcar a actualidade tarouquense. Neste momento todos os olhos estão postos na decisão à do tribunal de Lamego à providência cautelar interposta pela "comissão anti-fecho". 2-Além disto, os tarouquenses estão empenhados em receber/conviver com os familiares e amigos que estão emigrados e que, nestas altura do ano, nos visitam. 3-Além disto temos anda a APANHA DA BAGA pelo que este é também um assunto na ordem do dia: se há muita ou não, se é de boa qualidade, quanto pagam, etc. 4-E muitos outros assuntos "correm por aí", mas por agora vamos-nos ficar por aqui! Aquele Abraço! Profanónima NB: Ao Nível Internacional, queremos destacar a forma como a comunidade internacional se tem "aliado" pra combater o vírus da ÉBOLA e ainda o JOGO DA PAZ, que o Papa Francisco está a organizar com velhas glórias de todas as Religiões!(este Homem não pára....)

14 comentários:

  1. ESCLARECIMENTO:

    O texto deste post foi escrito ontem, dia 13/8!

    Votos de boa leitura e faça o favor de dar a sua opinião sobre estes ou outros assuntos!

    Profanónima

    NB:NO POST 6 DE AGOSTO, JÁ PODERÁ VER ALGUMAS DAS ACTIVIDADES PREVISTA PRÓ PRÓXIMO FDS!

    ResponderEliminar
  2. A NÍVEL NACIONAL AINDA DEVE PODE SER DESTACADO AS RENTRÉES:

    1- Amanhã é a rentrée do PSD na tradicional festa do Pontal-Algarve;

    2-Na 1ª semana de setembro segue-se a rentrée da CDU, aquando da tradicional Festa do Avante;

    3-De 11 a 14 de Setembro é a vez do CDS, num Hotel de Peniche e promete novidades!(*)

    ProfAnónima

    (*)«(...) Esta ‘escola de quadros’ está marcada para 11 a 14 de setembro, num hotel de Peniche. O facto de o partido estar a celebrar a sua quarta década de existência terá também motivado esta aposta na formação dos quadros mais jovens do partido.» (saiba mais nos diversos:post 1)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. AO NÍVEL "REGIONAL" TAMBÉM MERECE DESTAQUE:

    1-Depois do PSD ter eleito, em Julho, o Presidente da Distrital (voltou a eleger o anterior presidente), em Setembro vamos ter eleições no PS e no CDS, tanto prás Concelhias como prás Distritais.

    1.1-Neste momento já se sabe que existem 2 candidatos à Distrital do PS (acácio pinto e miguel ginestal) e ainda não se sabe se o Dr Amaro vai ter adversário na corrida à Concelhia de Tarouca!

    1.2-Quanto ao CDS é expectável que só apareça uma lista à Concelhia liderada pela Drª Arlete(?) e ainda está tudo em aberto prá Distrital. Mas é pouco provável que um "novo" candidato consiga o lugar ocupado, há muitos anos, pelo Deputado Helder Amaral, pois este colhe a simpatia da grande maioria das concelhias!

    2-Relativamente às outras forças politicas nada sabemos.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA AO PONTO 1.1: CANDIDATOS À DISTRITAL

      Os dois candidatos socialistas à distrital de Viseu são: o deputado Acácio Pinto e António Borges, ex-presidente da Câmara Municipal de Resende, sendo que o primeiro conta com o apoio do Dr Junqueiro e o segundo conta com apoio do Dr Giestal!(assim +é que é.)

      ProfAnónima

      NB:NESTE MOMENTO AINDA NINGUÉM SABE QUEM VAI CONCORRER À CONCELHIA DE TAROUCA, NEM TÃO POUCO QUAL DOS CANDIDATOS É APOIADO PELA ACTUAL CONCELHIA!

      Eliminar
    2. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

      No "Post Zero" de agosto já pode o texto que contém a rentrée de todas as forças politicas , ou então agurde mais um pouco pois vamos fazer um post com ele!(ver nos 40 e tal)

      ProfAnónima

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO ADICIONAL: DECISÃO DO TC

    Hoje, pelas 19:15h o TC pronunciou-se sobre os diplomas referidos no texto do post. Os resultados finais foram:

    1-APROVARAM POR MAIORIA os cortes nos vencimentos que entraram em vigor em 2010, pra este ano e pra 2015,

    2-REPROVARAM POR UNANIMIDADE A CS, isto é, a nova taxa que iria incidir sobre as pensões no próximo ano (pra substituir a CES: Contribuição Extraordinária de Solidariedade).

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA?!

      Segundo o CM de hoje a reprovação da introdução da CS, mereceu 3 votos favoráveis.

      Confirmem pf!

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. INFORMAÇÃO: EFEITOS DA PROVIDÊNCIA CAUTELAR SOBRE A "CRECHE CAMARÁRIA"

    Neste momento, já se sabe que o Tribunal de Lamego aceitou a providência cautelar (não a recusou, por ver motivos passiveis de serem ponderados), pelo que o fecho decretado pra 31 de Julho fica sem efeito.

    E AGORA?!

    1º)A Câmara deverá alegar o que tiver por conveniente, dentro do prazo dado pelo Tribunal, pra depois ser emitido a DECISÃO FINAL.

    2º)A Creche deverá abrir, normalmente, na próxima 2ª Feira, até surgir a decisão final.

    ProfAnónima

    NB:INFORMAÇÃO RECOLHIDA JUNTO DE UMA FONTE MUITO CREDÍVEL.

    ResponderEliminar
  8. INFORMAÇÃO EXTRA: PESCA DESPORTIVA

    No passado dia 18 de Julho, chegou o despacho do ICNF (nº23317/2014), que autoriza a Associação de Caçadores de Tarouca a explorarem, por um prazo de 10 anos, o troço do rio que vai desde a Ponte das Tábuas até à azenha da Roupica.

    No ponto 2 do referido edital (*), pode ler-se que poderá haver cancelamento do alvará no caso de incumprimento ou por questões de utilidade pública.

    Recordamos que a forma como a ACT conduziu todo o processo, deixou os Órgãos Autárquicos "desagradados" pois foram apanhados de surpresa e, como é do dominio público, existem planos para aquela zona.

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (*)O EDITAL PODERÁ SER LIDO NO PLACARD DA PASTELARIA DELICIA-TAROUCA!

      Eliminar
  9. OUTRA INFORMAÇÃO: INDICADORES ECONÓMICOS

    Os indicadores economicos divulgados, ontem, pelo INE, deixaram o Ministro da economia satisfeito mas não surpreendido:

    «O ministro da Economia considerou "muito positivos" os dados hoje conhecidos, que demonstram que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre face ao primeiro e 0,8% face a igual período de 2013, números expectáveis para o Governo.» (IN SOL)

    ProfAnónima

    NB:NO POST ZERO PODERÁ LER O TEXTO NA INTEGRA!

    ResponderEliminar
  10. OUTRA INFORMAÇÃO: INDICADORES ECONÓMICOS

    Os indicadores economicos divulgados, ontem, pelo INE, deixaram o Ministro da economia satisfeito mas não surpreendido:

    «O ministro da Economia considerou "muito positivos" os dados hoje conhecidos, que demonstram que a economia portuguesa cresceu 0,6% no segundo trimestre face ao primeiro e 0,8% face a igual período de 2013, números expectáveis para o Governo.» (IN SOL)

    ProfAnónima

    NB:NO POST ZERO PODERÁ LER O TEXTO NA INTEGRA!

    ResponderEliminar