Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

(16) 5 DE OUTUBRO:DIA MUNDIAL DO PROFESSOR!(artigo de opinião)

[TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(5/10)]

««5 de Outubro – Dia Mundial do Professor

(DAVID RODRIGUES 05/10/2014 - 09:52)

No ano de 1994 a UNESCO proclamou o dia 5 de Outubro como o Dia Mundial do Professor e desde esta data este dia é comemorado um pouco por todo o mundo. Em Portugal estas celebrações ficaram sempre na penumbra talvez devido a este dia ser ofuscado com a comemoração da Implantação da República em 1910. Talvez agora – que a Implantação da República deixou de ser feriado nacional – seja possível encontrar espaço para comemorar condignamente este Dia Mundial do Professor.

Faz-nos falta em Portugal esta comemoração. Faz-nos falta, em Portugal relembrar e celebrar a profissão de professor e tornar presente a decisiva importância que os professores têm nesta - já por si decisiva - área social que é a Educação. Celebrar a dignidade e a importância de professor é particularmente relevante nos dias que correm por muitas razões:

(...)

No nosso país esta degradação da imagem social do professor tem sido particularmente evidente e mesmo encorajada por declarações e decisões tomadas por governantes que deveriam ser os maiores defensores da missão e da profissão de ser professor. A restrição de condições para que se possa realizar um trabalho de qualidade, o corte de professores nas escolas, a diminuição drástica de apoios aos alunos com dificuldades, a crescente normatividade do currículo, o encorajamento do modelo de gestão escolar “top – down” dos agrupamentos e das escolas, o empobrecimento das escolas, a desvalorização da formação de professores, são algumas das muitas razões com que quotidianamente somos confrontados e que tendem a ceifar o prestígio, a independência e a qualidade do trabalho do professor.

(...)

Neste 5 de Outubro de 2014 queremos comemorar com toda a sociedade portuguesa o Dia Mundial do Professor. O dia dos professores que, de formas tão diferentes, foram decisivos para dizermos alguns dos “sins” e dos “nãos” que nos fizeram ser as pessoas que somos. O dia dos professores que hoje, em condições difíceis e desgastantes, procuram fazer das crianças e dos jovens deste país os cidadãos daquele país que temos de continuar a sonhar. O dia dos professores que apesar deste presente desencorajador continuam a ser os artesãos do futuro, as pessoas que nunca se conformam com os que os seus alunos são mas sempre os procuram acompanhar para se transcenderem, para serem melhores.»


(ENVIADO POR: Professora Pouco Anónima)

NB:PODERÃO LER O TEXTO NA INTEGRA RECORRENDO AO "POSTE ZERO" DE OUTUBRO/14!

1 comentário:

  1. INFORMAÇÃO: DIA DO PROFESSOR (2014)

    O DIA DO PROFESSOR DE 2014, FOI "COMEMORADO" COM UM MEGA-PROTESTO NA CAPITAL!

    MUITO POSSIVELMENTE ESTE PROTESTO VAI PASSAR DESPERCEBIDO, POIS HOJE TAMBÉM SE ASSINALA O "DIA DA REPÚBLICA", ONDE A POLÉMICA DA EXPOSIÇÃO DOS BUSTOS NA AR, PARECE FALAR MAIS ALTO QUE TODO O RESTO! ENFIM.....

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar