Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

(68)ÚLTIMA HORA:MINISTA DA JUSTIÇA DEMITE 2 INFORMÁTICOS!(o caso dos citius)

[TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS (28/10)]

JUSTIÇA: POR QUE RAZÃO O CITIUS ANDAVA FORA DO SÍTIO?(crime diz ela...)

«Procuradoria investiga sabotagem do Citius por dois informáticos da Polícia Judiciária
(por Filipa Ambrósio de Sousa)
A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da CruzFotografia © TIAGO PETINGA/LUSA

Relatório enviado à Procuradoria-Geral da República levanta suspeitas sobre dois técnicos, não agentes, da PJ.

Esses profissionais estão integrados no Instituto de Gestão Financeira e de Equipamentos da Justiça (IGFEJ) em regime de comissão de serviço de há dois anos para cá, informação confirmada ao DN por fonte da PJ.
São suspeitos do crime de sabotagem informática da plataforma informática dos tribunais Citius, entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro. Dia da entrada em vigor do mapa judiciário.
A investigação está a cargo do diretor do gabinete de Cibercrime, Pedro Verdelho, nomeado para o cargo em 2011. Diz a Procuradoria-Geral da República, em nota enviada ao DN que "atendendo à complexidade processual e à repercussão social da matéria em investigação, nomeou, ao abrigo do nº1 do art.68º do Estatuto do Ministério Público, para assumir a direcção do inquérito o Procurador da República, Pedro Verdelho, levando ainda em consideração os especiais conhecimentos técnicos deste magistrado".

NB/SAIBA MAIS: O DN ACABA DE DIVULGAR QUE A MINISTRA DA JUSTIÇA DEMITIU OS 2 SUSPEITOS!(VER NOS COMENTÁRIOS A ESTE POST)

Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN»











7 comentários:

  1. ÚLTIMA HORA: MINISTRA DA JUSTIÇA DEMITE OS 2 SUSPEITOS PELO CAOS NO CITIUS

    Os dois técnicos superiores da Polícia Judiciária (PJ), que a ministra da Justiça diz serem os responsáveis pelo crash do Citius, já foram afastados

    Ao que o DN apurou, Paula Teixeira da Cruz vai assinar o despacho de não renovação da comissão de serviço que os dois mantinham desde 2012 no Instituto de GestãoFinanceira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ). Os dois elementos - pertencentes aos quadros técnicos superiores da PJ mas não inspetores ligados à investigação - estão a ser alvo de um inquérito pelo gabinete de cibercrime da Procuradoria-Geral da República, liderado por Pedro Verdelho, por "omissão de informação" à tutela relativaemente à plataforma de suporte aos tribunais.»

    (TRAZIDO DO POSTE ZERO)

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL(28/10)]

    CASO CITIUS: DESVENDADO O MISTÉRIO DO CITIUS?!(...)

    «Suspeitos do Citius afastados

    Paula Teixeira da Cruz pediu à Procuradoria-geral da República para investigar o caso

    José Sena Goulão/Lusa

    Suspeitos do Citius afastados

    Os dois suspeitos de sabotagem do Citius, o programa informático que bloqueou no arranque da reforma dos tribunais, foram hoje afastados do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e deverão regressar à Polícia Judiciária, de onde saíram em comissão de serviço.

    O director do Departamento de Arquitectura de Sistemas do IGFEJ e o coordenador deste Departamento para os Tribunais são suspeitos de terem omitido informações importantes durante o processo de adaptação da plataforma à nova organização judiciária.

    Um comportamento denunciado num relatório encomendado pela Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que está a ser alvo de inquérito criminal e também disciplinar. Contudo o director do IGFEJ decidiu mandar já cessar as comissões de serviço destes funcionários, que deverão regressar à Polícia Judiciária.

    A Procuradoria-geral da República está a investigar desde segunda-feira este caso, a pedido da ministra da Justiça que diz haver suspeitas de sabotagem informática, um crime que é punido com pena até dez anos.

    joana.f.costa@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  3. QUEM É O MAGISTRADO PEDRO VERDELHO?(*)

    «JN-Entrevista-Pedro Verdelho-PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO-Combate ao cibercrime já não tem fronteiras
    Autor: Nuno Miguel Maia
    Data: Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2010
    Pág.: 13
    Temática: Entrevista

    ENTREVISTA

    Pedro Verdelho

    PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Combate ao cibercrime já não tem fronteiras

    Magistrado do Ministério Público e actualmente docente no Centro de Estudos Judiciários, Pedro Verdelho, 44 anos, natural de Valpaços, é especialista em crime informático. Ao ponto de ter representado Portugal no comité de peritos sobre criminalidade no ciberespaço do Conselho da Europa entre 1997 e 2000. Foi o resultado desse trabalho que deu origem à designada Lei do Cibercrime, em vigor em Portugal desde Outubro do ano passado, e em cuja redacção esteve envolvido. Em entrevista ao JN, explica que a nova legislação não é exclusiva de crimes praticados na Internet, aplicando-se, também, a todos os ilícitos em que seja possível recolher prova em suportes digitais, incluindo telemóveis. E que, no futuro, a cooperação internacional em crimes relacionados com a Internet vai funcionar em instantes. (...)»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    (*)AO QUE TUDO INDICA É UM "EXEPERT" NA MATÉRIA DA CIBERCRINALIDADE, POR ISSO:AGUARDEMOS!

    ResponderEliminar
  4. E AGORA VAMOS LÁ SABER:

    SERÁ CORRECTO "ENVIAR" 2 PROFISSIONAIS PRÁ PJ, SUSPEITOS DE ACTOS ILICITOS NO TAL INSTITUTO?!

    SIM, NESTE MOMENTO HÁ FORTES SUSPEITAS QUE ESTES 2 SENHORES (por falta de conhecimentos ou falta de carácter), NÃO DESEMPENHARAM BEM AS SUAS FUNÇÕES PRÓ POLITICOS. PORQUE HÁ-DE ALGUÉM PENSAR QUE FARÃO DIFERENTE AO SERVIÇO DOS CIDADÃO?!

    ASSINATURA:???

    NB:DESTA VEZ ESCREVO EM MAIÚSCULAS NÃO POR QUESTÕES DE VISÃO MAS PQ ESTOU DE FACTO INDIGNADA(ponto)

    ResponderEliminar
  5. AS ÚLTIMAS SOBRE O CASO CITIUS:

    1-A PGR emitiu um comunicado a informar que está a decorrer uma investigação pra apurar se "houve ou não uma sabotagem informática".

    2-A Ministra da Justiça recusou-se a falar sobre o assunto (aos jornalistas) alegando "segredo de justiça".

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  6. [TRAZIDO DO POST 63]

    «(Anónimo30 de Outubro de 2014 às 15:15)

    A "SOLUÇÃO" ENCONTRADA PRA ESTES 2 FUNCIONÁRIOS/TÉCNICOS INFORMÁTICOS, É TÃO ABERRANTE COMO COLOCAR O CHEFE DE UM RANCHO FOLCLÓRICO ACUSADO DE PEDOFILAR UM JOVEM DE 15 ANOS, A TOMAR CONTA DA BANDA DE HIP-POP!

    ASSINATURA:???»

    ResponderEliminar