[TRAZIDO DO CMdS: NOVO PALMARES (1/10)]
«Dia Mundial do Idoso
«Dia Mundial do Idoso
O dia primeiro de outubro foi instituído Dia Mundial do Idoso pela Organização Mundial da Saúde em 2003. O objetivo principal é mostrar a situação do idoso na sociedade e gerar a discussão sobre os direitos garantidos à população da terceira idade.
Vamos falar um pouco, sobre os direitos dos IDOSOS.
O Estatuto do Idoso
Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. Veja os principais pontos do estatuto:
Saúde
O idoso tem atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
A distribuição de remédios aos idosos, principalmente os de uso continuado (hipertensão, diabetes etc.), deve ser gratuita, assim como a de próteses e órteses.
Os planos de saúde não podem reajustar as mensalidades de acordo com o critério da idade.
O idoso internado ou em observação em qualquer unidade de saúde tem direito a acompanhante, pelo tempo determinado pelo profissional de saúde que o atende.
Transportes Coletivos
Os maiores de 65 anos têm direito ao transporte coletivo público gratuito. Antes do estatuto, apenas algumas cidades garantiam esse benefício aos idosos. A carteira de identidade é o comprovante exigido.
Nos veículos de transporte coletivo é obrigatória a reserva de 10% dos assentos para os idosos, com aviso legível.
Nos transportes coletivos interestaduais, o estatuto garante a reserva de duas vagas gratuitas em cada veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Se o número de idosos excederem o previsto, eles devem ter 50% de desconto no valor da passagem, considerando-se sua renda.
Violência e Abandono
Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania pode ser condenado e a pena varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa.
Famílias que abandonem o idoso em hospitais e casas de saúde, sem dar respaldo para suas necessidades básicas, podem ser condenadas a penas de seis meses a três anos de detenção e multa.
Para os casos de idosos submetidos a condições desumanas, privados da alimentação e de cuidados indispensáveis, a pena para os responsáveis é de dois meses a um ano de prisão, além de multa. Se houver a morte do idoso, a punição será de 4 a 12 anos de reclusão.
Qualquer pessoa que se aproprie ou desvie bens, cartão magnético (de conta bancária ou de crédito), pensão ou qualquer rendimento do idoso é passível de condenação, com pena que varia de um a quatro anos de prisão, além de multa.
Entidades de Atendimento ao Idoso
O dirigente de instituição de atendimento ao idoso responde civil e criminalmente pelos atos praticados contra o idoso.
A fiscalização dessas instituições fica a cargo do Conselho Municipal do Idoso de cada cidade, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
A punição em caso de mau atendimento aos idosos vai de advertência e multa até a interdição da unidade e a proibição do atendimento aos idosos.
Lazer, Cultura e Esporte
Todo idoso tem direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer.
Trabalho
É proibida a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados, sendo passível de punição quem o fizer.
O primeiro critério de desempate em concurso público é o da idade, com preferência para os concorrentes com idade mais avançada.
Habitação
É obrigatória a reserva de 3% das unidades residenciais para os idosos nos programas habitacionais públicos ou subsidiados por recursos públicos.»
INFORMAÇÃO ADICIONAL
ResponderEliminarPra assinalar este dia, a Misericórdia Local vai promover um "Encontro Interinstitucional", nas suas instalações, pelas ? horas.
(fonte. "agenda de eventos da cmt)
ProfAnónima
OUTRA INFORMAÇÃO ADICIONAL:
ResponderEliminarPra saber mais sobre a problemática do idoso (de hoje), leia os seguintes postes:
-Post 45 de Set: Dia Mundial do Alzaimer e outras demências (21/9):
-Post 59 de Set: E Porque Hoje É Domingo: Idosos vs Lares!
-POST 2 de Out: Dia Mundial do Idoso: artigo de opinião!
ProfAnónima
QUEM DISSE:
ResponderEliminar1-«O GRANDE DO SÉCULO 21 É DAR VIDA AOS ANOS E NÃO ANOS Á VIDA!»?!
2-«TRANSFORMEM OS LARES EM CASAS E NÃO EM PRISÕES!»?!
3-«TEMOS QUE TER CUIDADO COM OS IDOSOS, POIS ESTÁ PROVADO QUE EM PERÍODOS DE CRISE OS MAIS VULNERÁVEIS (crianças, idosos e doentes) SÃO OS MAIS ESQUECIDOS!»?!
4-«TEMOS QUE TER CUIDADO COM DISCURSOS DIVISIONISTAS: DESEMPREGADO /EMPREGADO, POBRE/RICO, VELHO/NOVO!»?!
VOCÊS SABEM
ESCLARECIMENTO:
ResponderEliminarO texto deste post foi retirado de um Blog Brasileiro, como se pode ver pela "fonte".
ProfAnónima
Logo vi que isto eram coisas dos Brasil,,,
EliminarEm Portugal fazem-se umas excursões a Fátima e é um pau!!!
E porque não fazer excursões a Fátimas se os idosos gostarem??? O problema é não fazer nada, ou esperarem por dias especiais para fazer atividades que deviam fazer parte da prática diária, tais como jogar cartas, praticar bócia, etc. Mas vão-se registando alguns progressos,,,,
EliminarINFORMAÇÃO: DEBATE
ResponderEliminarA pedido de vários chefes de família, prometemos fazer um um debate sobre estas a questão dos "Direitos dos Idosos" no Brasil!
ProfAnónima
NB:NÃO JULGUEM OS SENHORES LEITORES QUE A MALTA DO TAROUCAndo SUBSCREVE NA INTEGRA TODO O TEOR DO TEXTO!(mas achamos muito importante que se discuta esta temática até porque todos caminhamos pra lá...)
INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE:
ResponderEliminarA Malta do TAROUCAndo sabia que muitos eram os Tarouquenses que gostavam de debater a questão dos Idosos do Concelho/País.
É verdade que nunca fizemos (formalmente) esse debate, mas devido ao Dia Mundial do Alzhaimer e do Dia Mundial do Idoso, fizemos alguns postes onde esperavamos que esse "debate" acabasse por acontecer de forma natural (postes 2,3 e 11). Afinal, verificamos que tal só aconteceu aqui (post 23)
Prá Malta do TAROUCAndo, o importante é ele tenha ocorrido, e desde já adiantamos que alguns dos n/colaboradores(?) receberam os parabéns, por este facto.
Desde já agradecemos a todos que manifestaram as suas preocupações e/ou deram as suas sugestões. Mas julgamos que este assunto já foi suficiente debatido/falado, pelo que vamos dá-lo por encerrado, sem antes dizer que: «tudo indica que estamos a entrar num novo paradigma de se "olhar", prá população sénior, e isso parece.nos bem!
Aquele Abraço!
ProfAnónima