Páginas

sábado, 1 de novembro de 2014

(0)POSTE ZERO: ARQUIVO PÚBLICO DO TAROUCAndo!(novembro/14)

A IMPRENSA É UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA!(nelson mandela)
Caros Bloguistas! 

A pedido de vários "chefes de família" criamos esta rubrica, pra enviarmos os textos trazidos de outros Blogues, Facebook, Jornais, etc, a fim de "arejar" a rubrica dos Diversos! 

No fundo vai servir como uma espécie de "arquivo público", ou seja vai conter O PRODUTO DO TRABALHO DE ALGUNS PROFISSIONAIS DA CS OU COMENTADORES, ou no dizer (recente) do Sr Presidente do PSD: o produto do trabalho da classe profissional que rotulou de "Maria-Vai-Com-As-Outras!"....

Convém não esquecer que, os textos "encontrados" nos diferentes órgãos de CS, e aqui colocados, vão aparecer tal e qual como foram publicado na fonte. Mas depois poderemos transforma-los em post e, neste caso, poderão sofrer pequenos ajustes, tais como cortes (de acordo com as regras)! 

Aquele Abraço! 
ProfAnónima 

NB:O PRIMEIRO TEXTO QUE VAMOS ENVIAR PRA ESTE POST, VAI SER SOBRE OS MOTIVOS QUE LEVARAM O ACTUAL MINISTRO DA EDUCAÇÃO A REVER O SISTEMA DE COLOCAÇÃO DE PROFESSORES NA ÚLTIMA FASE DE CONCURSOS (BCE). POSTERIORMENTE VAMOS TENTAR COLOCAR AQUI UM TEXTO SOBRE 2 PROGRAMAS DA TSF: UM SOBRE A ULTIMA REUNIÃO DO GOVERNO SOMBRA E OUTRO SOBRE O ENCONTRO DESTA MANHÃ DO BLOCO CENTRAL!ATÉ JÁ!(se...)

129 comentários:

  1. [TRAZIDO DO BLOG OLHO DE GATO (20/10)]

    ENSINO: O QUE ANDOU O MINISTRO CRATO A FAZER?!

    «CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

    Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual

    (por Ana Bela Ferreira20 outubro 201414 comentários)

    Só quem escreveu um livro pode dar aulas de Educação Visual
    Escolas estão a contratar diretamente para horários incompletos, mas alguns critérios são criticados até por diretores

    Para dar aulas de Educação Visual ao ensino básico é preciso ter "obras publicadas, no regime de autor ou coautor, de carácter pedagógico ou científico". Este é um dos requisitos definidos por uma escola de Paços de Ferreira para contratar um professor num horário anual com sete horas semanais de aulas. Outra escola, em Odemira, precisa de alguém que tenha formação na disciplina de Espanhol para dar aulas de... Matemática.

    Estranho? Para Arlindo Ferreira, professor e blogger que tem denunciado contratos suspeitos ou curiosos, alguns pedidos "parecem feitos para que a vaga seja ocupada por alguém conhecido".

    Para os dois representantes das associações de diretores de escolas, estes problemas ficariam resolvidos se o Ministério da Educação e Ciência (MEC) tivesse aprovado as reconduções de contratados propostas pelas escolas no início do ano. Ou então, dando liberdade para contratar diretamente sem necessidade de concurso público.

    Leia mais pormenores na edição impressa ou no e-paper do DN.»

    (ENVIADO POR:AM)

    ResponderEliminar
  2. (TEXTO 2):UM TEXTO SOBRE A REUNIÃO DO GOVERNO SOMBRA DO DIA 31/OUTUBRO/14

    ResponderEliminar
  3. (TEXTO 3):UM TEXTO SOBRE A REUNIÃO DO "BLOCO CENTRAL DA TSF", OCORRIDA ESTA MANHÃ:

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS DE VILA REAL (22/10)]

    COISAS DO DOURO:???

    «Região | 22-10-2014

    100 mil visitantes na bienal de gravura do Douro

    Já é uma das mais importantes bienais de artes gráficas do mundo

    Durante cerca de 3 meses a 7ª edição da Bienal Internacional de Gravura do Douro, organizada pelo Núcleo de Gravura de Alijó, trouxe à região 1200 gravuras e 530 artistas de cerca de 70 países distribuídos por Alijó, Favaios, Lamego, Peso da Régua, Sabrosa, Salzedas, Ucanha, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real. Com cada vez mais afluência de público estrangeiro a Bienal tem-se tornado num dos mais importantes eventos de artes gráficas do mundo. Esta edição teve início em Agosto e termina no final deste mês de Outubro.

    A Bienal, com sede no Douro, região classificada como Património Mundial, recebeu e mostrou gravuras de cinco continentes em 14 exposições repartidas por 12 localidades. Os números ainda não são definitivos, até porque a Bienal só termina no final do mês, mas para já rondam os 100 mil. Nuno Canelas o curador da Bienal disse ao Noticias de Vila Real que estes números, contabilizados apenas nos museus do Coa, Douro e Lamego e Teatro de Vila Real, fazem reflectir na capacidade da região do Douro em cativar novos públicos e acrescenta que “ o Douro pelas suas sinergias próprias e excepcionais qualidades turísticas, permitem realizar eventos desta dimensão e alcançar um evidente sucesso”.

    veja o texto completo na edição
    em papel ou faça a sua assinatura em PDF»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: ESTA EXPOSIÇÃO TERMINOU NO DIA 30 DE OUTUBRO!

      Eliminar
  5. [IDEM (2/10)]

    2º EDIÇÃO DOCONCURSO DOURO EMPREENDEDOR (2ºEd):CATEGORIAS

    «Destaques | 02-10-2014

    “Mostrar o Douro” Prémio Douro Empreendedor, II edição

    O “Prémio Douro Empreendedor” está de volta e, este ano, traz duas novas categorias dirigidas a designers e criativos com a finalidade de diversificar e alargar a participação de novos públicos.

    "Novas empresas", "Empresas Inovadoras e Criativas" e "Projectos de Turismo Internacional" são as categorias dirigidas a empresários que se mantêm, acrescem duas novas categorias “Video Criativo – Douro Experiência” e “Cartaz – Gentes e Aldeias do Douro”.

    A primeira categoria “Douro Experiência” deverá contribuir para a valorização e promoção dos recursos naturais, históricos e culturais da região, de forma a potenciar o Douro e Trás-os-Montes enquanto destino turístico. A segunda, “Gentes e Aldeias do Douro” deverá contribuir para a valorização e promoção das gentes, tradições, saberes e património edificado do Douro, podendo também contemplar a região de Trás-os-Montes.

    O vencedor de cada uma das cinco categorias receberá quatro mil euros em dinheiro. Para os segundos e terceiros lugares haverá menções honrosas. Podem candidatar-se empresários e criativos com idade superior a 18 anos, individualmente ou em grupo.

    Cristina da Santa Ferreira

    veja o texto completo na edição
    em papel ou faça a sua assinatura em PDF»

    ResponderEliminar
  6. (T6)-[TRAZIDO DO FB:DIÁRIO DIGITAL (1/11)]

    SOLIDARIEDADE:PEDITÓRIO NACIONAL CONTRA O CANCRO!

    «Peditório da Liga Contra o Cancro arranca hoje com 30 mil voluntários nas ruas
    Peditório da Liga Contra o Cancro arranca hoje com 30 mil voluntários nas ruas

    Mais de 30 mil voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) iniciam hoje o peditório nacional a favor da luta contra uma doença que mata, em média, 70 pessoas por dia em Portugal.

    O peditório, que decorre até domingo em todo o país, «é a grande fonte de angariação de fundos da Liga Portuguesa Contra o Cancro e os recursos que estamos a pedir aos portugueses vão servir para combater o cancro», disse à agência Lusa o presidente da LPCC.

    Francisco Cavaleiro de Ferreira sublinhou que o trabalho da Liga «é cada vez mais indispensável», devido ao aumento do número de casos, e que «nunca são demais» os recursos para combater esta doença.

    Diário Digital / Lusa»

    NB: EM TAROUCA, QUEM QUISER CONTRIBUIR PODERÁ DEIXAR O SEU DONATIVO NAS CAIXINHAS DA LIGA PORTUGUESA QUE SE ENCONTRAM NO TONY`S BAR, PASTELARIA DELICIA E NA CHAVE D`OURO! A. Monteiro

    ResponderEliminar
  7. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TAROUCA (31/10)]

    POLITICA LOCAL: PRESIDENTE DA CÂMARA ENTREGA PROPOSTA DE ORÇAMENTO/15 AO PRESIDENTE DA AM!(...)

    «Assembleia Municipal de Tarouca
    Ontem · Editado

    Hoje, o Presidente do Executivo Municipal deslocou-se ao gabinete do Presidente da Assembleia Municipal para entregar a proposta de orçamento e grandes opções do plano para o ano de 2015, num ato de grande apreço e respeito mútuos entre os órgãos do Município de Tarouca.
    Tratam-se dos documentos fundamentais para a gestão do município e que carecem da análise e aprovação da Assembleia Municipal, o órgão mais representativo do Município.

    Estes documentos serão entretanto endereçado a todos os Deputados Municipais que terão tempo suficiente para uma análise cuidada, o que lhes permitirá uma votação mais consciente.

    A sessão da Assembleia Municipal de Tarouca, para a análise e votação destes documentos, realizar-se-á em Dezembro e terá lugar no Auditório Municipal, permitindo assim que um número maior de cidadãos participem na construção do seu futuro coletivo. — com DN DomingosNascimento e 2 outras pessoas.»

    (ENVIADO POR: A. MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  8. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO MUNICÍPIO DE TAROUCA (30/10)]

    POLITICA LOCAL:PREVENÇÃO DE FOGOS!(...)

    «Município de Tarouca

    MUNICÍPIO DE TAROUCA AVANÇA COM PROJETO PILOTO PARA DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

    A defesa de pessoas e bens, a preservação da floresta nas várias vertentes e a implementação de metodologias e ações de prevenção à ocorrência de incêndios florestais é incumbência da autarquia, no âmbito da proteção civil.

    É neste contexto, em que a prevenção assume um papel fundamental que, entre Município de Tarouca e o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR, foi assinado um Protocolo de Colaboração que prevê a implementação de um projeto piloto, através da realização de ações de sensibilização, fiscalização e identificação de proprietários, no âmbito do Decreto Lei 124/06 de 28 de junho com a ultima alteração dada pelo Decreto Lei nº 83/2014 de 23 de maio, que estabelece as medidas e ações a desenvolver no âmbito do sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

    Na sua intervenção, o vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, frisou a importância deste protocolo para o Município, fortemente fustigado pelos incêndios que consumiram grande área florestal nos últimos anos.

    As ações, iniciadas no dia 27 de outubro, serão realizadas prioritariamente em espaços rurais, e nas áreas florestais referenciadas em sede de Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios como sendo áreas de faixa de proteção aos aglomerados populacionais, assentando essencialmente numa postura preventiva e pedagógica, procurando divulgar e sensibilizar os responsáveis e a população em geral para a prevenção aos incêndios florestais, mas também a salvaguarda da floresta e segurança nestes espaços, alertando para as boas práticas na preservação do ambiente, privilegiando o cumprimento voluntário.»

    (ENVIADO POR:A.MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  9. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA ASSOCIAÇÃO INOVTERRA (2/11)]

    POLITICA LOCAL/TURISMO: MUNICIPIO DE TAROUCA "AGARRA" CONVITE DA ER DE TURISMO DO POST E NORTE, PRA PROMOVER TAROUCA E OS SEUS PRODUTOS LOCAIS!

    «Associação Inovterra partilhou o álbum de Município de Tarouca.
    há 3 horas

    A convite da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, integrado na Ação “Douro - Património Mundial”, o Município de Tarouca faz-se hoje representar, pela primeira vez, numa ação de promoção e divulgação do Concelho na Loja de Turismo Interativa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto).

    Com o objetivo de promover Tarouca como destino de excelência junto dos milhares de turistas que transitam no aeroporto, entre as 10h00 e as 18h00, o património material e imaterial do Concelho, bem como os seus produtos regionais e endógenos estarão em exposição. Produtos que representam, também eles, um pouco da identidade de Tarouca, tais como licor de baga de sabugueiro, espumante, compotas, bôla, broa de milho e enchidos, estão disponíveis para degustação.
    Em destaque está também o artesanato local, o burel, cestaria, chás e ervas aromáticas do Horto Monástico.

    Com localização privilegiada na área das chegadas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, considerada a maior porta de entrada de turistas estrangeiros na região, a Loja Interativa de Turismo é o espaço de acolhimento que oferece a quem chega por via aérea um primeiro contacto com o destino turístico e a recolha de experiências interativas do Porto e Norte de Portugal, disponível desta vez para a ação promocional “Douro Património da Humanidade”.»

    NB:NA CONTA DO MUNICIPIO PODERÁ VER 34 FOTOS A ACOMPANHAR ESTE TEXTO!

    ResponderEliminar
  10. (T10)[TRAZIDO DO FB:JORNAL SOL (?/11)]

    METEOROLOGIA:PREVISÃO DO TEMPO PRA ESTA SEMANA!(1ª de nov/14)

    «Chuva e queda de neve nos próximos dias

    (03/11/2014 08:24:02 4925 Visitas)

    O primeiro nevão do ano está prestes a chegar

    Chuva e queda de neve nos próximos dias
    A chuva e a descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar o início da semana em Portugal continental, com a primeira queda de neve nas terra altas a ser esperada terça-feira, de acordo com o IPMA.

    Segundo disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada, a partir de hoje vamos assistir a um agravamento do estado do tempo, com a passagem de um sistema frontal de forte actividade um pouco por todo o território nacional.

    "Prevê-se um agravamento do estado do tempo, gradualmente a partir da manhã o céu vai-se tornar muito nublado ou encoberto, gradualmente de norte para sul, com a aproximação de um sistema frontal de forte actividade, com precipitação que começa pelo Minho e Douro litoral, estendendo-se às outras regiões e tornando-se persistente e forte por todo o território", explicou.

    De acordo com a meteorologista, associado à chuva forte vem também o vento forte, com rajadas na ordem dos 70 km/hora no litoral, enquanto nas terras altas rondará os 90/95 km hora.

    Prevê-se ainda um "aumento da agitação marítima para hoje no litoral e Cabo Raso, com ondas de 4/5 metros e 4 a 4,5 metros a sul do Cabo Raso", que irá permanecer até quarta-feira de madrugada, adiantou.

    Segundo Maria João Frada, a região sul será mais afectada durante a madrugada e dia de terça-feira com a previsão de chuva persistente, acompanhada de vento forte.,

    Para terça-feira há melhorias no estado do tempo, com a chuva a dar tréguas, mas prevê-se uma descida significativa das temperaturas mínimas e máximas, que podem dar origem ao primeiro nevão do ano, já que podem chegar a um grau nas Penhas Douradas (Serra da Estrela) e quatro e cinco graus nas regiões do interior norte e centro, as máximas andarão nos 10 graus.

    "A situação de aguaceiros pode dar origem às primeiras neves da época, já que estamos a prever queda de neve na terça-feira até meio da manhã nas terras altas, acima dos 1.200/1.400 metros no norte e centro uma vez que vem frio", vincou a responsável do IPMA.

    A meio da semana, as temperaturas mínimas ainda vão estar em descida, mas há uma ligeira recuperação das máximas e com "a chuva a dar tréguas", segundo Maria João Frada.

    No entanto, na quinta-feira regressa uma ondulação frontal ao continente e com esta a chuva persistente: "tudo indica que mudámos de cenário para uma situação outonal com passagens sucessivas de ondulações frontais com vento associado, precipitação e agitação marítima forte".

    Na sua página na Internet, o IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã e com abertas para o final do dia.

    Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior, que será persistente e por vezes forte a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia.

    Quanto às temperaturas, são esperadas mínimas de 13 graus Celsius em Lisboa e Porto, máximas de 19 e 17, respectivamente, enquanto que em Faro são esperados 22º de máxima e 14º de mínimas. A cidade da Guarda será a mais fria do país, com máximas esperadas de 10 graus.

    No Funchal, apesar da chuva, são esperados 24 graus de máxima, enquanto Angra do Heroísmo terá 22 de máxima e Santa Cruz, 21.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  11. (T11)-[TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (3/11)]

    METEOROLOGIA: ESTA SEMANA O TEMPO NÃO ESTÁ PRA BRINCADEIRAS!

    «Sociedade

    Mau tempo deixa sete distritos sob aviso laranja

    (03/11/2014 09:36:53 9855 Visitas)

    Os avisos de mau tempo levaram a que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende fossem hoje fechadas a toda a navegação
    Shutterstock

    Mau tempo deixa sete distritos sob aviso laranja
    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso em sete distritos do norte de Portugal continental devido à chuva forte e persistente.

    Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, que implica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, entre as 12h00 e as 00h00 desta segunda-feira.

    Os distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto vão estar sob alerta laranja a partir das 12h00 de hoje até às 19h00, enquanto o de Aveiro entra em alerta pelas 14h00 e até às 21h00, sendo que Coimbra, Vila Real e Viseu, estará activo entre as 15h00 e as 00h00.

    O alerta laranja em todos os distritos diz respeito às previsões de períodos de chuva forte e persistente, de acordo com o IPMA.

    Em alerta amarelo estão os restantes 11 distritos de Portugal continental devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 80 km/hora, em especial no litoral, e de 95 Km/horas nas terras altas, até ao final do dia, além da agitação marítima prever ondas de quatro a cinco metros.

    Os avisos de mau tempo levaram a que as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora e Esposende fossem hoje fechadas a toda a navegação e as da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde condicionadas.

    O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, tornando-se muito nublado ou encoberto a partir da manhã e com abertas para o final do dia.

    Períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às regiões do interior, que será persistente e por vezes forte a partir da tarde, passando a regime de aguaceiros a partir do final do dia.

    Quanto às temperaturas, são esperadas mínimas de 13 graus Celsius em Lisboa e Porto, máximas de 19 e 17, respectivamente, enquanto que em Faro são esperados 22º de máxima e 14º de mínimas. A cidade da Guarda será a mais fria do país, com máximas esperadas de 10 graus.

    No Funchal, apesar da chuva, são esperados 24 graus de máxima, enquanto Angra do Heroísmo terá 22 de máxima e Santa Cruz, 21.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  12. [TRAZIDO DO FB: JORNAL DE NOTÍCIAS (3/11)]

    TEMOS PIRATARIA (tb) NO "CITIUS" DA SAÚDE?!

    «Ministro da Saúde manda investigar "problemas informáticos" no setor

    (03.11.2014 - 21:21)

    O ministro da Saúde revelou esta segunda-feira que mandou "as autoridades" investigarem a origem de alguns "problemas informáticos" que se têm registado no setor.

    Paulo Macedo falava aos jornalistas no final da apresentação do orçamento da Saúde para 2015, tendo-se escusado a revelar quais as autoridades a quem solicitou esta investigação.

    [LEIA TAMBÉM
    Incentivos aos médicos para fixação no interior dependerá da decisão sobre tributação]

    Segundo o ministro, o pedido de investigação surge após alguma "instabilidade na área da informática da saúde", adiantando que esta decisão levou em conta "o que tem acontecido em outras áreas".

    "Devemos ser especialmente cautelosos", afirmou.»

    ResponderEliminar
  13. [TRAZIDO DO FB: JORNAL i (3/11)]

    EDUCAÇÃO: ESTUDO SOBRE O NÍVEL DA EDUCAÇÃO!(...)

    «PUB-Por Agência Lusa-publicado em 3 Nov 2014 - 08:30//
    Portugal

    Portugal entre os dez países da Europa com pior classificação na Educação

    Portugal desceu de 33º em 2012 para 47º lugar no ano passado em Educação, estando agora abaixo de países como a Mongólia, Montenegro, Emirados Árabes Unidos ou Rússia
    Portugal caiu para o grupo dos dez países europeus com pior classificação na área da Educação, mas manteve em 2013 o 27º lugar no Índice global de Prosperidade que avalia 142 países, foi hoje divulgado.

    Portugal desceu de 33º em 2012 para 47º lugar no ano passado em Educação, estando agora abaixo de países como a Mongólia, Montenegro, Emirados Árabes Unidos ou Rússia.

    Apenas 77% dos portugueses estão satisfeitos com a qualidade da educação e acreditam que as crianças estão a aprender na escola, o valor mais baixo de sempre.

    Houve também um declínio na escolarização primária, de 99,2 para 98%, o que indica uma quebra no número de crianças que entram para a escola, apesar de a taxa nacional continuar elevada, e o rádio de professores por aluno aumentou de 10.

    Por outro lado, o número de jovens no ensino superior cresceu, e Portugal teve em 2013 uma taxa de 69%, a maior de sempre no país registada pelo índice.

    O Índice de Prosperidade é coligido pelo Legatum Institute, que compara os níveis de riqueza e bem estar, cobrindo 96% da população e 99% do Produto Interno Bruto mundial.

    Tem em conta oito fatores: economia, educação, empreendedorismo e oportunidades, governação, saúde, liberdade pessoal, segurança e capital social.

    Na economia, Portugal é agora o segundo pior classificado na Europa ocidental, atrás da Grécia, na área económica, e está agora atrás de países como Argélia, Colômbia, Marrocos ou Latvia.

    Portugal tem também o nono pior valor global de sentimento quanto à existência de oportunidades de trabalho, tendo apenas nove por cento dos inquiridos respondido afirmativamente à questão "Pensa que é uma boa altura para encontrar emprego" - mesmo assim superior à Grécia e Itália (3%) e Espanha (4%).

    "Embora tenham sido registados melhorias na economia portuguesa no ano passado devido a um aumento da poupança interna bruta, de exportações de produtos tecnológicos e do investimento direto estrangeiro, ao mesmo tempo que a inflação baixou, as estatísticas subjetivas sobre as condições de vida não mostraram progressos", disse a analista do instituto Joana Alfaiate.

    Por exemplo, apenas 55% dos portugueses mostraram satisfação com a qualidade de vida, inferior à média global de 60%, e caiu de 91% em 2011 para 82% a proporção de pessoas com acesso a comida e abrigo, o valor mais baixo desde sempre.

    Embora os portugueses sejam dos povos com maior sentimento elevado de desconfiança em relação às autoridades e empresas (88%), Portugal melhorou nesta categoria e voltou ao top 30 dos países com melhor governação, registando um aumento de pessoas que afirmaram ter apresentado reclamações junto de entidades oficiais.

    O nível de confiança na justiça subiu para 33%, mas continua abaixo da média global de 54%, mas a sensação geral é que os portugueses estão mais inquietos com a situação pessoal e do país: 57% confessaram preocupar-se, contra uma média global de 36%.

    *Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela Agência Lusa»

    ResponderEliminar
  14. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (4/11)]

    POLITICA NACIONAL: AS LEGISLATIVAS/15 (já) MEXEM....

    «Marinho, um fenómeno em queda?

    (Sónia Cerdeira Sónia Cerdeira | 04/11/2014 20:44:42 888 Visitas
    Raquel Wise/SOL)

    Marinho, um fenómeno em queda?

    O fenómeno Marinho Pinto foi estrondoso mas a sucessão de polémicas desde que foi eleito eurodeputado pode tirar-lhe o gás necessário para um bom resultado nas legislativas. Os partidos que o viram com receio, também já parecem mais descansados.

    “Quanto mais lhe dão pancada, mais Marinho se levanta”, diz Eurico Figueiredo, do PDR

    Dizia que seria uma “formiguinha” em Bruxelas, mas dois meses depois admitia sair do Parlamento Europeu para concorrer às eleições legislativas, deixando a porta aberta para as presidenciais. Há umas semanas, faltou mesmo aos trabalhos parlamentares. Fez a campanha eleitoral concentrado em mostrar que seria diferente dos políticos e a apelar à transparência. Por isso, o facto de ter dito que o salário dos deputados “não é digno” e de não ter revelado se recebeu um subsídio de reintegração da Ordem dos Advogados de 54 mil euros pode manchar a imagem que alcançou junto dos eleitores.

    “A mensagem e a base de apelo eleitoral era a da moralização da política e a de que ele é diferente dos outros. Este tipo de questões, independentemente de serem verdade, marcam a imagem”, afirma ao SOL o politólogo Carlos Jalali. Além disso, a mudança de atitude “não inspira confiança aos eleitores”, refere o politólogo André Freire. “Neste percurso errático parece haver uma urgência de protagonismo mas não se percebe o projecto”, explica.

    O histórico do PS, Eurico Figueiredo, que integra o novo partido de Marinho Pinto, o PDR, garante que há uma “campanha orquestrada”. “Há uma intenção de destruir o homem porque tem força demais, convicções demais”, acredita.

    Marinho Pinto foi acusado de populismo e, entre os partidos, notou-se o receio da sua ascensão. Agora a preocupação diminui. “O livro de Camilo Castelo Branco, A Queda de um Anjo, é muito útil. Marinho Pinto é o Calisto Elói do séc. XXI. Não lhe antevejo grande futuro”, diz o ex-ministro do PS Augusto Santos Silva. O romance satírico traça o percurso de um fidalgo minhoto, conservador e defensor da moral e dos bons costumes que, ao ser eleito para o parlamento, se perde nos encantos da vida da capital.

    Santos Silva compara ainda a “degradação” da imagem de Marinho Pinto à de Fernando Nobre e argumenta que o ex-bastonário da Ordem dos Advogados beneficiou do “problema do PS”. “O PS alimentou muitos dos seus votos, mas a direcção mudou e portanto não há margem de progressão”, diz.

    O deputado do PSD Duarte Marques concorda que “o fenómeno Marinho se vai extinguir por si próprio”. Para o social-democrata, “um populista não pode ser apanhado em erros, porque o estigma é muito maior”. Os erros dos partidos e a descrença na política foram aproveitados por Marinho Pinto durante a campanha. “Apregoa a moral e ética mas comete esses erros. Pela boca morre o peixe”, remata Duarte Marques.

    Além das recentes polémicas, André Freire nota que a criação de um novo partido pode ser uma “jogada arriscada”. E explica que as eleições europeias, por serem de círculo único, são mais favoráveis aos pequenos partidos do que as legislativas, que implicam uma logística e suporte financeiro mais pesados.

    Contudo, na última sondagem da Universidade Católica, Marinho aparece como o terceiro líder mais popular, depois de António Costa e Jerónimo de Sousa. Eurico Figueiredo acredita que “quanto mais lhe dão pancada, mais Marinho se levanta”. Dizia Mark Twain: “As notícias sobre a minha morte são exageradas”. Também no caso de Marinho Pinto ainda é cedo para decretar a sua morte política.

    sonia.cerdeira@sol.pt »

    ResponderEliminar
  15. [TRAZIDO DO SITE OFICIAL DA RTP (17/10)]

    SONDAGEM/LEGISLATIVAS/15: INTENÇÕES DE VOTO E AVALIAÇÃO DOS LÍDERES!

    «Sondagem da Católica coloca PS à beira da maioria absoluta

    (Paulo Alexandre Amaral, RTP
    17 Out, 2014, 17:58 / atualizado em 17 Out, 2014, 19:41)

    Sondagem da Católica coloca PS à beira da maioria absoluta

    (Sara Piteira, RTP)

    O Partido Socialista está à beira de uma maioria absoluta nas legislativas do próximo ano, aponta o barómetro realizado pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Jornal de Notícias e Diário de Notícias. O estudo realizado duas semanas após a vitória de António Costa nas Primárias do PS revela um desejo de mudança dos portugueses, que castigam os partidos do Governo com percentagens que são das piores já registadas, quer pelo PSD quer pelo CDS-PP.

    Estes números foram obtidos calculando a percentagem de intenções diretas de voto em cada partido em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção e não respostas) e redistribuindo indecisos com base numa segunda pergunta sobre intenção de voto. São apenas consideradas intenções e inclinações de voto de inquiridos que dizem ter a certeza que vão votar ou que dizem que em princípio vão votar.O estudo da Universidade Católica para a RTP e Antena 1 revela uma clara intenção de mudança do universo eleitoral português, que ganha força na resposta sobre a abstenção: 70% dos inquiridos manifestam a intenção de votar (15% “em princípio” e 55% “de certeza”). Dados que quebram o ciclo de crescimento da abstenção dos últimos atos eleitorais.

    Assim, se as eleições fossem hoje - e respondendo já depois de António Costa assumir a liderança do PS – 45% dos inquiridos votariam no PS, percentagem que em anteriores cenários eleitorais já valeu ao PS uma maioria absoluta. No PSD votariam 28% da amostra e 4% no CDS-PP, o que representa para a atual coligação uma queda superior aos 10 pontos percentuais, face à última sondagem.

    À esquerda, a CDU (coligação do PCP com os Verdes) garante 10% de intenção de voto (desce 2 pontos) e o BE prossegue a curva descendente com apenas 4% da preferência da amostra. O Bloco é o partido que mais cai desde o barómetro anterior (tinha 7%).

    Estes dados revelam ainda que, desde o barómetro realizado em abril, a diferença entre PS e PSD alargou-se de 6 para 17 pontos percentuais. Os socialistas são aliás o partido que mais sobe desde o estudo anterior, com mais 9 pontos.
    Efeito Costa
    Os números da sondagem vão no sentido de um novo ciclo sob a liderança de António Costa como candidato do PS a primeiro-ministro. Quando questionados acerca das personalidades mais influentes da vida política portuguesa, é António Costa que merece mais avaliações positivas (62%), seguido a uma larga distância por Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP (53%). Todos os outros líderes partidários e o Presidente Cavaco Silva têm avaliações abaixo dos 50%.

    António Costa consegue uma preferência pouco inferior àquela de Passos Coelho e Paulo Portas em conjunto (respectivamente 36% e 33% para uma soma de 69%). Os líderes dos partidos que compõem a coligação do Governo são as figuras políticas mais penalizados nesta avaliação.

    De referir ainda a entrada para esta tabela de Marinho e Pinto, que recolhe para já 47% de avaliações positivas. Cavaco Silva, que em abril obteve 48% de avaliações positivas, fica-se agora pelos 46%.

    Apenas 22% dão nota positiva ao Governo

    À semelhança do barómetro realizado há seis meses, o desempenho do Governo continua a colher uma avaliação esmagadoramente negativa (37% Mau e 33% Muito Mau).

    Face a estes dados penalizadores para o Executivo Passos-Portas, as pessoas que respondem à sondagem manifestam-se contudo descrentes (54%) na capacidade de qualquer dos outros partidos para fazer melhor.

    Apenas 26% dos inquiridos acreditam nas capacidades dos partidos da oposição. Destes, 61% apontam o PS como a melhor alternativa à coligação PSD-CDS. A CDU mereceu 16% e o BE 7%.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  16. (CONTINUAÇÃO)

    Coligações sim… mas à esquerda

    A Universidade Católica questionou ainda a amostra do Barómetro quanto aos cenários eleitorais do próximo ano (caso se mantenha o calendário eleitoral previsto).

    A ideia que fica das respostas é que a maior parte dos inquiridos que votam PSD ou CDS-PP defendem que devem concorrer coligados (PSD: 60% contra 33%; CDS: 62% contra 32%).

    Já os eleitores identificados com a esquerda parlamentar (PS, CDU e BE) consideram que a coligação deve dissolver-se para as próximas Legislativas.

    Colocados perante o cenário de uma vitória do PS no próximo escrutínio, os eleitores de direita preferem um executivo de coligação do PS com um partido da direita a um Governo apenas socialista. O mesmo sucede com os partidos à esquerda do PS, que manifestam igualmente a preferência por um executivo de coligação, neste caso com um partido de esquerda.

    Os eleitores do PS prererem um governo de partido único, o Partido Socialista (46%, contra 32% de eleitores socialistas que aceitariam de bom grado uma coligação à esquerda).


    Ficha Técnica

    Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2014. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram selecionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A seleção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das últimas eleições legislativas nesse conjunto de freguesias (ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma) estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram selecionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1064 inquéritos válidos, sendo 62% dos inquiridos do sexo feminino, 36% da região Norte, 18% do Centro, 31% de Lisboa, 8% do Alentejo e 7% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes no Continente por sexo, escalões etários, região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral e do Censos 2011. A taxa de resposta foi de 66%*. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1064 inquiridos é de 3%, com um nível de confiança de 95%.

    TAGS: BE, Barómetro, CDS-PP, CDU, Maioria absoluta, PCP, PS, PSD, Universidade Católica, Verdes, Sondagem, »

    (FIM)

    ResponderEliminar
  17. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO JN (5/11)]

    DESPORTO/FUTEBOL: CR7 CONQUISTA A 3ª BOLA DE OURO!

    «Ronaldo recebe a terceira Bota de Ouro

    (05.11.2014 - 13:17)

    Cristiano Ronaldo recebeu, esta quarta-feira, a terceira Bota de Ouro da sua carreira, numa cerimónia em Madrid.

    O jogador português do Real Madrid recebeu a sua terceira Bota de Ouro, esta quarta-feira, das mãos do presidente do clube, Florentino Pérez, dizendo que "é especial como se fosse a primeira".

    Cristiano Ronaldo tinha ganho o troféu em 2007/2008 ao serviço do Manchester United e em 2010/2011 já com o Real Madrid, igualando agora com Lionel Messi (2009/2010, 2011/2012 e 2012/2013).

    Cristiano Ronaldo e Luis Suarez são os vencedores da Bota de Ouro 2013/2014, que consagra o melhor goleador das diversas Ligas europeias - registou-se um empate, já que ambos somaram 31 golos e 62 pontos.

    O uruguaio do Barcelona que ganhou o troféu com a camisola do Liverpool recebeu a sua Bota de Outro no dia 15 de outubro.

    Cristiano Ronaldo tornou-se o único português com três botas de ouro, prémio que Fernando Gomes e Eusébio receberam em duas ocasiões.

    O jogador português iguala assim o seu eterno rival, o argentino Lionel Messi, que já tem três distinções como melhor goleador europeu (2009/10, 2011/12 e 2012/13).

    LER ARTIGO COMPLETO»

    LEIA TAMBÉM
    F. C. Porto perde em Bilbau por 3-1 para Youth League
    Adriano acusado de tráfico de droga no Rio de Janeiro
    Real Madrid e Dortmund apurados para oitavos de final da "Champions"

    ResponderEliminar
  18. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(1/11)]

    POLITICA NACIONAL:O COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!

    «Marques Mendes O Partido Socialista parece "uma viúva do socratismo"
    No seu espaço de comentário semanal, na SIC, Marques Mendes considerou que o PS não esteve bem no debate do Orçamento do Estado e voltou a mostrar que continua preso ao passado socrático, ao invés de apresentar ideias de futuro.

    (POLÍTICA O Partido Socialista parece uma viúva do socratismo DR
    21:49 - 01 de Novembro de 2014 | Por Andrea Pinto
    Share on printShare on email)

    Realizou-se nos passados dois dias o debate do Orçamento do Estado para 2015. Para Marques Mendes “Sócrates foi o ausente mais presente” deste debate, “que mais pareceu um comício”, onde o PS perdeu a oportunidade de se impor no panorama político.

    PUB

    Para o comentador do Jornal da Noite da SIC, a maioria entrou no debate com uma estratégia bem definida e que tinha como alvo José Sócrates. Já o Partido Socialista apresentou-se sem estratégia “e caiu”.

    Marques Mendes considerou que a maioria foi inteligente em recorrer ao trunfo Sócrates para acusar o PS pela atual situação do país. Já o PS, que não ia preparado, passou “o tempo todo à defesa, a dar explicações e a tentar defender” o ex-primeiro-ministro.

    “Isto é um desastre. Vendo alguns deputados do PS a falar de Sócrates parecem viúvas do socratismo. Parece que há uma dependência de Sócrates e isto é um desastre”, disse, considerando que este é o tipo de situação que António Costa devia evitar “pois em vez de criar uma imagem de futuro está sempre a focar-se no passado”.

    O PS, considera o comentador, “mostrou mais uma vez que não tinha estratégia nenhuma”.

    “O PS devia chegar ali e apresentar medidas alternativas ao Orçamento. Diz-se que [António Costa] vai fazê-lo agora, depois do debate, mas aquele era o momento certo para fazê-lo, pois aí seria a maioria a colocar-se à defesa”, referiu, considerando que a maioria “teve o melhor debate dos últimos meses enquanto o PS foi um pesadelo”.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  19. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (5/11)]

    POLITICA NACIONAL: PS MOBILIZA-SE PRA ESCOLHER O NOVO SECRETÁRIO GERAL! (a 21/nov.)

    «PS Costa arranca sexta-feira para a candidatura a secretário-geral
    O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, formaliza na quinta-feira a sua candidatura ao cargo de secretário-geral do PS e apresenta na sexta-feira, ao final da tarde, em Coimbra, a sua moção de estratégia ao congresso.

    (POLÍTICA Costa arranca sexta-feira para a candidatura a secretário-geral Lusa 13:45 - 05 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    A apresentação por António Costa da moção de orientação política estratégica para o congresso nacional do PS, que se realiza em Lisboa nos dias 29 e 30 deste mês, está marcada para as 18:00 horas no auditório da Fundação Bissaya Barreto em Coimbra.

    PUB

    Até às eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, agendadas para a semana anterior ao congresso (dias 21 e 22 de novembro), o candidato socialista a primeiro-ministro vai percorrer o país, tendo já reuniões marcadas com militantes de todas as federações do país - um périplo que foi coordenado pela vice-presidente da bancada socialista e líder da federação de Setúbal, Ana Catarina Mendes.

    Ao contrário do que aconteceu no processo das eleições primárias de 28 de setembro, em que estes encontros eram totalmente abertos à comunicação social, agora a equipa do candidato socialista a primeiro-ministro apenas abrirá à comunicação social a intervenção inicial de António Costa.

    Depois de apresentar a moção de estratégia em Coimbra, o presidente da Câmara de Lisboa desloca-se no sábado a Bragança, tendo uma sessão pelas 15:00 horas no auditório Paulo Quintela desta cidade.

    No domingo, o provável futuro líder do PS estará em Castelo Branco, tendo um encontro com militantes no auditório da NERCAB também ao início da tarde.

    Já no que respeita à moção de estratégia de António Costa, que definirá a linha política do PS nos próximos dois anos (período que inclui eleições legislativas e presidenciais), será balizada pelo programa "Agenda para a Década" - documento de médio prazo coordenado pela ex-secretária de Estado Maria Manuel Leitão Marques e que deverá incluir contributos provenientes de estruturas de reflexão política lançadas pela anterior direção socialista, casos do Laboratório de Ideias e Proposta para Portugal (LIPP) e da Convenção Novo Rumo.

    Além da moção de estratégia, a equipa de António Costa entregará em breve um projeto de revisão dos estatutos do PS, o qual terá dois objetivos centrais: A consagração de eleições primárias nacionais abertas a simpatizantes quando se verificar a existência de mais do que um candidato; e o fim de parte substancial das alterações estatutárias aprovadas em março de 2012 pela anterior direção de António José Seguro.

    Os apoiantes de António Costa estão contra a indexação dos congressos nacionais e das eleições diretas para a liderança partidária à duração das legislaturas no país, mas também contra a realização de eleições concelhias apenas depois de eleições autárquicas.

    Desta forma, os mandatos dos dirigentes nacionais, federativos e concelhios do PS deverão voltar a ser de dois anos, tal como acontecia antes de 2012.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  20. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (23/out)]

    UMA CURIOSIDADE MUITO CURIOSA!

    «Tribunal Viveu três meses como louco, mas estava são

    Carlos foi internado por estar demasiado tempo em frente ao computador.

    Os seus pais pediram a uma médica que o diagnosticasse, sem o ver. Tinha uma “patologia delirante”. Num domingo, quatro agentes da PSP levaram-no de casa para a ala psiquiátrica do Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Durante quase três meses viveu uma realidade alterada por antipsicóticos e sedativos, até que um tribunal decidiu devolver-lhe a sua vida, conta o jornal i.

    (PAÍS Viveu três meses como louco, mas estava são Reuters
    12:06 - 23 de Outubro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    "A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos.” A citação pertence a Erasmo de Roterdão, pode encontrar-se no ‘Elogio da Loucura’, e serve bem para ilustrar a reportagem que esta quinta-feira é contada pela mão do jornal i.

    PUB

    A história é a de um homem de 41 anos que foi internado na ala psiquiátrica de um hospital em Lisboa. Os seus pais achavam que passava demasiado tempo em frente ao computador. Carlos era informático, fazia jogos para grandes empresas europeias.

    Durante quase três meses, os seus argumentos e explicações apenas serviram para deteriorar o seu diagnóstico inicial. Sofria, depois de os pais do paciente terem pedido uma ‘credencial’ para interná-lo a uma psicóloga do Serviço Nacional de Saúde, de uma “patologia delirante”.

    "Uma das características da sua psicopatologia é não ter noção do seu problema. Precisa ficar aqui para se tratar”, diziam-lhe.

    "Durante a entrevista [que serviu de admissão no Hospital] não foi possível evidenciar qualquer aspeto compatível com psicopatologia à exceção de um certo secretismo”, nada confirmava a psicopatologia de Carlos. Mas a entrevista com os pais, com base no que o paciente escrevia no Facebook, terá ditado o seu internamento.

    A história começou no dia 11 de outubro de 2013. Sem ser visto, com base apenas em relatos, na ficha médica de Carlos lia-se que sofria de uma “patologia delirante em grande tempo de evolução sem qualquer tipo de tratamento”, razão que justificou que uma delegada de Saúde emitisse um mandado para condução urgente ao hospital.

    Confrontado com uma realidade que não aceitava, muito menos percebia, Carlos tentou a via judicial. O seu advogado oficial tentou um processo de habeas corpus. A sua libertação imediata foi indeferida. Já em dezembro, conseguiu a sua primeira vitória judicial e regressou a casa, ainda com o rótulo de doente com “perturbação delirante”. Trocou, então, de advogado.

    Já em abril deste ano, um relatório de avaliação psiquiátrica, pedido ao juízo médio de Instrução Criminal da Comarca da Grande Lisboa Noroeste – Sintra, confirmava a perspetiva do paciente. Não estava doente.

    Ao fim de meses de medicação, Carlos ficou com sequelas. Sofre de depressão e é acompanhado num hospital da sua área de residência para minimizar os estragos de um diagnóstico ‘certo’, mas que não era o seu »

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  21. [TRAZIDO DO FB: JORNAL i (25/10)]

    UMA CURIOSIDADE MUITO CURIOSA (parte 2)

    « Por Carlos Diogo Santos
    publicado em 25 Out 2014 - 05:00//
    Portugal

    O caso do informático que não estava doente mas ficou meses numa ala psiquiátrica a sedativos e antipsicóticos

    Há que investir na rede de cuidados primários

    inShare
    15


    Só oito meses depois de ter sido internado é que uma decisão do tribunal, com base numa avaliação de especialistas independentes, veio dar razão a Carlos
    A reportagem sobre o informático que no ano passado ficou quase três meses internado na ala psiquiátrica do Hospital Egas Moniz foi publicada na quinta-feira pelo i e revelava que o processo começou com um pedido da família a uma médica do Hospital São Francisco Xavier. Maria Madalena Serra acedeu em fazer uma informação clínica sobre o estado de saúde mental do utente sem o ver, apenas com base na informação de familiares. A psiquiatra sustenta, no entanto, que tais testemunhos são "dignos de credibilidade", sublinhando que um deles é da cunhada que é também médica e que é referida no documento como "colega".

    Foi essa informação clínica, de Outubro do ano passado, que serviu de base ao mandado de condução do alegado doente às urgências do São José elaborado pela delegada de saúde Rita Saldanha de Azevedo. Já no hospital de São José, acompanhado por quatro agentes da PSP, Carlos é pela primeira vez visto em todo este processo e é a especialista que o recebe a própria a concluir que "não foi possível evidenciar qualquer aspecto compatível com psicopatologia". Ainda assim, Anabela A. Barbosa decide dar continuidade ao internamento compulsivo e enviar o doente para o Hospital Egas Moniz onde esteve 71 dias medicado com antipsicóticos injectáveis e sedativos.

    Só em Junho, oito meses depois do internamento, Carlos consegue que a sua versão seja dada como verdadeira. Os resultados da avaliação externa feita por determinação do tribunal, após pedido da sua defesa, eram claros: Carlos não estava doente.

    REACÇÕES Ainda que o director clínico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, José Salgado, não possa falar do caso em concreto por se tratar de um internamento que aconteceu no Egas Moniz - exterior a este Centro - o responsável falou em abstracto deste tipo de situações e afirmou não ser normal um internamento sem ver o doente. Ao i José Salgado reforçou: "Não é mesmo de todo habitual a condução ao hospital sem ver o doente" e admitiu que tendo em conta os contornos deste internamento, em causa pode estar, em tese, "um erro clínico ou de um erro ético."

    José Salgado é no entanto o responsável pelas urgências psiquiátricas no Hospital de São José onde o utente deu entrada, mas sobre a avaliação feita naquele hospital pela médica Anabela A.

    Ler artigo completoPáginas»

    ResponderEliminar
  22. [IDEM]-[Por Carlos Diogo Santos publicado em 25 Out 2014 - 05:00]

    UMA CURIOSIDADE MUITO CURIOSA (parte 3)

    «Portugal

    Homem que foi internado sem ser louco conta história na primeira pessoa


    inShare


    O homem que esteve quase três meses internado na ala psiquiátrica do Egas Moniz deu uma entrevista ao i, por considerar que é preciso um rosto para que algo mude
    Como é que foi estar dentro de uma ala psiquiátrica durante meses sabendo que não estava doente?

    Em primeiro lugar estava num hospital e ninguém me dizia do que é que eu padecia, nunca me foi mostrado nenhum relatório a dizer o porquê de eu ter sido internado compulsivamente. Isso foi o pior.

    Mas percebeu pelo ambiente que o que estaria em causa seria uma alegada doença mental?

    Naturalmente. Desde há muito tempo que há familiares que me dizem que eu tenho um problema...

    Porque é que acha que isso acontece?

    Eu trabalhava de madrugada até ser internado, porque a equipa que eu geria estava espalhada pelo mundo inteiro e eu não tinha horas. Estava sempre ligado e mal havia um toque no computador eu acordava. E isso contribuiu para a criação de uma imagem de que eu não estava bem.

    Culpa os seus familiares mais próximos por terem pedido o seu internamento?

    Não, o problema aqui não está no até ao internamento. Isso é do foro privado e acredito que o tenham feito por preocupação. O problema para mim vem a seguir e prende-se com a forma como eu sou internado sem qualquer avaliação médica.

    Quando diz que não tinha horas é porque trabalhava ao computador - fazia jogos - e não cumpria um horário normal...

    Sim, trabalhava com uma empresa sueca, desde que arranjei um sistema em que peguei em scripts deles e gerei uma nova fórmula de game play nos jogos deles. Ou seja, em vez de termos coisas que aconteciam por probabilidade eu fiz cadeias dinâmicas que estavam continuamente a ocorrer por baixo do jogo base e que faziam com que este fosse sempre diferente, mas plausível mediante as histórias. E começaram-se a juntar a mim pessoas de outros países, mais talentosas que eu. Esta minha ideia começou a ter sucesso e às tantas a empresa ofereceu-me a possibilidade de fazer um jogo de estratégia.

    Consegue agora perceber o que aconteceu até ao dia em que a PSP o foi buscar? Tudo começa quando a minha cunhada fala com uma médica amiga dela.

    Uma espécie de cunha?»

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  23. [TRAZIDO DA CONTA DO PROF. MANUEL FERREIRA (5/11)

    POLITICA REGIONAL: AS URGÊNCIAS DE LAMEGO VÃO FECHAR?!(ele diz que sim...)

    «Manuel António Ferreira (*)

    MEDICINA INTERNA DE LAMEGO EM RISCO DE FECHAR

    A problemática da saúde em Lamego e nomeadamente a rentabilização do Hospital de proximidade sempre mereceram por parte dos protagonistas políticos locais, independentemente da cor partidária, o empenho e o entendimento necessários a que o acesso aos cuidados de saúde por parte das populações fosse o melhor possível.

    Foi dentro deste espirito que, na reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 15 de Setembro de 2014, transmiti ao Presidente da Câmara a minha preocupação face à possibilidade de o Governo decretar o fecho das urgências nocturnas de Lamego e o encerramento dos serviços de Medicina Interna.

    No momento referi que, a acontecer este desfecho, estaríamos face a um rude golpe no campo da saúde para o Concelho de Lamego. Mais uma vez o poder central aplicava um ataque ao interior e particularmente a mais um serviço público do Distrito de Viseu. Alertei também para o conhecido défice de recursos humanos em vários serviços do Hospital, pois esta situação, a prolongar-se, podia levar ao estrangulamento dos serviços e ao seu encerramento.

    Assim, solicitei ao Presidente da Câmara que procedesse às devidas diligências, no sentido de se inteirar da veracidade destas afirmações, para que não sejamos apanhados desprevenidos com tomadas de decisão que nos prejudicam a todos.

    Em resposta, o senhor Presidente da Câmara Municipal referenciou que tem acompanhado em permanência a situação do hospital e que 90% dos problemas de que sofre o Hospital de Lamego decorrem da desadequação do modelo funcional que foi pensado e que já foi corrigido em alguns aspectos, nomeadamente no internamento de agudos e na qualificação da urgência.

    O tempo foi passando e as noticias sobre o eventual encerramento da Medicina Interna voltaram a acumular-se. Face a este facto, voltei, em recente reunião do executivo, a alertar o Presidente para a continuidade dos rumores que apontavam para o encerramento daquele serviço, inclusive no seio do corpo clinico da instituição.

    É que os vereadores do PS estão preocupados com esta situação e encontram-se disponíveis para colaborar para que tal desfecho não aconteça. Por isso, questionámos mais uma vez o Presidente da Câmara se possuía alguma informação sobre a delicadeza deste problema.
    Novamente a resposta foi no sentido de não levar a sério os rumores e de manter a confiança nas palavras dos responsáveis políticos da área da saúde. A ver vamos.

    Da nossa parte gostaríamos de ver os Presidentes da Câmara e da Assembleia com o ímpeto e a luta que noutras ocasiões já colocaram na defesa do Hospital.

    Ficando a questão: Não estará na hora de fazer Assembleias Municipais extraordinárias; de convidar os lideres dos grupos parlamentares da Assembleia da República; de tocar a rebate, colocando enormes tarjas nas janelas do Teatro anunciando uma sessão de esclarecimento; de colocar carros de som a percorrer as funcionais ruas da cidade?»

    (*)MANUEL FERREIRA É O PRESIDENTE DA CONCELHIA SOCIALISTA DE LAMEGO E DEPUTADO MUNICIPAL NA CML!

    ResponderEliminar
  24. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (5/11)]

    ???

    «EUA Idoso arrisca prisão por alimentar sem-abrigo

    Um idoso de 90 anos foi detido, no último domingo, quando distribuía refeições pelos sem-abrigo na pequena cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos. O homem pode agora ser condenado a uma pena de prisão de 60 dias por desobedecer a lei.

    (MUNDO Idoso arrisca prisão por alimentar sem-abrigo DR
    14:27 - 05 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    O caso está a revoltar os moradores de Fort Lauderdale na Flórida, Estados Unidos.

    PUB

    Arnold Abbott, de 90 anos, foi detido por distribuir refeições aos sem-abrigo da cidade. Além do idoso, outros dois membros de uma igreja local foram também detidos. Agora, o idoso arrisca uma prisão de 60 dias ou uma multa de cerca de 400 euros.

    Na origem da detenção está uma lei que foi aprovada há uma semana e que proíbe as pessoas de partilharem comida na via pública. A mesma lei entrará em vigor em Seattle, Los Angeles, Phoenix, Dallas e Filadélfia.

    De acordo com o The Independent, em 1999 o idoso já tinha processado a cidade de Fort Lauderdale por ter sido proibido dar de comer aos sem-abrigo na praia e venceu o processo em tribunal.

    À mesma publicação, Arnold Abbott contou que quando a polícia se aproximou dele exigiu que largasse o prato de comida que tinha na mão.

    “Falou comigo como se eu tivesse uma arma na mão. Estes são os mais pobres entre os pobres, não têm nada, não têm um teto sobre as suas cabeças”, frisou. »

    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  25. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (4/11)]

    CUIDADORES DOS IDOSOS RECEBEM PRÉMIOS!

    «A TENA trouxe até Portugal a iniciativa ‘Paixão de Cuidar’, que pretende valorizar os prestadores de cuidados que, em lares e instituições por todo o país, se dedicam a cuidar dos mais velhos.
    PAÍS Concurso inédito entrega prémios a quem cuida dos mais velhos TENA
    15:30 - 04 de Novembro de 2014 | Por Anabela de Sousa Dantas
    Share on printShare on email
    O programa ‘Paixão de Cuidar’, iniciativa promovida pela TENA para valorizar o trabalho dos prestadores de cuidados a idosos, chegou a Portugal e esta terça-feira serão conhecidos os vencedores das duas categorias a concurso: ‘Melhor História’ e ‘Melhor Ilustração’.

    PUB

    Liliana Patrícia Castro Barbosa, do Centro Social e Paroquial de Alfena - Pólo I, receberá o prémio de ‘Melhor História’ e Fernanda Marques dos Santos Silva, da Santa Casa da Misericórdia Aldeia Galega Merceana, é a vencedora da ‘Melhor Ilustração’, diz a organização em comunicado enviado às redações.

    Numa cerimónia apresentada pela jornalista Fernanda Freitas, no Altis Belém Hotel & Spa, o Centro Social e Paroquial de Alfena - Pólo I será ainda reconhecido com um prémio especial para ‘A instituição mais participativa’.

    Participaram neste programa enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas, assistentes sociais, fisioterapeutas e animadores. A iniciativa pretende valorizar o acompanhamento físico e mentalmente exigente destas pessoas que lidam, acompanham e cuidam da população sénior institucionalizada em lares e residências de todo o país. »

    ResponderEliminar
  26. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (5/11)]]

    UMA CURIOSIDADE CURIOSA! (parte x)

    «Carlos Rodrigues processa médicos que o internaram à força e o deram como louco

    (CATARINA GOMES 05/11/2014 - 08:03)

    O advogado diz que a informação clínica que fundamentou o seu internamento foi sendo “intencionalmente ocultada durante seis meses pelo hospital". Familiares defendem que Carlos precisa de ajuda médica. Hospital considera que o seu diagnóstico foi validado por pelo menos sete médicos psiquiatras.


    Carlos Rodrigues diz que a informação clínica que deu origem ao seu internamento foi ocultada pelo hospital ENRIC VIVES RUBIO

    MAIS
    “Necessidade de tratamento foi reconhecida por sete psiquiatras”
    Comissão criada para receber reclamações não existe há seis anos
    Duas decisões, dois exemplos

    “É raríssimo o médico que tenha coragem de pôr em causa um diagnóstico anterior”

    Carlos Rodrigues, programador informático que foi internado compulsivamente durante 71 dias ao abrigo da Lei de Saúde Mental, decidiu processar cinco dos médicos que intervieram em várias fases do seu processo clínico. A primeira queixa-crime deu entrada no Tribunal de Oeiras a 22 de Setembro. Esta não é a primeira vez que pessoas internadas compulsivamente contestam em tribunal este tipo de decisões. Os familiares, que accionaram o internamento, defendem que Carlos sofre de “perturbação delirante” e que não se quer tratar.

    Carlos Rodrigues, de 42 anos, diz que nunca tinha ido a um psiquiatra na vida, que nunca tinha tomado qualquer medicação psiquiátrica e que, no entanto, a 13 de Outubro do ano passado, bateram-lhe à porta quatro agentes da PSP para o conduzirem ao hospital. Traziam um mandado de condução. Dizia-se era “portador de anomalia psíquica”, que o seu estado de saúde se tinha “deteriorado”, que representava perigo e se recusava a ser tratado.

    Acabou por ficar internado 71 dias no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, foi medicado com antipsicóticos injectáveis. Diz que ficou com "a vida profissional arruinada", que ficou com uma depressão por causa do internamento e da medicação e que o estigma da sua suposta loucura ficará para sempre como uma marca.

    A Lei de Saúde Mental prevê, desde 1998, que o internamento compulsivo de doentes mentais se faça de acordo com um conjunto de regras que têm de ser validadas pelos tribunais. Desde logo diz que podem requerer o internamento médicos “no exercício das suas funções", "autoridades de Saúde" e o Ministério Público. Diz-se ainda que a medida é de tal forma grave que tem de estar em causa “uma situação de perigo”.

    No caso de Carlos foram familiares, os pais, o irmão e cunhada, que é médica, quem pediu o seu internamento por estarem convencidos de que sofre de uma doença mental de evolução prolongada. Na base da convicção dos familiares estaria informação que tinha colocado na Internet, afirma Carlos. Assim como o facto de haver na família, o seu avô paterno, um doente de esquizofrenia. O programador acrescenta que, à data do internamento, estava de relações cortadas com os seus pais, precisamente por andarem a dizer aos seus amigos, filha menor e contactos profissionais que sofre de doença mental, algo que o descredibilizou e lhe trouxe vários problemas de trabalho.

    Já os seus familiares defenderam que Carlos sofre de “ideias delirantes”, “que começou a gravar conversas com a família dizendo que o estavam a prejudicar”, que o vigiavam com câmaras de videovigilância, considerando “o pai como principal culpado da conspiração”, cita o relatório sobre o seu caso, elaborado pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, que faz parte do processo de internamento compulsivo, que correu no Juízo de Média Instrução Criminal, em Lisboa. A família tentou por várias vezes levá-lo ao psiquiatra e Carlos não aceitou, referiram os familiares.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      Carlos avançou com um processo contra os médicos, porque diz que foi internado injustamente e que não sofre de qualquer problema mental. Contesta sobretudo a “uma informação clínica” que deu origem ao internamento, que foi pedida pelos familiares e é assinada por uma médica interna de psiquiatria (em período de formação). Na nota, a clínica refere que a informação que reproduz lhe foi passada pelos familiares e pela cunhada, “dignos de credibilidade”, por ser “colega”, lê-se na informação clínica, de 11 de Outubro de 2013, que o PÚBLICO consultou.

      Na informação clínica, apesar de nunca o ter visto, a médica toma como certo que Carlos sofre de “perturbação delirante com grande tempo de evolução”. Alude ao seu isolamento social e corte de relações com a família. Na sua primeira avaliação psiquiátrica, nas urgências do Hospital S. José, para onde foi levado pela polícia, outra médica escreveu que Carlos sofre de “psicose delirante persistente”. Carlos afirma que a médica quase não falou consigo, leu a informação clínica da outra médica e colheu informações apenas junto dos seus familiares.

      Pedro Silva Lopes, o advogado de Carlos, que veio, pela primeira vez, expor o caso num artigo de opinião no PÚBLICO, diz que o documento que fundamenta o internamento foi pedido desde o início pelo advogado, mas foi sendo “intencionalmente ocultado durante seis meses” pelo hospital. Só a 9 de Abril deste ano, já depois da saída do doente do hospital, foi facultado. A psiquiatra em causa exerce no Hospital Egas Moniz, onde Carlos esteve internado.

      Carlos Rodrigues pergunta: “Como é que se passa um papel a dizer que a pessoa está para lá de Bagdad sem a ter visto? Não há relatos de quaisquer desacatos.” Carlos Rodrigues diz que tem uma empresa de informática que recebe fundos europeus e que vários negócios ficaram pelo caminho por causa do internamento e da forte medicação antipsicótica que foi sujeito, à força, além de ter ficado estigmatizado. “Isto vai acompanhar-me para o resto da vida. Se eu tiver um problema no osso da perna e me cortarem a perna errada, eu vou-me queixar, um suposto doente mental não tem credibilidade para nada.”» (FIM)

      Eliminar
  27. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (6/11)]

    EMPREGO JOVEM: DIPLOMA VAI CRIA 1500 ESTÁGIOS NO PODER LOCAL!

    «Publicado diploma para 1.500 estágios profissionais na administração local

    06/11/2014 16:25:45 3974 Visitas

    O lançamento dos estágios é publicitado na página da internet da entidade promotora
    Shutterstock

    Publicado diploma para 1.500 estágios profissionais na administração local

    As autarquias vão poder contratar até 1.500 jovens licenciados que estejam desempregados, ao abrigo do novo Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), de acordo com um decreto-lei hoje publicado em Diário da República.


    O decreto-lei 166/2014 estabelece as condições do recrutamento de jovens estagiários para "o desempenho de funções no contexto da administração local, prioritariamente as correspondentes à carreira de técnico superior do regime geral da função pública".

    Os estágios destinam-se a jovens "à procura do primeiro emprego ou sejam desempregados à procura de novo emprego", tenham até 29 anos à data de início do estágio e possuam, pelo menos qualificação corresponde à licenciatura (nível 6).

    No caso de estágios para funções distintas às de técnico superior, o diploma admite que os candidatos possam ter um nível de qualificação inferior à licenciatura.

    No caso de pessoas com deficiência e ou incapacidade, o limite de idade para se poderem candidatar aos estágios é de 35 anos.

    Os candidatos aos estágios não podem ter "registo de remunerações em regimes de protecção social de inscrição obrigatória" e constar de "sistema de ensino ou formação profissional a tempo inteiro" e têm de estar inscritos como desempregados no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP).

    O PEPAL destina-se às autarquias locais, entidades intermunicipais, associações de municípios e de freguesias de direito público e empresas locais.

    O programa pode, por portaria do membro do Governo da área da administração local, ser alargado a outras carreiras do regime geral da função pública.

    O estágio tem uma duração de um ano, não renovável, e os estagiários recebem uma bolsa de montante a fixar pelo Governo, acrescida de subsídio de refeição e seguro de trabalho.

    O Governo vai fixar anualmente, através de portaria, o máximo de estagiários a seleccionar, prevendo-se que seja reservada em cada edição do PEPAL uma quota de 5% da totalidade dos estágios para pessoas portadoras de deficiência.

    O lançamento dos estágios é publicitado na página da internet da entidade promotora, na bolsa de emprego público (BEP) e através de anúncios na comunicação social, e será comunicado à Direcção -Geral das Autarquias Locais (DGAL) e ao IEFP.

    Os estagiários com avaliação superior a 14 valores terão posteriormente preferência em concursos promovidos pela entidade onde foi realizado o estágio para ocupação de posto de trabalho de técnico superior, estipula o decreto-lei.

    Os futuros candidatos em concurso para ingressar em carreira de funções públicas beneficiam, ainda, no período de dois anos após o termo do estágio, da redução para 180 dias, do período experimental.

    Em anteriores declarações à agência Lusa, o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, destacou que, após a publicação da regulamentação do PEPAL, "tratar-se-á sobretudo do ponto de vista das autarquias decidirem quem pretendem para os estágios".

    "O nosso objectivo é que o programa de estágios sirva sobretudo para trazer jovens mais qualificados para ajudar a reforçar a qualificação dos recursos humanos nas autarquias e pretendemos que não sejam apenas estágios mas que depois, se possível, dêem lugar a emprego", afirmou.

    A proposta do PEPAL mereceu parecer favorável da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), mas os sindicatos da administração pública e local salientaram que a medida não deve servir para substituir trabalhadores das autarquias que, entretanto, decidam aderir ao programa de rescisões por mútuo acordo lançado »

    (ENVIADO POR AM)

    ResponderEliminar
  28. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (7/11)]

    POLITICA NACIONAL:PS APRESENTA AGENDA PRA UMA DÉCADA!

    «(07/11/2014 09:14:25 419 Visitas)

    O candidato socialista a primeiro-ministro apresenta a sua moção em Coimbra

    (Estela Silva/Lusa)

    António Costa apresenta moção de estratégia ao congresso do PS
    O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, apresenta hoje, em Coimbra, a sua moção de estratégia ao congresso do PS, depois de ter formalizado na quinta-feira a candidatura ao cargo de secretário-geral do partido.

    A moção de estratégia de António Costa definirá a linha política do PS nos próximos dois anos

    A apresentação por António Costa da moção de orientação política estratégica para o congresso nacional do PS, que se realiza em Lisboa nos dias 29 e 30 deste mês, está marcada para as 18h00 horas no auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.

    A moção de estratégia de António Costa, que definirá a linha política do PS nos próximos dois anos (período que inclui eleições legislativas e presidenciais), será balizada pelo programa "Agenda para a Década" - documento de médio prazo coordenado pela ex-secretária de Estado Maria Manuel Leitão Marques e que deverá incluir contributos provenientes de estruturas de reflexão política lançadas pela anterior direcção socialista, casos do Laboratório de Ideias e Proposta para Portugal (LIPP) e da Convenção Novo Rumo.

    Até às eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, agendadas para a semana anterior ao congresso (dias 21 e 22 de Novembro), o candidato socialista a primeiro-ministro vai percorrer o país, tendo já reuniões marcadas com militantes de todas as federações do país - um périplo que foi coordenado pela vice-presidente da bancada socialista e líder da federação de Setúbal, Ana Catarina Mendes.

    Ao contrário do que aconteceu no processo das eleições primárias de 28 de Setembro, em que estes encontros eram totalmente abertos à comunicação social, agora a equipa do candidato socialista a primeiro-ministro apenas abrirá à comunicação social a intervenção inicial de António Costa.

    Depois de apresentar a moção de estratégia em Coimbra, o presidente da Câmara de Lisboa desloca-se no sábado a Bragança, tendo uma sessão pelas 15h00 horas no auditório Paulo Quintela desta cidade.

    No domingo, o provável futuro líder do PS estará em Castelo Branco, tendo um encontro com militantes no auditório da NERCAB também ao início da tarde.

    Lusa/SOL»

    NB:NÃO ACONSELHO A LEITURA DOS COMENTÁRIOS ENTRETANTO COLOCADOS NESTA NOTÍCIA POIS NÃO DIZEM NADA, DIGAMOS ASSIM! (A. M)

    ResponderEliminar
  29. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (8/11)]

    POLITICA NACIONAL:RESUMO DO COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!(8 de nov/2014)

    «Marques Mendes Eleições antecipadas? Maioria pode ter "fama sem ter proveito"
    Para Marques Mendes, o facto de Cavaco Silva não querer antecipar as eleições legislativas não é necessariamente benéfico para a coligação governamental. À SIC, o comentador diz que a maioria pode ter a “fama sem ter proveito”, já que se as condições da coligação piorarem, o beneficiado será António Costa e o PS.
    POLÍTICA Eleições antecipadas? Maioria pode ter fama sem ter proveito DR
    21:32 - 08 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    Comentando na antena da SIC a entrevista dada por Cavaco Silva ao semanário Expresso, Marques Mendes considera que “já se adivinhava que o pensamento do Presidente era no sentido de não antecipar eleições”, algo que o comentador subscreve.

    Leia também:
    Só "grave crise política" poderá antecipar legislativas
    Eleições: Cavaco "escolheu estar de acordo com Governo"
    Cavaco é "o verdadeiro vice-primeiro-ministro" do Governo
    PUB

    Sobre a crítica de que a maioria quererá evitar eleições antecipadas para beneficiar de melhores resultados eleitorais, o antigo líder social-democrata diz que um eventual favorecimento à coligação governamental é “teoria”.

    Na sua perspetiva, pode dar-se o caso de “o clima de degradação política que existe em torno da maioria continuar”, algo que, “às tantas”, até poderia favorecer António Costa, o candidato a Primeiro-Ministro do PS.

    Antes de se colocar a questão em termos de quem beneficia – seja o Governo ou a oposição – “as coisas devem ser de acordo com a lei”, defendeu ainda. Recorde-se que na mesma entrevista o Presidente da República defendeu mesmo que só uma "grave crise política" levaria à antecipação das legislativas

    Marques Mendes considerou também que, na mesma entrevista ao Expresso de Cavaco Silva, há ainda um elemento a ser tido em conta. “O Presidente quis fazer dois avisos: não vou dar posse a um Governo minoritário”, em primeiro lugar, considerou, mas também uma aviso aos partidos para não deixarem “crispar” a situação política.

    Para o comentador, trata-se de “um aviso” da parte de Cavaco Silva, “com um ano de antecedência”, tanto aos agentes políticos como aos eleitores, de que para o Presidente da República o próximo deve ser um Governo com apoio maioritário no Parlamento.»

    ResponderEliminar
  30. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIA AO MINUTO (7/11)]

    POLITICA NACIONAL: RESUMO DA ENTREVISTA DO Sr PR AO EXPRESSO!

    «Cavaco Silva Só "grave crise política" poderá antecipar legislativas

    O Presidente da República garantiu que irá respeitar a lei e a Constituição na marcação das legislativas do próximo ano, sublinhando que só uma alteração da lei eleitoral pelo parlamento ou uma "grave crise política" poderiam antecipar o calendário previsto.

    POLÍTICA Só grave crise política poderá antecipar legislativas Lusa
    07:02 - 08 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email

    Em entrevista ao semanário Expresso, Aníbal Cavaco Silva lembra que a fixação da data das eleições legislativas entre 14 de setembro e 14 de outubro está na lei eleitoral desde 1999 e desafia os atuais deputados, se não concordam com a lei, a alterá-la.

    PUB

    "Se a Assembleia da República não mudar a lei eleitoral que aprovou em 1999, se não ocorrer uma grave crise política que ponha em causa a governabilidade, então as próximas eleições legislativas terão lugar em 2015, entre 14 de setembro e 14 de outubro. Ponto final", afirmou.

    Nos últimos tempos, a oposição em bloco tem reclamado a antecipação das eleições legislativas, mas os líderes da maioria PSD e CDS-PP, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, já recusaram essa possibilidade.

    Na entrevista - limitada a dois temas, data das legislativas e cultura de compromisso entre partidos - Cavaco Silva aconselha os partidos a concentrarem esforços nos problemas do país, como o desemprego e crescimento económico, e diz-se surpreendido por "políticos e articulistas" entenderem que o Presidente poderia dissolver a Assembleia para mudar a data das eleições.

    "Seria contra a Constituição. O instituto da dissolução só pode ser utilizado em caso de crise política muito grave", disse, referindo que este foi o caso em março de 2011, após a demissão do então primeiro-ministro José Sócrates.

    Por isso, reiterou, "não contem com o Presidente para ir contra a lei e a Constituição". "E se os senhores deputados agora pensarem de forma diferente [do que em 1999], façam o favor de mudar a lei, não tenho objeções".

    Ao Expresso, o chefe de Estado desdramatiza o desfasamento da data das legislativas do chamado semestre europeu, argumento que tem sido invocado nomeadamente pelo candidato único do PS a secretário-geral, António Costa. Cavaco Silva lembra, a este respeito, várias eleições em Portugal que ocorreram em outubro no passado e eleições recentes em países europeus, incluindo a Alemanha, que tiveram lugar em setembro.

    O Presidente também desvaloriza o argumento da preparação do Orçamento do Estado, que habitualmente é entregue no parlamento até 15 de outubro: "Portugal continua com um orçamento em vigor - o do ano anterior por duodécimos - e, se calhar, até é positivo para um Governo que surja das novas eleições se acalmar e ainda se manter durante algum tempo com as limitações de despesa que venham do passado".

    Questionado sobre o que entende que seria uma grave crise política em Portugal, Cavaco Silva definiu-a deste modo: "Que a governabilidade do país e a estabilidade política estivessem seriamente em causa".

    Interrogado se tal pode acontecer caso PSD e CDS digam que não estão disponíveis para irem coligados às eleições legislativas, o chefe de Estado referiu que a vida política nacional "precisa de mais serenidade e de não atingir esses graus de esquizofrenia".

    "Em Portugal, ainda hoje há manifestações de histeria política pelo facto de Durão Barroso ter ido para presidente da Comissão Europeia. Devíamos ter orgulho", lamentou.»

    ResponderEliminar
  31. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (8/11)]

    POLITICA NACIONAL:COLIGAÇÃO COM O PS?! (sim, não, talvez...)

    «Ana Drago "Não vejo interesse numa coligação com o PS"

    A ex-deputada do Bloco de Esquerda, Ana Drago, diz este sábado, ao Expresso, que não vê qualquer interesse numa coligação pré-eleitoral com o PS e sublinha que “não basta a António Costa apresentar-se como o homem de esquerda do PS ou fazer uma oposição que grita mais alto”.

    (POLÍTICA Não vejo interesse numa coligação com o PS DR
    18:48 - 08 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Ana Drago disse ao Expresso que está em ‘marcha’ a criação de uma “plataforma política de alternativa concreta e com capacidade de influenciar a governação ancorada à esquerda” e garantiu que essa plataforma “irá a eleições nas legislativas de 2015”.

    PUB

    E por falar em eleições, a ex-bloquista adianta: “Não vejo interesse numa coligação pré-eleitoral com o PS”.

    Até porque, refere, “não basta a António Costa apresentar-se como o homem de esquerda do PS ou fazer uma oposição que grita mais alto”.

    “Até agora, não foi muito claro sobre a proposta política que tem para apresentar ao país”, acusa.

    Apesar de não ter interesse em coligações com o PS, Ana Drago afirma que não tem dúvidas que quer “um diálogo à esquerda e com o Partido Socialista”.

    “O PS é, neste contexto, um parceiro imprescindível. É fundamental contar com o PS. Mas temos de ver se está, ou não, disponível”, conclui.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  32. [TRAZIDO DO FB: "OBSERVADOR" (10/11)]

    ÉBOLA EM ESPANHA: ENFERMEIRA PROCESSA ESTADO!

    «Teresa Romero exige indemnização de 150 mil euros por difamação. E uma queixa pela morte do seu cão
    HÁ 16 MINUTOS
    Partilhe
    A auxiliar de enfermagem espanhola, que esteve 25 dias internada depois de ter contraído o vírus do ébola, vai processar o diretor de Saúde de Madrid por difamação e atentado ao seu bom nome.


    Teresa Romero abandonou o Hospital Carlos III, em Madrid, 25 dias depois de ter sido internada com o vírus do ébola
    FERNANDO ALVARADO/EPA
    Autor

    observador_avatar
    Observador
    Tópicos

    ESPANHA
    SURTO DE ÉBOLA
    TERESA ROMERO
    VÍRUS DO ÉBOLA
    Teresa Romero, a auxiliar de enfermagem que esteve internada 25 dias depois de ter contraído o vírus do ébola, vai processar o diretor de Saúde de Madrid por difamação. A espanhola vai pedir uma indemnização de 150 mil euros por considerar que a sua honra foi posta em causa. E vai apresentar também uma reclamação pela morte do seu cão, que as autoridades acharam que podia representar um perigo para a saúde pública.

    Em causa estão as declarações de Javier Rodríguez que, poucos dias depois do internamento de Teresa Romero no Hospital Carlos III, em Madrid, acusou a auxiliar de enfermagem de ter violado o protocolo de segurança definido para a limitação do contágio, ao ter “mentido” sobre o seu estado de saúde. O diretor de Saúde afirmou, também, que Teresa Romero terá “ocultado” o facto de ter estado em contacto com o missionário Manuel García Viejo – a fonte de contágio que acabou por falecer em África.

    Segundo o jornal espanhol EL Mundo, Teresa Romero, que entretanto já saiu do hospital depois de vencer a batalha contra o ébola, vai tentar chegar a acordo com o diretor de Saúde de Madrid para o pagamento da quantia exigida. Se o acordo entre as partes não acontecer, Teresa Romero vai avançar com uma interposição de uma ação judicial, por considerar que a sua honra e o seu bom nome foram postos em causa.

    Os advogados da auxiliar de enfermagem já revelaram que os 150 mil euros serão destinados a várias Organizações Não Governamentais (ONG’s), principalmente às que se dedicam à causa da defesa dos animais. A esta decisão não será estranho o facto de o cão da auxiliar de enfermagem ter sido abatido pelos serviços sanitários sem que houvesse provas concretas de que o animal pudesse estar contagiado e se representava, ou não, um perigo real para os seres humanos.»

    ResponderEliminar
  33. [TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR (10/11)]

    SAÚDE: SE PASSA MTO TEMPO SENTADO, QUE TAL LER ISTO?!

    «Se passa o dia sentado ao computador, estas cinco dicas são para si

    8/11/2014, 19:23681 PARTILHAS
    Partilhe

    O mundo do trabalho assim o dita, mas o ser humano não foi feito para passar oito horas sentado a um computador. Contornar essa realidade pode fazer toda a diferença para a saúde.


    Pausas no trabalho para esticar os músculos ficam esquecidas
    AFP/Getty Images
    Autor

    Sara Otto Coelho lowres_
    Sara Otto Coelho
    sara_coelho
    Email
    Tópicos

    ERGONOMIA
    ESCRITÓRIOS
    SAÚDE
    O ser humano não foi feito para estar oito horas sentado em frente a um computador. O corpo relaxa, a má postura instala-se e, para aqueles que não fumam, as pausas no trabalho para esticar os músculos ficam esquecidas até à hora de almoço ou de saída. Agora que o mau tempo chegou e que as pessoas se deixam ficar ainda mais tempo afundadas na cadeira, a Time deixa cinco dicas para quem trabalha sentado numa secretária, mas que não quer que a saúde saia prejudicada.

    1. Ajuste o monitor

    Para quem trabalha num portátil, o melhor é pedir um aumento. Não de salário, mas de altura. De acordo com Jim Sheedy, diretor do Vision Performance Institute, na Universidade norte-americana do Pacífico, o topo do ecrã do computador deve estar ao nível dos olhos. É que se estiver muito abaixo, a cabeça também aponta para baixo, causando dores no pescoço e nas costas. Se estiver demasiado alto contribui para a secura dos olhos. Há várias bases para portáteis à venda, a preços simpáticos, para facilitar o nivelamento correto do computador.

    2. Atenção à má postura

    Uma má postura pode provocar, a médio e longo prazo, dores na cervical, lombalgias e hérnias discais, entre outras patologias do foro músculo-esquelético. É, por isso, fundamental não descurar este ponto e resistir à tendência de inclinar o corpo em direção ao computador, porque o desequilíbrio provoca pressão no pescoço e na coluna vertebral. É melhor optar por retrair o queixo, para manter o pescoço e a coluna alinhados.

    man_evolution-meme
    ©D.R.

    3. Levante-se…

    O sedentarismo, em particular o tempo em que uma pessoa fica sentada a trabalhar, a ver televisão ou nos transportes, pode elevar em até 64% o risco de morte por doenças cardiovasculares. A conclusão é de um estudo feito em 2010 pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, mas os alertas sobre o perigo de passar demasiado tempo sentado são vários. O ser humano não foi feito para passar o dia sentado. De acordo com uma investigação feita pela Universidade de Minesota, secretárias preparadas para trabalhar tanto de pé como sentado, como as “Jarvis Desk”, ajudaram os trabalhadores a passar mais 25% do tempo de trabalho de pé, o que pode aumentar a sensação de bem-estar e diminuir tanto a fadiga como o apetite.

    4. … E ande

    Melhor ainda do que ficar de pé é andar. Pôr o corpo a mexer. A Time refere que uma nova tendência: passadeiras de corrida na secretária, em que o trabalhador pode caminhar enquanto desempenha as tarefas no computador. Os custos elevados da medida podem desencorajar muitos empregadores portugueses, pelo que mudar de posição e fazer pausas para esticar as pernas, alongar os músculos e caminhar podem ser uma alternativa igualmente saudável. Além disso, está provado que as pausas são essenciais à concentração e ao desempenho.

    5. Descontraia-se

    Entre os vários problemas causados pelo stress está a contração dos músculos. Mandar uma piada, dar uma olhadela ao Facebook ou ler notícias não deve ser visto como incompatível com o profissionalismo. Pelo contrário. Todo o ser humano precisa de pausas. A Time dá o exemplo da técnica “Pomodoro”, um método de gestão de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste em utilizar um cronómetro (o nome deriva daqueles relógios de cozinhaem forma de tomate) para dividir o trabalho em períodos intensos de 25 minutos, aos quais se seguem cinco minutos de intervalo.»

    ResponderEliminar
  34. «ORÇAMENTO 2015
    Mota Soares: “Não devemos ter funcionários que não têm funções”
    HÁ UMA HORA
    Partilhe
    Ministro diz que saída de cerca de 700 funcionários da Segurança Social "não é despedimento". Mota Soares quer que IEFP coloque a trabalhar 20 mil desempregados de longa duração.


    Ministro explica esta tarde Orçamento no Parlamento
    MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
    Autor

    Liliana Valente lowres
    Liliana Valente
    LilianaValente
    Facebook
    Email
    Tópicos

    MOTA SOARES
    ORÇAMENTO 2015
    SEGURANÇA SOCIAL
    Mota Soares diz que não haverá despedimentos de funcionários na Segurança Social, apesar da redução de cerca de 700 postos de trabalho no ministério. O ministro da Solidariedade e Segurança Social está a ser ouvido no Parlamento onde defende o Orçamento para a Segurança Social e diz que “absolutamente ninguém é despedido” da Segurança Social, mas que “não devemos ter funcionários que não têm funções”. Do lado das medidas para combater o desemprego, Mota Soares garantiu que vai dar orientações ao Instituto de Emprego e Formação Profissional para colocar a trabalhar cerca de 20 mil desempregados de longa duração.

    Nas últimas semanas, os sindicatos da administração pública denunciaram a saída de cerca de 700 trabalhadores da Segurança Social. Hoje, na Assembleia da República, Mota Soares garantiu que não haverá despedimentos destes trabalhadores, mas que “todos terão acesso a um programa de requalificação”, à exceção “daqueles que seguiram junto com os equipamentos para a gestão das instituições”.

    “Não devemos ter funcionários que não têm funções. Não ter funções não é estímulo para ninguém”, disse o ministro na audição.

    Para o PS, pela voz do deputado Nuno Sá, esta “decisão do governo é gravíssima e inaceitável. Tem raízes profundas de outsourcing, privatizações, e cedências a lobbies económicos e privados no setor da economia social”, disse. Além disso, o deputado ainda defendeu que “requalificação” é como “despedimento” uma observação que teve direito a resposta do ministro que lembrou que a requalificação começou no Governo PS:”Não pode dizer que a requalificação era boa na altura do Governo do PS e agora dizer que é despedimento”.

    Na intervenção inicial, Mota Soares quis no entanto deixar uma novidade. Disse que “para orientar as respostas e os recursos para as situações mais problemáticas” irá dar “orientações precisas ao IEFP para que passe a utilizar de uma forma seletiva a modalidade de formação – Vida Ativa”. Estima Mota Soares que “no primeiro quadrimestre do ano de 2015 possam ser beneficiados cerca de 20 mil desempregados de longa duração”.

    Na intervenção, o ministro respondeu ainda à troika no que diz respeito ao aumento do salário mínimo. Diz o ministro que “mesmo que entidades externas possam não concordar com a nossa decisão, o Governo entendeu e continua a entender que é de elementar justiça que o fruto da recuperação económica que estamos a ter seja distribuído pelos salários mais baixos”.

    Na intervenção de Mota Soares não houve no entanto uma palavra sobre as pensões nem sobre o teto às prestações sociais que está no Orçamento do Estado para 2015.

    O deputado do PS, Nuno Sá, criticou o ministro dizendo que “até inventou um subsídio” – o subsídio social de doença – e ainda “não sabe como vai fazer, nem em que momento de 2015, mas já sabe que pelo menos 100 milhões de euros de cortes vai obter. Que beneficiários são abrangidos?”, questiona.

    No Orçamento do Estado para 2015, está uma rubrica que vale 100 milhões de euros de corte na despesa respeitante à imposição de um teto máximo para as prestações sociais não contributivas substitutivas dos rendimentos do trabalho. Sabe-se que o valor de referência será entre 550 euros e 600 euros por se tratar do rendimento médio de um trabalhador não qualificado. Não se sabe no entanto se será teto individual, se será um teto por família nem as prestações que estão abrangidas.



    Partilhe

    Proponha uma correção, sugira uma pista:
    lvalente@observador.pt»


    (TRAZIDO DO "OBSERVADOR/ENVIADO POR ASSUNÇÃO MONTEIRO)

    ResponderEliminar
  35. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (11/11)]

    METEOROLOGIA: PREVISÃO DO TEMPO PRA ESTA SEMANA!

    «Meteorologia IPMA avisa para vento, chuva e agitação maritima fortes

    Portugal continental está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a previsões de vento e chuva forte e de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    (PAÍS IPMA avisa para vento, chuva e agitação maritima fortes Lusa
    07:27 - 10 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    As ondas fortes que se deverão registar em todo o litoral do país já provocaram o encerramento de quatro barras marítimas, de acordo com informação hoje avançada pela Marinha.

    PUB

    De acordo com o 'site' daquela instituição, as barras de Vila Praia de Ancora, Esposende, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação enquanto as barras de Caminha, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas.

    O aviso amarelo está ativo para todos os distritos do continente e implica uma situação de risco para determinadas atividades que estão dependentes das condições meteorológicas.

    Os distritos do interior estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, já que o IPMA prevê rajadas na ordem dos 90 km/hora nas terras altas. O aviso é válido entre as 12:00 de hoje e 18:00 de terça-feira.

    Já os distritos da costa portuguesa se encontram sob aviso amarelo entre as 12:00 de terça-feira e as 18:00 de quarta-feira devido à previsão de ondas que podem atingir os quatro a cinco metros.

    O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas regiões do interior até ao início da manhã. Prevê-se ainda a existência de períodos de chuva a partir do meio da manhã no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e sendo, por vezes, forte a partir do meio da tarde.

    O vento tenderá a soprar fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado (20 a 30 km/h) a partir do meio da manhã, e por vezes forte e com rajadas de até 65 km/h no litoral oeste, que podem chegar.

    O IPMA prevê ainda a possibilidade de formação de gelo ou geada nas regiões do interior Norte e Centro.

    Quanto ao estado do mar, prevê-se, na costa ocidental, a formação de ondas de noroeste com 3 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 2 a 3 metros, enquanto na costa sul são esperadas ondas com 1 a 1,5 metros.

    Em relação às temperaturas, Faro deverá chegar aos 18 graus celsius, sendo a cidade mais quente de Portugal continental, seguido de Sagres e Beja com 17, Sines e Leiria com 16, Lisboa 15 e Porto 14.

    Na cidade da Guarda as máximas rondam os seis graus, com mínimas de um grau, enquanto em Bragança os termómetros podem chegar aos 8 graus de máxima, sendo a mínima esperada de zero graus»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:


      [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (10/11)]

      METEOROLOGIA: PREVISÃO DO TEMPO PRA ESTA SEMANA!

      Eliminar
  36. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (10/11)]

    POLITICA NACIONAL:COMENTÁRIO DO MIGUEL SOUSA TAVARES

    «Miguel Sousa Tavares

    "O Presidente da República ignorou a questão política"

    No seu espaço de comentário na SIC, Miguel Sousa Tavares, falou sobre a recusa do Presidente da República em antecipar as eleições legislativas. Para o comentador "o Presidente da República ignorou a questão política de fundo. Se quisesse intervir era chamar os partidos todos e dizer: 'Eu acho que seria conveniente mudarmos a lei para que o próximo governo fizesse o próximo orçamento'".

    (POLÍTICA O Presidente da República ignorou a questão política DR
    20:41 - 10 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto)

    Em declarações ao Jornal da Noite da SIC, o comentador Miguel Sousa Tavares falou dos interesses políticos em serem antecipadas as eleições legislativas. "As sondagens indicam que neste momento seria o PS a vencer, mas o PSD não tem interesse que as legislativas aconteçam agora".

    Leia também:
    Só "grave crise política" poderá antecipar legislativas
    "Se António Costa estiver quieto e calado" vence as legislativas

    PUB

    "Há uma questão de interesses partidários. Acho que o Presidente da República tentou disparar ao lado para ignorar a questão política", atira.

    Ainda sobre as declarações de Ferro Rodrigues, sobre a "falta de bom senso" em não serem antecipadas as legislativas, e sobre a possibilidade de se governar em duodécimos, Miguel Sousa Tavares afirma que "o Presidente ignorou a questão política" e acrescenta que "a lei eleitoral pode ser mudada".

    "Se quisesse intervir era chamar os partidos todos e dizer: 'Eu acho que seria conveniente mudarmos a lei para que o próximo governo fizesse o próprio orçamento'", remata.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  37. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (10/11)]

    TALVEZ GOSTE DE SABER!

    SABER NÃO OCUPA ESPAÇO!

    «O que não dizer a um pai que perdeu o filho (segundo o próprio)

    (SOL SOL | 10/11/2014 17:29:52 5535 Visitas)

    A vida dá uma volta de 180º e não se sabe o que fazer, nem como lidar com o futuro
    Shutterstock
    O que não dizer a um pai que perdeu o filho (segundo o próprio)
    Ninguém está preparado para perder um filho. Pela ordem lógica dos acontecimentos, as coisas deveriam ocorrer ao contrário. A vida dá uma volta de 180º e não se sabe o que fazer, nem como lidar com o futuro.


    O autor norte-americano Sam Fiorella escreveu um texto para o site Huffington Post onde descreve a forma como lidou com a morte do seu filho de 19 anos, que decidiu suicidar-se após um longo período de depressão.

    “Não há palavras que me consigam consolar. A morte é triste para os familiares e amigos que de quem partiu, mas também para aqueles que apoiam os que cá ficaram”, acrescenta.

    O autor descreve a ineficácia das palavras em casos destes. Aqueles que nos rodeiam tentam por tudo confortar-nos, mas não têm noção da falta de poder que estas afinal possuem.

    “Dizemos aos sobreviventes para serem fortes, para recordares os bons momentos (…) Infelizmente – e especialmente nos casos de suicídio – as palavras falham. Elas não deviam sequer ser partilhadas com aqueles que estão a sofrer. Apesar das boas intenções que tentam transmitir, acabam por agravar o sofrimento daqueles que fazem o luto”, explica Sam Fiorella.

    O autor fez uma lista das frases que lhe foram ditas após a morte do filho que em nada ajudaram a superar a perda de Lucas, de 19 anos.

    1. “Como estás?”: “Só existe uma resposta para isso: “Estou péssimo, obrigado por perguntares”. Claro que não é isso que respondo, aquilo que digo serve apenas para ser simpático para com aquele que pergunta”, afirma. “Em vez de me perguntar como estou, dê-me apenas um abraço silencioso”.

    2. “Sê forte”: “Se ser forte significa que não devo fazer o luto, fingir que o meu coração não está despedaçado, não o consigo fazer (…) É impossível. Àqueles que o tentam fazer, isso não é saudável. Só serve apenas para prolongar a agonia”, acrescenta.

    3. “O pior vai ser nas alturas festivas”: “O meu filho morreu a meio de Outubro e todos me dizem que o Natal vai ser terrível. Sim, os aniversários e as épocas festivas vão ser maus, mas porquê antecipa o sofrimento? Eu não sei como me vou sentir nessa altura”.

    4. “Sinto a tua dor”: É impossível sentir a dor de um pai que perde um filho. Pior ainda, esta frase acaba por colocar ainda mais pressão naqueles que perderam o familiar. “Saber que existem pessoas a sofrer connosco é uma bênção e uma maldição ao mesmo tempo. Sentimos o amor dos outro (…) mas por outro lado não conseguimos fazer o luto se estamos ocupados a consolar os outros”, diz o autor.

    SOL »

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (NOTÍCIAS AO MINUTO: 11/11)

      AMBIENTE/SAÚDE/DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO:???

      Legionella Adubos de Portugal na origem do surto que pode ser "crime"
      O ministro do Ambiente revelou, esta terça-feira, que o surto de Legionella está relacionado com as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, de acordo com o avançado pela SIC Notícias. Moreira da Silva fala em “crime ambiental”.
      PAÍS Adubos de Portugal na origem do surto que pode ser crime DR
      12:58 - 11 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto com Lusa
      Share on printShare on email
      O ministro do Ambiente esteve em Vila Franca de Xira, o epicentro do surto de Legionella, que já infetou 233 pessoas e causou a morte a cinco. A origem do surto, de acordo com a SIC Notícias, serão as torres de refrigeração da empresa Adubos de Portugal, situada na mesma localidade.

      PUB

      “A situação relacionada com o surto de Legionella pode ser um crime ambiental”, terá afirmado Jorge Moreira da Silva, de acordo com a mesma estação.

      O ministro anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal para averiguar um eventual crime ambiental.

      Segundo Moreira da Silva, a ação inspetiva vai decorrer "nas próximas horas" e será para averiguar "eventual crime ambiental por libertação de microrganismos para o meio ambiente".

      O ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e da Energia advertiu que se está "perante amostras e análises que estão ainda em cultura", pelo que "os resultados definitivos ainda demorarão algumas horas".

      "Mas tendo em atenção as análises que foram feitas, tanto no sábado, como novamente no domingo, consideramos que um grau de probabilidade mais elevado está associado às torres de refrigeração e, no âmbito das torres de refrigeração, concretamente em relação a esta empresa", explicou Jorge Moreira da Silva.

      O governante sublinhou ainda que "o foco está controlado desde o momento em que se decidiu no terreno que as torres de refrigeração, mesmo sem análises comprovativas que apontassem para a presença de legionella", fossem encerradas no domingo.

      [Notícia atualizada às 13h20]

      (ENVIADO POR: A.MONTEIRO)

      Eliminar
  38. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (10/11)]

    POST INFORMATIVO:ESTAMOS EM ÉPOCA DE GRIPES E CONSTIPAÇÕES, MAS NÃO SÓ...

    «Legionella Atuais condições climátéricas facilitam propagação da bactéria

    O diretor do Laboratório de Microbiologia da Universidade de Coimbra (UC), Milton Costa, disse hoje que as atuais condições atmosféricas, com temperaturas amenas e alguma humidade atmosférica, facilitam a propagação da bactéria legionella.

    (PAÍS Atuais condições climátéricas facilitam propagação da bactéria Reuters 18:13 - 10 de Novembro de 2014 | Por Lusa Share on printShare on email)

    Em declarações à agência Lusa, Milton Costa realçou que "a humidade atmosférica deixa sobreviver as gotículas" com bactérias, libertadas "sobretudo pelas torres de ar condicionado", arrefecidas a água.

    PUB

    "Com estas temperaturas e com a humidade que está", verificam-se condições "muito mais propícias à disseminação da bactéria", adiantou.

    Com mais humidade atmosférica e temperaturas que poderão rondar os 17 graus centígrados, "as gotículas não secam e sobrevivem mais tempo".

    A aspiração das gotículas contaminadas "é a única maneira de contrair esta doença", explicou Milton Costa, que preside, desde agosto, à Comissão Internacional de Sistemática de Procariotas, organismo responsável pela descrição e classificação de bactérias, com sede no Reino Unido.

    "Não temos de nos preocupar muito em encontrar legionellas em água fria, abaixo dos 17 graus", esclareceu. Estas bactérias "sempre existiram" na natureza.

    "Mas criámos condições para o seu desenvolvimento com a nossa maneira de viver", disse o investigador, destacando o "ar condicionado com arrefecimento a água" e as caldeiras de distribuição de água quente por grandes edifícios, tubagens diversas e chuveiros de duche, entre outros sistemas.

    Os ambientes naturais quentes "são habitados por legionellas, mas raramente causam doenças", sublinhou Milton Costa, que é também diretor do Laboratório de Controle de Qualidade Microbiológica do Biocant, parque tecnológico de Cantanhede.

    Na semana passada, o Biocant "recebeu umas amostras" provenientes da zona de Vila Franca de Xira, onde foram detetados os primeiros casos do surto de legionella, as quais, "para já, estão negativas", acrescentou.

    Segundo Milton Costa, a doença "não se contrai" pelo consumo de águas minerais engarrafadas. "Isso é impossível", frisou.

    Também nas termas portuguesas, a probabilidade de ser contraída a doença é muita baixa.

    "Posso garantir que as termas que eu conheço têm muito cuidado com as legionellas", referiu, ao indicar que atualmente os operadores "têm muito cuidado", para não correrem o risco de ver as unidades encerradas por força da lei.

    O Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, dirigido por Milton Costa, possui a maior coleção portuguesa de bactérias, que inclui estirpes clínicas e ambientais da legionella, que pode causar pneumonias atípicas de consequências graves para os humanos, incluindo a morte.

    Aquele laboratório conserva amostras de estirpes, conservadas a 80 graus negativos, "principalmente de nascentes termais de vários países", como Estados Unidos, Islândia, Itália, França, Espanha e Portugal, entre outros, mas também colhidas em ambientes artificiais, que estão disponíveis para investigadores de todo o mundo.»

    ResponderEliminar
  39. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (11/11)]

    SAÚDE:???

    «Surto Uma pessoa infetada com Legionella internada em Vila Real

    Uma pessoa infetada com Legionella foi internada no Hospital Vila Real, disse à Lusa fonte daquela unidade de saúde, explicando que o caso tem relação com Vila Franca de Xira.

    (PAÍS Uma pessoa infetada com Legionella internada em Vila Real Lusa
    12:15 - 11 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    Segundo a mesma fonte, o doente infetado com legionella, bactéria que provoca pneumonias graves e que pode ser mortal, está internado na unidade de cuidados intermédios do Hospital de Vila Real, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, e está "estável".

    Leia também:
    Atuais condições climátéricas facilitam propagação da bactéria
    A cronologia do recente surto de legionella
    Há uma desaceleração mas vão haver mais casos, diz ministro

    PUB

    Este caso junta-se aos outros casos de doentes internados não só em hospitais da Grande Lisboa, mas também no Barreiro, em Castelo Branco e no Porto, todos relacionados com Vila Franca de Xira, onde no final da semana passada foi identificado um surto de legionella.

    A bactéria Legionella, que provoca a Doença do Legionário, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo já infetado 235 pessoas e provocado a morte de cinco.

    Todos os casos, de acordo com a Direção Geral de Saúde, "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

    A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

    No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.»

    ResponderEliminar
  40. [IDEM]

    «Legionella: 40 doentes internados nos cuidados intensivos
    15:05 - 11 de Novembro de 2014»

    ResponderEliminar
  41. [TRAZIDO DO BLOG ASAS DA MONTANHA 811/11)9

    COISAS DE TAROUCA: UM RETRATO À LAMINUTA DA PARÓQUIA!

    «Inquérito Paroquial


    Este inquérito, levado a cabo pelo jornal Sopé da Montanha, não teve por finalidade ser abrangente, nem exaustivo nem perfeito. Apenas uma amostra da realidade paroquial.

    Bem-haja a todos os que colaboraram com o jornal.

    Destaques:

    1./Confirma-se que Castanheiro do Ouro é a população mais jovem da Paróquia. Mais crianças, mais jovens e mais casais novos.
    Se tivermos em conta que é o povo de mais recente fundação – o que era o Castanheiro do Ouro há cem anos? – compreendemos de imediato esta realidade.

    Esta realidade faz ressaltar a necessidade de uma capela naquele povo onde não existe qualquer templo.

    2./Quintela, Vila Pouca, Ponte das Tábuas e Teixelo são as povoações mais envelhecidas, despovoadas e com menos gente nova.

    3./Existem 476 pessoas com idade inferior a 25 anos. Isto numa paróquia do interior deste país, é muito significativo.

    Quantos vão ficar por aqui? Esta é a questão que preocupa. Sem emprego local, não é possível fixar as pessoas. Os jovens, mormente os que adquirem mais formação e cultura, debandarão, empobrecendo-nos.

    Só 120 casais têm menos de 40 anos!

    Enquanto se reduzir Portugal a uma faixa de 20 km ao pé do mar, enquanto não se olhar solidariamente para o todo nacional, enquanto não houver políticas a sério que promovam o desenvolvimento do interior, continuaremos a assistir à desertificação do mesmo interior e à superconcentração de pessoas no litoral, com toda a carga de inconvenientes que daqui resulta.

    4./91 pessoas, com mais de 30 anos, permanecem solteiras. E não consta que optassem pela vida sacerdotal ou religiosa (frades ou freiras). É certo que nem toda a gente tem vocação para o casamento. É certo que alguns destes cidadãos, em virtude de deficiências e de doenças, ficaram solteiros. Contudo o número parece exagerado.

    5./123 pessoas têm mais de 80 anos. Que maravilha! Mas tal exige políticas ativas de apoio à 3ª idade, para que os idosos se sintam cidadãos de pleno direito, perfeitamente integrados e respeitados.

    6./Depois dos povos maiores – Tarouca e Castanheiro do Ouro – Arguedeira aparece com a povoação com mais equilíbrio etário. É significativo o número de crianças, jovens e casais novos que aí vivem.

    7./171 viúvos. Um desafio para a sociedade e para quem governa. Como vive esta gente? Que apoio familiar recebe? Como é que a sociedade se solidariza com estas pessoas?

    Publicada por Paróquia de Tarouca »

    ResponderEliminar
  42. [TRAZIDO DO FB:CM (10/11)]

    NOVA LEGISLAÇÃO VS LIBERDADE DE EXPRESSÃO

    «10.11.2014 17:54

    Jornalistas contra alterações à lei

    Associações de editores sublinham que proteção dos cidadãos não pode ser feita à custa da liberdade de imprensa e lançam petição na internet.
    Por Sandra Rodrigues dos Santos

    As associações de editores e de jornalistas europeus lançaram novo apelo aos Estados-membros, sob a forma de petição online, cujo objetivo é travar o enfraquecimento da liberdade de imprensa, solicitando a introdução de uma exceção para o tratamento jornalístico de dados no âmbito da revisão do regulamento de proteção de dados em discussão na União Europeia.

    No seguimento de um debate sobre a matéria, editores e jornalistas consideram que a revisão, conforme proposta, põe em risco o atual nível de proteção do trabalho jornalístico. "Sem a consagração de uma exceção, os jornalistas terão, por exemplo, de pedir autorização a um político se quiserem escrever sobre ele e terão de informar o sujeito antes da publicação de artigos", explica o Conselho Europeu de Editores (EPC). Os meios de comunicação reconhecem a importância de uma melhor proteção dos cidadãos, mas defendem que isso não pode ser feito à custa da liberdade de imprensa e lançaram uma petição que tencionam entregar às autoridades como forma de pressão.

    Em Portugal, a recém-criada Plataforma de Media Privados afirma que "neste momento não há qualquer comentário a fazer". Já o Sindicado de Jornalistas subscreveu o apelo.»

    (ENVIADO POR:A:M.)

    ResponderEliminar
  43. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (12/11)]

    METEOROLOGIA: CUIDADO COM ESTE "VERÃO" DE S.MARTINHO!

    «Tempo vai piorar no final do dia

    12/11/2014 17:07:52 6508 Visitas

    Há condições para a ocorrência de trovoada

    Tempo vai piorar no final do dia

    A Protecção Civil emitiu hoje um aviso à população, a alertar para um agravamento do estado do tempo a partir do fim do dia de hoje, que deverá prolongar-se pelas próximas 48 horas.


    Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de períodos de chuva, por vezes forte, com condições para a ocorrência de trovoada, com maior intensidade e persistência no Minho e no Douro Litoral, durante a madrugada e manhã de quinta-feira.

    Ao final do dia de quinta-feira e até ao fim da madrugada de sexta-feira, as condições meteorológicas deverão manter-se, com maior indecência ao final do dia de quinta-feira no Algarve, lê-se no comunicado.

    De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, citadas pela ANPC, prevê-se ainda vento de sudoeste, por vezes forte até 70 quilómetros por hora (km/hora), no litoral oeste, e na ordem dos 90 km/hora, nas terras altas, nas regiões do norte e centro, a partir do final do dia de hoje e até ao início da manhã de sexta-feira.

    Quanto ao estado do mar, prevê-se agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste, entre quatro e cinco metros, até ao fim da tarde de hoje, e novamente a partir do início de sexta-feira, até domingo.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR A.M.)

    ResponderEliminar
  44. TRAZIDO DO SITE MANUEL ANTÓNIO DA MOTA-ENGIL

    «CANDIDATURAS FINALISTAS

    Conheceu finalmente o seu epílogo o processo de seleção das 10 candidaturas finalistas da 5a edição do Prémio Manuel António da Mota.

    O interesse suscitado por esta iniciativa está bem patente através das inúmeras candidaturas recebidas, provenientes de instituições de todo o território nacional.

    O Comité de seleção composto por representantes da Fundação Manuel António da Mota e TSF - Rádio Notícias, deliberou passar à 2a Fase as seguintes 10 instituições finalistas:

    - ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce
    - APFN – Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
    - Associação Bagos d’Ouro
    - Associação das Escolas Jesus, Maria, José do Monte Pedral
    - Associação Nomeiodonada
    - Câmara Municipal de Fafe
    - Câmara Municipal de Odivelas
    - CASFIG – Coordenação de Âmbito Social e Financeiro das Habitações do Município de Guimarães
    - Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE
    - MDV – Movimento de Defesa da Vida
    Seguir-se-á a avaliação das candidaturas por parte do Júri de seleção que é composto pelos seguintes membros por ordem alfabética:

    - Prof. Dr. Daniel Serrão – Professor Convidado do Instituto de Bioética da UCP
    - Padre Lino Maia – Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS)
    - Dra. Maria Joaquina Madeira – Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações em 2012
    - Dra. Maria Manuela Eanes – Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota
    - Dra. Maria Manuela Mota – Vogal do Conselho de Administração da Mota-Engil SGPS e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota
    - D. Rosa Maria Mota - Vogal do Conselho de Administração da Fundação Manuel António da Mota

    O processo de escolha da candidatura vencedora envolverá, nos termos do Regulamento do Prémio, a apreciação in loco das atividades e projetos concorrentes, ação esta integrada no conjunto de reportagens que a TSF-Rádio Notícias irá realizar com cada uma das instituições finalistas.

    O anúncio da candidatura vencedora terá lugar na Conferência “Portugal Família” a realizar em dezembro na cidade do Porto.

    Os nossos parabéns às candidaturas finalistas, e uma saudação muito especial a todas as instituições que nos honraram com a sua candidatura e a quem queremos testemunhar o nosso mais profundo agradecimento.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  45. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF (12/11)]

    METEOROLOGIA:NOVO AGRAVAMENTO DO TEMPO! (a partir das 3 da matina...)

    «Chuva e vento fortes nas próximas 48 horas

    Publicado hoje às 15:06

    A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um alerta para chuva e vento fortes, já a partir desta noite e durante as próximas 48 horas. Do Minho ao Algarve.

    Seguindo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz que, a partir do fim do dia de hoje, 12 de novembro, e para as próximas 48 horas, haverá:

    - períodos de chuva por vezes forte com condições para a ocorrência de trovoada, com maior intensidade e persistência no Minho e Douro-Litoral, durante a madrugada e manhã de amanhã, e novamente, a partir do fim do dia de amanhã e até ao fim da madrugada de sexta-feira, e também com maior intensidade no fim do dia de amanhã, no Algarve;

    - vento de sudoeste por vezes forte até 70 km/h no litoral oeste e da ordem dos 90 km/h nas terras altas, nas regiões do norte e do centro, a partir do fim do dia de hoje e até ao início da manhã de sexta-feira;

    - agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros, até ao fim da tarde de hoje e novamente a partir do início de sexta-feira e até domingo.»

    NB:ESTA INFORMAÇÃO FOI CONFIRMADA E ALARGADA AO LONGO DO DIA!

    ResponderEliminar
  46. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (12/11)]

    JUSTIÇA À PORTUGUESA: O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?!

    «Polícia reintegrado não recebe oito anos de salários e ainda fica a dever 20 mil euros

    (PEDRO SALES DIAS e PEDRO CRISÓSTOMO 12/11/2014 - 07:53)

    PSP diz que António Ramos, expulso em 2006 por criticar José Sócrates, teria cerca de 81 mil euros a receber, mas a Caixa Geral de Aposentação reclama mais de 101 mil em pensões.

    DANIEL ROCHA
    15
    TÓPICOS
    Governo
    José Sócrates
    IRS
    PSP
    Função Pública
    economia, negócios e finanças

    O agente da PSP que em Janeiro foi reintegrado na corporação por decisão judicial, oito anos após ser expulso por ter criticado o então primeiro-ministro, José Sócrates, não vai afinal receber os salários desse tempo e ainda ficará a dever cerca de 20 mil euros.

    A PSP fez as contas e António Ramos, presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP), teria de receber 81.454 euros correspondentes a oito anos de salários, mas a Caixa Geral de Aposentações (CGA) exige-lhe a devolução de 101 mil euros das pensões de reforma que recebeu.

    “Verifica-se que a quantia líquida a abonar ao trabalhador por esta Polícia é inferior à dívida [do agente à CGA]”, pelo que “não é possível proceder à sua liquidação por compensação”, refere um ofício do Departamento dos Recursos Humanos da Direcção Nacional da PSP ao qual o PÚBLICO teve acesso.

    António Ramos teria de receber um total de mais de 166 mil euros ilíquidos entre remuneração base, subsídios de férias e Natal, subsídios de refeição e de fardamento. Porém, a esse valor são retirados mais de 55 mil euros só em sede de desconto de IRS, além de reduções remuneratórias, sobretaxa extraordinária e descontos para a Caixa Geral de Aposentações. A questão é que às remunerações, apesar de referentes a anos anteriores, a PSP aplicou taxas de IRS de 2014 que são mais pesadas.

    Terá sido a própria Autoridade Tributária a instruir a PSP nesse sentido. Confrontada com a dúvida, a PSP questionou as Finanças sobre se deveria ou não aplicar as taxas correspondentes aos anos anteriores.

    “Como é que é possível aplicarem-me estas taxas? Pagam-me por anos anteriores taxados pelo IRS de agora. Andaram a empatar-me com contas e na verdade estudaram uma forma de não me pagar nada. Perdi oito anos da minha vida profissional na PSP a batalhar nos tribunais. Os juízes deram-me razão e agora tentam dar a volta a isso”, disse António Ramos, que garantiu que vai voltar a recorrer aos tribunais para ser “devidamente ressarcido”.

    A PSP assegurou estar "a cumprir integralmente o acórdão do Supremo Tribunal Administrativo no que diz respeito à reconstituição da carreira do agente desde 2006, considerando as verbas que importa liquidar até ao presente”.

    Outros casos de tributação de rendimentos em atraso têm merecido a atenção do actual provedor de Justiça e anteriores. Ainda em Julho, durante a consulta pública da reforma do IRS, José de Faria Costa veio alertar para a dupla penalização dos contribuintes. Isto, porque os rendimentos “retroactivos” são tributados no ano em que são pagos.

    O código do IRS prevê que, quando são pagos em atraso, esses rendimentos são divididos pelo número de anos a que dizem respeito, até um limite de seis. A taxa de IRS aplica-se à globalidade dos rendimentos, mas é determinada em função do montante que resulta daquela divisão, mais os rendimentos produzidos no ano em curso.

    Colhendo uma recomendação da comissão para a reforma do IRS, o Governo propõe que, a partir de 2015, todas as categorias de rendimento sejam abrangidas e que deixe de haver um limite de seis anos naquele quociente. A ideia é que os rendimentos pagos em atraso sejam divididos pelo número de anos em causa.»

    (ENVIADO POR: Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. INFORMAÇÃO: TEXTO LEVADO PRÓS COMENTÁRIOS DO POST 36: UMA ESTÓRIA "PORNOGRÁFICA"!

      Eliminar
  47. [TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF (12/11)]

    POLITICA NACIONAL: ???

    «aioria aprova conferência para concretizar audição pública sobre dívida
    Publicado ontem às 16:42
    A maioria acusa o Partido Socialista de querer «instrumentalizar» o Parlamento, ao querer prolongar o debate da reestruturação da dívida no tempo, até ter uma ideia sobre a reestruturação. A posição foi manifestada aos jornalistas no final da conferência que juntou os líderes parlamentares.
    No final do encontro, social democratas e centristas anunciaram que o modelo de debate da reestruturação, na Assembleia da República (AR), passa por uma conferência com especialistas nacionais e internacionais e por um debate temático com o Governo.
    No entanto, os socialistas falam de cobardia e dizem que a maioria está a tentar limitar o debate. O PS quer alargar o debate sobre a reestruturação da dívida até ao final de janeiro e acusa a maioria de querer retirar importância do debate ao transformá-lo, diz Marcos Perestrello, numa simples conferência.
    O vice-presidente da bancada parlamentar do PS salienta que PSD e CDS já tinham aprovado a discussão, mas que revelam agora falta de coragem.
    Já o PSD sublinha que se trata de uma conferência parlamentar com convites a personalidades nacionais e internacionais e a realização de um debate temático com a presença de todos os ministros e de Pedro Passos Coelho. O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusa por isso os socialistas de estarem à procura de ganhar tempo até terem uma posição definida sobre a reestruturação da dívida.
    Uma falta de decisão que, sublinha a maioria, revela a irresponsabilidade dos socialistas que, já garantiram, vão utilizar todos os mecanismos à disposição para prolongar o debate.
    Pelo PCP, João Oliveira acusou o PS de não saber o quer a discussão pública por não saber também o que quer da renegociação da dívida. Pelo CDS, Nuno Magalhães insistiu que os socialistas querem instrumentalizar o parlamento para protelar o debate.
    No final da reunião, Luís Montenegro foi ainda questionado sobre a reunião entre a bancada da maioria e a bancada do PS para discutir a reforma do IRS e a chamada fiscalidade verde. O líder parlamentar social democrata diz que, apesar de ter ficado agradado com a disponibilidade dos socialistas, tem observado alguns «sinais contraditórios» por parte dos responsáveis do PS, em particular de António Costa, que acusa mesmo de «arrogância e fraqueza política».
    João Alexandre
    Artigo Parcial»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Maioria aprova conferência para concretizar audição pública sobre dívida Publicado ontem às 16:42 (...)»

      Eliminar
  48. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (12/11)]

    METEOROLOGIA

    «Chuva forte deixa sete distritos sob aviso laranja

    12/11/2014 21:07:48 8738 Visitas

    Chuva forte deixa sete distritos sob aviso laranja

    Seis distritos de Portugal Continental estarão sob aviso laranja por causa da previsão de chuva forte ao longo das próximas horas, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


    Os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto e Aveiro estarão sob aviso laranja entre as 03:00 e as 09:00 de quinta-feira. O mesmo aviso é válido para os distritos de Beja e Faro apenas a partir das 00:00 de sexta-feira.

    Os restantes distritos do Continente, assim como as ilhas dos grupos central e ocidental, estão sob aviso amarelo.

    Lusa/SOL»

    ResponderEliminar
  49. [TRAZIDO DA SAPO NOTÍCIAS (13/11)]

    FUTEBOL: NA LUTA PELO APURAMENTO PRÓ EUROPEU/16

    «O jogo Portugal - Arménia está agendado para as 19h45 desta sexta-feira no Estádio do Algarve.
    Vídeo
    Fernando Santos
    Selecionador de Portugal
    ARTIGOS RELACIONADOS

    O exemplo que Fernando Santos queria dar, mas não deu
    Rui Águas: "Ronaldo a ponta-de-lança não me parece a melhor opção"
    Toni: "Com Fernando Santos há maior harmonia na seleção"
    Marcos Pizzelli, o arménio-brasileiro que sonha vencer Portugal
    "Poderemos fazer uma surpresa", diz selecionador arménio
    Por Evandro Delgado e Miguel Henriques sapodesporto@sapo.pt

    Fernando Santos fez a antevisão do jogo entre Portugal e Arménia, marcado para esta sexta-feira no Estádio do Algarve. O selecionador de Portugal alerta para os perigos do contra-ataque dos arménios, num jogo onde Portugal ainda poderá enfrentar o problema do tempo: há previsão de chuva forte para a hora do jogo. Apesar de todas as condicionantes, o selecionador de Portugal quer ganhar, "nem que seja com pau".

    "Espero que São Pedro esteja connosco também. Se há um grande temporal as coisas não ficam boas para o futebol. Mesmo com isso, com um pau ou outra coisa qualquer, temos de ganhar. Todos os que aqui estão têm uma disponibilidade total, estão aqui para servir a equipa, joguem ou não, joguem à esquerda ou à direita", sublinhou o selecionador da turma das quinas.

    Para vencer a Arménia, Portugal irá contar com o apoio de quase 22 mil pessoas nas bancadas do Estádio do Algarve. Lotação esgotada para o primeiro jogo oficial de Fernando Santos em Portugal como selecionador luso.

    "Termos os bilhetes esgotados dois dias antes é um ótimo sinal e queremos corresponder a isso. Os meus jogadores estão preparados para corresponder", apontou.

    Do lado da Arménia, Mkhitaryan é o jogador que chama mais atenção à imprensa. O médio ofensivo do Borussia Dortmund é o nome mais sonante da seleção da Arménia mas nem por isso irá merecer tratamento especial.

    "Nem que jogasse contra a Alemanha iria marcar Muller, não iria marcar nenhum jogador homem a homem. Eles é que têm de se preocupar connosco. Respeitamos todos os jogadores da Arménia e sabemos as características deles, mas não vou fazer marcação especial a ninguém, não passa pela cultura da equipa. Nunca o fiz, nem quando estava em equipas que não tinham estas características, muito menos o vou fazer aqui", disse o selecionador de Portugal, na sala de imprensa do Estádio do Algarve, onde fez a antevisão do encontro da fase de grupos de apuramento ao Euro2016.

    Fernando Santos garante que haverá mudanças na estrutura da equipa, sem, no entanto, revelar quem irá jogar. O selecionador de Portugal confia nos seus jogadores e nas suas capacidades para conseguir os três pontos frente a Arménia.

    "Sei qual é o onze que vai jogar, mal seria se não o soubesse. Tenho 24 jogadores que me deixam tranquilos. Não era possível trazer todos para este jogo. Este conjunto de jogadores tem demonstrado uma aplicação enorme e uma vontade enorme de fazer bem", concluiu.

    O jogo Portugal - Arménia está agendado para as 19h45 desta sexta-feira no Estádio do Algarve.»

    NB:A MENOS DE 20 HORAS PRÓ JOGO COM A ARMÉNIA, O SELECCIONADOR PORTUGUÊS AINDA NÃO REVELOU OS 11, MAS JÁ DISSE QUAL VAI SER A TÁCTICA:" NÃO VAMOS ENTRAR EM CAMPO COM O COISO DURO, PORQUE 11 PINHEIROS EM CAMPO NÃO GANHAM JOGOS E NÓS TENHO QUE GANHAR!"

    ResponderEliminar
  50. REPETIÇÃO

    «PORTUGAL - ARMÉNIA13-11-2014 15:40

    Fernando Santos quer ganhar, "nem que seja com pau"

    O jogo Portugal - Arménia está agendado para as 19h45 desta sexta-feira no Estádio do Algarve.

    Por Evandro Delgado e Miguel Henriques sapodesporto@sapo.pt

    Fernando Santos fez a antevisão do jogo entre Portugal e Arménia, marcado para esta sexta-feira no Estádio do Algarve. O selecionador de Portugal alerta para os perigos do contra-ataque dos arménios, num jogo onde Portugal ainda poderá enfrentar o problema do tempo: há previsão de chuva forte para a hora do jogo. Apesar de todas as condicionantes, o selecionador de Portugal quer ganhar, "nem que seja com pau".

    "Espero que São Pedro esteja connosco também. Se há um grande temporal as coisas não ficam boas para o futebol. Mesmo com isso, com um pau ou outra coisa qualquer, temos de ganhar. Todos os que aqui estão têm uma disponibilidade total, estão aqui para servir a equipa, joguem ou não, joguem à esquerda ou à direita", sublinhou o selecionador da turma das quinas.

    Para vencer a Arménia, Portugal irá contar com o apoio de quase 22 mil pessoas nas bancadas do Estádio do Algarve. Lotação esgotada para o primeiro jogo oficial de Fernando Santos em Portugal como selecionador luso.

    "Termos os bilhetes esgotados dois dias antes é um ótimo sinal e queremos corresponder a isso. Os meus jogadores estão preparados para corresponder", apontou.

    Do lado da Arménia, Mkhitaryan é o jogador que chama mais atenção à imprensa. O médio ofensivo do Borussia Dortmund é o nome mais sonante da seleção da Arménia mas nem por isso irá merecer tratamento especial.

    "Nem que jogasse contra a Alemanha iria marcar Muller, não iria marcar nenhum jogador homem a homem. Eles é que têm de se preocupar connosco. Respeitamos todos os jogadores da Arménia e sabemos as características deles, mas não vou fazer marcação especial a ninguém, não passa pela cultura da equipa. Nunca o fiz, nem quando estava em equipas que não tinham estas características, muito menos o vou fazer aqui", disse o selecionador de Portugal, na sala de imprensa do Estádio do Algarve, onde fez a antevisão do encontro da fase de grupos de apuramento ao Euro2016.

    Fernando Santos garante que haverá mudanças na estrutura da equipa, sem, no entanto, revelar quem irá jogar. O selecionador de Portugal confia nos seus jogadores e nas suas capacidades para conseguir os três pontos frente a Arménia.

    "Sei qual é o onze que vai jogar, mal seria se não o soubesse. Tenho 24 jogadores que me deixam tranquilos. Não era possível trazer todos para este jogo. Este conjunto de jogadores tem demonstrado uma aplicação enorme e uma vontade enorme de fazer bem", concluiu.

    O jogo Portugal - Arménia está agendado para as 19h45 desta sexta-feira no Estádio do Algarve.»

    ResponderEliminar
  51. [TRAZIDO DO OBSERVADOR 813/11)]


    A ESTÓRIA DOS CARTÕES.................

    «SERVIÇO DE ESTRANGEIROS E FRONTEIRAS

    De 400 para 879. Vistos Gold duplicaram em cinco meses

    (13/11/2014, 23:00
    Partilhe )

    Este ano já foram atribuídos 1279 vistos dourados. Até maio, altura em que já decorria a investigação a altos cargos da Administração Pública, eram 400.

    Todos os imigrantes com visto dourado investiram um total de 1076 milhões de euros

    LUSA

    O ano em que a Polícia Judiciária começou a investigar a atribuição de Golden Visa foi o ano em que o número de vistos dourados aumentou a pique. E desde maio, altura em que a investigação a altos cargos da Administração Pública foi tornada pública, o número de autorizações mais que duplicou.

    Os números são do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), cujo diretor geral foi esta quinta-feira detido com outros 10 suspeitos por crimes de corrupção, peculato, tráfico de influências e branqueamento de capitais. E dão conta de que, até final de outubro, tinham sido atribuídos 1279 vistos – em maio havia 400 atribuídos, como então noticiou o Observador. No período da investigação duplicou o número de vistos.

    Mais, por esta altura do ano há também mais do dobro dos vistos atribuídos em 2013 (494).

    Neste momento há um total de 1775 vistos atribuídos a estrangeiros que querem investir em Portugal, segundo o SEF: 1681 adquiriram uma propriedade, 91 por transferência de capital e três por terem criado uma empresa que garanta, pelo menos, 10 postos de trabalho.

    A somar a este número, foram também atribuídas 2592 autorizações de residência a familiares destes investidores – 576 em 2013 e 2016 em 2014.

    Quanto às nacionalidades, 80,5% são de nacionalidade chinesa (1429), segue-se a nacionalidade russa (58), a brasileira (55), sul africana (43) e Líbano (30). Todos eles investiram um total de 1076 milhões de euros – 104 milhões por transferência de capital e 972 milhões na compra de património imobiliário.»

    ResponderEliminar
  52. [TRAZDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    LEGISLATIVAS/15:SONDAGEM DO EXPRESSO E SIC! (eurosondagem)

    «Sondagem PS sobe enquanto partidos do Governo voltam a descer

    O barómetro da Eurosondagem para a SIC e Expresso reafirma a subida do PS desde a saída de Seguro e a entrada de António Costa, ainda assim insuficiente para a maioria absoluta, ao passo que CDS e PSD continuam a perder terreno nas sondagens.

    (POLÍTICA PS sobe enquanto partidos do Governo voltam a descer DR
    13:14 - 14 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Uma sondagem divulgada pela SIC Notícias, realizada pela

    Eurosondagem, aponta para uma subida do PS, de 2,1%, para os 36,9%. O PS claramente sobe em relação a anteriores sondagens mas ainda está longe da maioria absoluta. Já a coligação governamental continua a perder popularidade.

    Leia também:

    Se eleições fossem hoje, Costa venceria Passos 'à vontade'
    PS ainda sem Costa e já ultrapassa maioria
    PS já está à beira da maioria absoluta

    PUB

    Nesta sondagem divulgada pelo canal de televisão, o PSD surge com 25,3% - assinalando-se nova descida, de quase 1% em relação a dados anteriores – ao passo que o CDS desce também, mas apenas três casas decimais, para os 7,7%. Nesta sondagem, PSD e CDS somados têm menos votos do que os adversários.

    À esquerda do PS também há descidas marginais. Ainda assim, para a CDU o momento parece ser o de assentar no terceiro lugar na lista de preferências para as legislativas, com 10,4%. Já o Bloco de Esquerda volta a descer, para uns modestos 3,6%.

    Esta sondagem de que a SIC Notícias dá conta mostra ainda um MPT fragilizado – apenas 1% das intenções de voto –, isto depois de um resultado histórico nas europeias, onde elegeu dois eurodeputados. O cabeça de lista, o ex-bastonário dos advogados Marinho e Pinto, saiu entretanto e criou o seu partido, que ainda não surge nesta sondagem.»

    ResponderEliminar
  53. SONDAGEM ANTIGA DO CM

    [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (9 de Outubro/2014)]

    ARQUIVO B: SONDAGEM ANTIGA DA AXIMAGE

    «Sondagem Se eleições fossem hoje, Costa venceria Passos 'à vontade'
    António Costa parece ter revigorado o PS, de acordo com a sondagem mais recente da Aximage, recolhida, já no início de outubro. Entre Costa e Passos Coelho, o candidato a primeiro-ministro venceria o atual detentor do cargo por uns significativos 56,2%, contra 31,1% de Passos Coelho, revela o Jornal de Negócios.

    (POLÍTICA Se eleições fossem hoje, Costa venceria Passos 'à vontade' DR08:22 - 09 de Outubro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    A sondagem Aximage, de que o Jornal de Negócios dá conta, sobre em quem é que os portugueses depositam mais confiança para o cargo de primeiro-ministro, mostra-nos um PS revitalizado no pós-primárias. António Costa tem larga vantagem sobre Passos Coelho quando, há um mês, o mesmo Passos teria vencido por margem pequena António José Seguro.

    PUB

    A sondagem mostra-nos que António Costa, quando comparado a Passos Coelho, tem uma intenção de voto de 56,2%, ao passo que o atual primeiro-ministro se fica pelos 31,1%. Mas as diferenças não se ficam pelos dois candidatos.

    Quando se compara com a sondagem anterior, de setembro, vê-se uma queda de mais de 11% de Passos Coelho – em setembro a intenção de voto situava-se nos 42,6%, o que lhe daria uma vitória ‘apertada’ sobre António José Seguro. O agora demissionário líder partidário e deputado tinha em setembro 40,1% da intenção de votos. Um resultado que lhe teria garantido a derrota contra Passos Coelho.

    Esta mesma sondagem mostra também um salto considerável do PS no seu todo (40,2%, quase 10% a mais do que em setembro) e ligeiras descidas em todos os partidos com assento parlamentar, tanto à esquerda como à direita, com uma única exceção, o Bloco de Esquerda, que passa agora a ter 7,7% da intenção de votos.

    Cavaco Silva, por seu lado, continua com a popularidade em baixo, havendo no entanto uma outra novidade nesta sondagem Aximage: a introdução de Marinho e Pinto, que estava ‘fora da corrida’ na sondagem de setembro. Ainda assim, entre os 609 inquiridos, apenas 1,1% admite votar no ex-bastonário, isto quando, em maio, a lista encabeçada por Marinho e Pinto, do MPT, recebeu a confiança de 7,15% dos votantes nas eleições europeias.»

    ResponderEliminar
  54. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    POLITICA NACIONAL/PDR: ASSINATURAS...

    «PDR Partido de Marinho e Pinto já tem as assinaturas necessárias

    O Partido Democrático Republicano (PDR) já recolheu o número de assinaturas necessárias para a sua legalização, informou hoje em Coimbra o fundador do PDR, António Marinho e Pinto.

    [POLÍTICA Partido de Marinho e Pinto já tem as assinaturas necessárias Lusa 19:05 - 14 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email]

    "Já recebemos mais do que as assinaturas necessárias", disse Marinho e Pinto, referindo que, apesar disso, a recolha de assinaturas vai continuar a ser feita, estando já a decorrer a verificação das assinaturas entretanto recolhidas para depois serem entregues no Tribunal Constitucional (TC).

    PUB

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados espera que as assinaturas sejam entregues no TC no final de novembro ou na "primeira quinzena de dezembro, no máximo".

    Marinho e Pinto falava aos jornalistas à margem da "Conferência sobre Portugal e a Europa", organizada pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde discursou no painel "Que Futuro para os Portugueses".

    Durante o debate, o também eurodeputado eleito pelo Movimento Partido da Terra, considerou que o Parlamento Europeu "não é útil", por os eurodeputados não terem "iniciativa legislativa", não cumprindo o papel de um parlamento.

    Marinho e Pinto sublinhou que a União Europeia (UE), como prevista nos "programas originais, era um projeto aliciante", contudo hoje tem "sérias dúvidas" que a Europa "seja viável", referindo ainda que "a concorrência fiscal é a maior traição que há entre Estados na União Europeia".

    A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, também presente no painel sublinhou que a competição que existe na Europa não é entre empresas, mas "entre países", recordando o caso 'Luxleaks', em que foram revelados benefícios fiscais concedidos pelo Luxemburgo a 340 multinacionais quando era primeiro-ministro do país Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia.

    "Como se permite que mais de 300 empresas não paguem impostos de acordo com a sua legislação nacional?", frisou Marisa Matias, considerando que se este ato não é ilegal "é indecente e imoral".

    Segundo a eurodeputada bloquista, a harmonização fiscal entre Estados "não vai resolver isso, nem vai resolver a fraude fiscal, nem a competição fiscal, nem a fuga fiscal".

    Já o social-democrata Carlos Coelho, também deputado no Parlamento Europeu, referiu, quanto ao caso 'Luxleaks', que "tudo indica que não houve ilegalidade", porém "não é moral".

    O eurodeputado defendeu que deveria haver "uma Europa com mais harmonização fiscal" e que esta "tem de deixar de ser uma componente nacional", sublinhando ainda que o orçamento da União Europeia é "insuficiente", ao ser "menos de 1% do PIB" de todos os países que representa.

    O socialista Francisco Assis salientou que tem "expectativa na liderança" de Juncker na Comissão Europeia, apelando a "um consenso" entre os partidos para uma "reorientação das prioridades" da Europa.

    "Já se viu que esta política de austeridade falhou e muitos dos seus autores já o reconheceram", observou, realçando que tem de haver uma "preocupação na manutenção do Estado Social, que seja o garante da existência de uma cidadania ativa".»

    ResponderEliminar
  55. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    DESPORTO/FUTEBOL/SELECÇÃO PORTUGUESA: JOGO DE APURAMENTO PRÓ EURO/2016: PORTUGAL vs ARMÉNIA!

    «Seleção Raphaël Guerreiro, Bosingwa e Postiga no 'onze' contra a Arménia

    Ricardo Carvalho mantém a titularidade e Danny junta-se a Tiago e João Moutinho no meio-campo. Porém, as grandes novidades no 'onze' de Fernando Santos prendem-se com a inclusão nos titulares do regressado Bosingwa e de Raphaël Guerreiro. Conheça os escolhidos pelo selecionador nacional para a partida desta noite.

    (DESPORTO
    Raphaël Guerreiro, Bosingwa e Postiga no 'onze' contra a Arménia
    DR19:20 - 14 de Novembro de 2014 | Por DN Share on printShare on email)

    Portugal joga esta noite com a Arménia, num encontro que vai ser disputado no Estádio do Algarve. Com lotação esgotada, a equipa das quinas vai tentar pontuar para continuar na corrida pela liderança do Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016.

    De referir que esta noite basta um golo no Estádio Algarve para Cristiano Ronaldo se tornar o melhor marcador dos Campeonatos da Europa (qualificação e fases finais). Portanto, há recorde à vista.

    Para iniciar a partida desta noite, Fernando Santos decidiu pela inclusão de Bosingwa, recém-regressado, Postiga, mas também Raphaël Guerreiro.

    Conheça as restantes escolhas do selecionador nacional:

    Rui Patrício; José Bosingwa; Pepe; Ricardo Carvalho; Raphaël Guerreiro; Tiago; João Moutinho; Danny; Cristiano Ronaldo; Nani e Hélder Postiga.»

    ResponderEliminar
  56. [NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    CASO BES: AUDIÇÕES NA COMISSÃO

    «BES Teixeira dos Santos e Maria Luís ouvidos na quarta-feira

    O antigo ministro das Finanças do PS Teixeira dos Santos e a atual titular da pasta, Maria Luís Albuquerque, vão ser ouvidos na quarta-feira na comissão inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

    (ECONOMIA Teixeira dos Santos e Maria Luís ouvidos na quarta-feira Lusa 15:42 - 14 de Novembro de 2014 | Por LusaShare on printShare on email)

    De acordo com indicação dada à agência Lusa por fonte parlamentar, a audição de Teixeira dos Santos decorrerá às 09:00 de quarta-feira e a de Maria Luís Albuquerque será às 15:00.

    PUB

    A comissão parlamentar de inquérito parlamentar à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) arranca na segunda-feira com três audições: de manhã, pelas 09:00, será ouvido o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, às 15:00 estará na comissão o vice-governador Pedro Duarte Neves e às 18:00 é escutado o vice-governador José Ramalho, também presidente do Fundo de Resolução bancário.

    Para terça-feira estão marcadas duas audições: às 09:00 é ouvido o presidente do Instituto de Seguros, José Almaça, e às 15:00 será a vez de Carlos Tavares, presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ser inquirido na comissão.

    A comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) arranca na segunda-feira e no total serão ouvidas cerca de 130 personalidades ligadas direta ou indiretamente ao assunto.

    A comissão foi proposta pelo PCP e aprovada por unanimidade dos partidos.

    No total, o PSD tem sete deputados efetivos na comissão de inquérito, incluindo o presidente, Fernando Negrão, o PS tem cinco parlamentares, PCP e CDS dois e o BE um.»

    ResponderEliminar
  57. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    CASO GOLD: SINDICATO DOS INSPECTORES DO SEF

    «Reação Vistos gold: Sindicato do SEF solidário com trabalhadores

    O Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras manifestou hoje solidariedade para com todos os trabalhadores do SEF e aguarda pela conclusão da investigação sobre atribuição de vistos gold que levou à detenção do diretor daquele serviço.

    (PAÍS Vistos gold: Sindicato do SEF solidário com trabalhadores Lusa
    19:58 - 14 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    "Em sequência das notícias vindas a público envolvendo altas figuras da administração pública em geral e desta instituição em particular, o SINSEF vem manifestar a sua solidariedade para com todos os funcionários desta instituição, aguardando serenamente pela conclusão das investigações e da justiça do Estado de direito que defendemos", refere um comunicado do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF).

    PUB

    A nota do sindicato surge após a detenção, na quinta-feira, do diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos gold.

    Já na quinta-feira, o outro sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização (SCIF/SEF), destacou as competências do SEF, sublinhando que a detenção do diretor nacional lança suspeições sobre um serviço que se tem "distinguido pela capacidade, pela inovação tecnológica e, sobretudo, pela inquestionável seriedade dos inspetores que fazem parte dos seus quadros".

    O SCIF/SEF considerou também que durante os anos em que assumiu funções como diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos "agia no estrito cumprimento das suas competências e no respeito pela lei", destacando que os inspetores do SEF "são sérios, íntegros e imunes a qualquer forma de corrupção".

    O diretor nacional do SEF é um dos 11 detidos, na quinta-feira, pela Polícia Judiciária suspeitos de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e peculato, no âmbito de uma investigação sobre atribuição de vistos gold.

    Entre os detidos estão também o presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes.

    No âmbito da investigação, foram realizadas seis dezenas de buscas em vários pontos do país, incluindo nos ministérios da Administração Interna, da Justiça e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.»

    ResponderEliminar
  58. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    DIA ESPECIAL DIA MUNDIAL DOS DIABETES!(14 de novembro)

    «Doença Sabe quais são os sintomas da Diabetes?

    No dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, o Notícias Ao Minuto conversou com o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal que explicou o que é a diabetes, como deve ser prevenida e como pode ser tratada. Luís Gardete Correia revelou ainda como esta doença está a afetar cada vez mais a população jovem e deixou alguns conselhos de prevenção a esta patologia.

    (PAÍS Sabe quais são os sintomas da Diabetes? DR
    13:53 - 14 de Novembro de 2014 | Por Patrícia Martins Carvalho
    Share on printShare on email)

    A Diabetes é já a quinta causa de morte em Portugal, havendo mais de um milhão de portugueses que sofrem desta doença. As conclusões são apresentadas no relatório do Observatório Nacional de Diabetes que revela ainda que em 2013 morreram 4.546 pessoas, das quais 58% eram mulheres, e que surgiram 160 novos casos de diabéticos todos os dias.

    PUB

    O mesmo documento refere que cerca de 40% da população tem Diabetes ou pré-Diabetes, um valor que corresponde a 3,1 milhões de pessoas com idades entre os 20 e os 79 anos.

    De acordo com Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em 2013 “mais de 1 milhão de pessoas tinha diabetes”, sendo que “27% das pessoas tinham mais de 60 anos”.

    O mesmo responsável explicou ao Notícias Ao Minuto que, apesar de a maioria dos diabéticos ter idades entre os 60 e os 79 anos, a verdade é que a Diabetes “está a aparecer em idades mais jovens, estando associada a excesso de peso e a obesidade”.

    E porque vale mais prevenir que remediar, Luís Gardete Correia refere que, em especial a Diabetes tipo 2, “pode ser largamente prevenida através de um programa alimentar saudável e de uma atividade física regular”.

    Estes conselhos devem ser dirigidos a toda a população no geral, mas, sublinha, “especialmente ao grupo de risco que é composto por pessoas que sofrem de obesidade, que têm diabéticos na família ou ainda por mulheres que deram à luz crianças com mais de quatro quilogramas”.

    Mais do que qualquer pessoa, os diabéticos precisam de ter uma alimentação equilibrada de forma a controlar o nível de glicémia no sangue. Assim, o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal frisa que os “diabéticos deverão fazer uma alimentação saudável rica em fibras, fracionada e adaptada à sua situação clínica”.

    “Não há uma alimentação específica para a Diabetes. Um diabético deve fazer o mesmo que todas as outras pessoas, isto é, ter uma alimentação correta e saudável e fazer todos os dias exercício físico”, refere o responsável.

    E desengane-se quem pensa que este exercício físico é sinónimo de idas ao ginásio. Luís Gardete Correia refere que andar a pé durante 45 minutos, todos os dias, é o suficiente para ajudar um diabético a manter a forma, mas, lembra, “é preciso adaptar-se o exercício físico às condições de cada pessoa”.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  59. DIABETES (cont.)

    Perguntas e respostas sobre a Diabetes

    O que é a Diabetes?

    A diabetes é uma doença que resulta da “falta de insulina ou da sua deficiente ação periférica ou ainda das duas simultaneamente”. Como resultado encontramos “valores elevados de glicémia (glucose no sangue). A presença de valores elevados de glicémia, entre outros fatores, está na base das chamadas complicações tardias da diabetes”.

    Quais as principais complicações que advêm da Diabetes?

    A Diabetes é, nos países desenvolvidos, a principal causa de cegueira, insuficiência renal e de amputação de membros inferiores. Tal como se pode ler no relatório do Observatório, a “Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral”.

    Quantos tipos de Diabetes existem e quais são as suas características?

    “Existem o Tipo 1 e Tipo 2. Na Diabetes Tipo 1 há carência de insulina. Já na Tipo 2 pode haver excesso de insulina durante muitos anos mas esta não consegue exercer as suas funções (insulinorresistência) e que mais tarde pode associar-se também à falta de produção de insulina”.

    Quais os sintomas da Diabetes Tipo 1 e 2?

    As pessoas que sofrem de Diabetes 1 apresentam sintomas como sede anormal e secura da boca, cansaço e falta de energia, uma fome constante, perda súbita de peso, infeções recorrentes, visão turva, feridas de cura lenta e ainda uma vontade de urinar acima do normal.

    Já as que padecem da Diabetes tipo 2 não apresentam sintomas, sendo que a doença só é descoberta ou ‘acidentalmente’ durante análises de rotina ou porque a doença já está avançada e então surgem complicações associadas. Este tipo de Diabetes está associado à obesidade, ao sedentarismo, a uma alimentação inadequada, mas também à hereditariedade.

    Qual é o tratamento indicado para cada tipo de diabetes?

    Os pacientes com Diabetes Tipo 1 precisam de ser tratados com recurso à “injeção de insulina”. Mas não só. É também necessário que tenham uma alimentação cuidada e que façam exercício físico. E não esquecer o constante controlo através de glicémias.

    Já a Tipo 2 é normalmente tratada com “antidiabéticos orais”. Mas caso seja necessário poderá também eventualmente recorrer-se à injeção de insulina. Em certos casos será também aconselhado recorrer-se a medicamentos que ajudem a controlar o colesterol e a pressão arterial.»


    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  60. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

    OGE/2015: ALGUMAS MEDIDAS SOCIAIS!

    «Alterações Maioria propõe IMI em função do agregado familiar

    A maioria PSD/CDS-PP entregou hoje alterações ao Orçamento do Estado para a devolução às instituições de solidariedade social de 50% das despesas alimentares e a possibilidade de as autarquias diminuírem o IMI em função do agregado familiar.

    (ECONOMIA Maioria propõe IMI em função do agregado familiar Lusa
    20:07 - 14 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    TweetShare on printShare on email)

    Entre as propostas de alteração ao Orçamento do Estado (OE) para 2015, apresentadas em conferência de imprensa, o deputado do PSD Duarte Pacheco e a deputada do CDS Cecília Meireles destacaram também uma proposta para "reforçar o diferencial fiscal para as regiões autónomas", de 20 para 30%.

    Relativamente às regiões autónomas, Duarte Pacheco salientou também uma outra proposta que deixa "claro, em sede orçamental, que o montante a devolver da sobretaxa aos cidadãos deverá sair do Orçamento do Estado e não do orçamento das regiões autónomas".

    Sobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o coordenador do PSD para as Finanças afirmou que a redução em função do agregado familiar "pode ocorrer, mas por decisão das autarquias locais porque esta é uma receita das autarquias locais".

    "Muitas vezes havia a crítica de que o Governo atribuía isenções ou determinado tipo de cláusulas sobre impostos que não eram seus, sobre receitas que não eram suas. Compete às autarquias verem se estão em condições ou não de fazerem essa redução", argumentou.

    Cecília Meireles definiu a medida como "quase um quociente familiar para o IMI".

    Relativamente à devolução de 50% do IVA para as despesas das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com alimentação, Duarte Pacheco referiu que está previsto que esta medida seja da ordem dos 11 milhões de euros.

    A deputada do CDS sublinhou que "este tipo de benefícios tinham sido, durante o período do memorando [da 'troika'], abolidos" e afirmou que "tem sido empreendido um trabalho para que possam ser repostos", para que estas instituições "possam beneficiar destas medidas, que são da mais elementar justiça".

    Entre as alterações apresentadas por PSD e CDS-PP constam também duas sobre universidades, uma sobre "o recrutamento de docentes não obrigar à consulta dos quadros disponíveis no Estado", e outra para que as receitas da alienação de património, pela fusão de universidades, fiquem nas próprias instituições de ensino superior.

    A "consignação de cerca de 300 milhões de euros para recapitalização de hospitais em situação difícil em termos financeiros" é outra das propostas de alteração da maioria e que foi destacada por Duarte Pacheco.

    PSD e CDS-PP vão propor também a majoração a casais em que ambos recebam subsídio por cessação de atividade, como já acontece com o subsídio de desemprego.

    Entre as propostas destacadas pela maioria nesta conferência de imprensa, encontram-se ainda "medidas de apoio à agricultura" nomeadamente "facilidades à exportação para produtos vitivinícolas", e a equiparação do imposto de circulação das viaturas dos sapadores florestais às dos restantes bombeiros.»

    ((ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  61. COLOCAR AQUI A NOVA SONDAGEM DA AXIMAGE/CM (NOV(14)

    ResponderEliminar
  62. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (14/11)]

    POLITICA NACIONAL: RECOLHA DE ASSINATURAS PELO PDR

    «Partido de Marinho e Pinto já tem assinaturas suficientes para legalização

    (14/11/2014 20:56:07 350 Visitas)

    O Partido Democrático Republicano (PDR) já recolheu o número de assinaturas necessárias para a sua legalização, informou hoje em Coimbra o fundador do PDR, António Marinho e Pinto.

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados espera que as assinaturas sejam entregues no TC no final de Novembro ou na "primeira quinzena de Dezembro, no máximo"

    "Já recebemos mais do que as assinaturas necessárias", disse Marinho e Pinto, referindo que, apesar disso, a recolha de assinaturas vai continuar a ser feita, estando já a decorrer a verificação das assinaturas entretanto recolhidas para depois serem entregues no Tribunal Constitucional (TC).

    O antigo bastonário da Ordem dos Advogados espera que as assinaturas sejam entregues no TC no final de Novembro ou na "primeira quinzena de Dezembro, no máximo".

    Marinho e Pinto falava aos jornalistas à margem da "Conferência sobre Portugal e a Europa", organizada pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde discursou no painel "Que Futuro para os Portugueses".

    Durante o debate, o também eurodeputado eleito pelo Movimento Partido da Terra, considerou que o Parlamento Europeu "não é útil", por os eurodeputados não terem "iniciativa legislativa", não cumprindo o papel de um parlamento.

    Marinho e Pinto sublinhou que a União Europeia (UE), como prevista nos "programas originais, era um projecto aliciante", contudo hoje tem "sérias dúvidas" que a Europa "seja viável", referindo ainda que "a concorrência fiscal é a maior traição que há entre Estados na União Europeia".

    A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, também presente no painel sublinhou que a competição que existe na Europa não é entre empresas, mas "entre países", recordando o caso 'Luxleaks', em que foram revelados benefícios fiscais concedidos pelo Luxemburgo a 340 multinacionais quando era primeiro-ministro do país Jean-Claude Juncker, actual presidente da Comissão Europeia.

    "Como se permite que mais de 300 empresas não paguem impostos de acordo com a sua legislação nacional?", frisou Marisa Matias, considerando que se este ato não é ilegal "é indecente e imoral".

    Segundo a eurodeputada bloquista, a harmonização fiscal entre Estados "não vai resolver isso, nem vai resolver a fraude fiscal, nem a competição fiscal, nem a fuga fiscal".

    Já o social-democrata Carlos Coelho, também deputado no Parlamento Europeu, referiu, quanto ao caso 'Luxleaks', que "tudo indica que não houve ilegalidade", porém "não é moral".

    O eurodeputado defendeu que deveria haver "uma Europa com mais harmonização fiscal" e que esta "tem de deixar de ser uma componente nacional", sublinhando ainda que o orçamento da União Europeia é "insuficiente", ao ser "menos de 1% do PIB" de todos os países que representa.

    O socialista Francisco Assis salientou que tem "expectativa na liderança" de Juncker na Comissão Europeia, apelando a "um consenso" entre os partidos para uma "reorientação das prioridades" da Europa.

    "Já se viu que esta política de austeridade falhou e muitos dos seus autores já o reconheceram", observou, realçando que tem de haver uma "preocupação na manutenção do Estado Social, que seja o garante da existência de uma cidadania activa".

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FORAM LEVADOS PARTES DESTE TEXTO PRÓS COMENTÁRIOS DO POST 34

      Eliminar
  63. IN DIÁRIO DIGITAL (14/NOV)

    O SURTO DE LIGIONELLA

    HOJE às 19:220
    Legionella: População de Vila Franca pode retomar vida normal e tomar duche sem risco, diz ministro
    Legionella: População de Vila Franca pode retomar vida normal e tomar duche sem risco, diz ministro



    inShare
    O ministro da Saúde afirmou hoje que a população na zona de Vila Franca de Xira afetada pelo surto de 'legionella' não tem qualquer restrição, seja a circular na rua, seja a tomar duche.
    Paulo Macedo, que falava no final da apresentação de um relatório sobre o trabalho desenvolvido desde que, há uma semana, foi detetado um surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira, que causou sete mortos e 316 doentes, sublinhou que «a água não oferece problemas, quer em termos de ingestão, como já tinha sido dito, mas também no duche».
    «Não há, neste momento, qualquer problema de sair à rua, de estar no exterior, não há qualquer necessidade de utilizar máscara», afirmou Paulo Macedo, que aproveitou a ocasião para elogiar o empenho de todos os intervenientes nesta resposta ao surto, nomeadamente especialistas e profissionais como os de saúde -- aproveitando para criticar a postura do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que manteve uma greve que está a decorrer.
    Segundo Paulo Macedo, que não revelou a empresa em cuja torre de refrigeração foi identificada a bactéria que também esteve presente nos doentes, lembrou que foram feitas análises às três maiores empresas -- e a estas porque são as que têm mais torres de refrigeração -- só uma tem 12 -, mas também a outros locais como hipermercados ou centros comerciais, "para não deixar pontas soltas".
    O ministro referiu que, numa das torres de uma das empresas -- cujo nome não disse -- "havia uma forte indicação que podia ser a fonte de contaminação. Passados os testes laboratoriais adicionais, temos uma probabilidade ainda mais forte daquela torre ter uma coincidência com a bactéria identificada nas pessoas doentes".
    O nome da empresa e a causa do surto não foi avançado, por esta ser uma questão em segredo de justiça, face ao inquérito em curso que corre no Ministério Público.
    "Não nos vamos precipitar a arranjar um culpado, vamos ter a certeza de que não há outras fontes de contaminação, vamos esperar pelos resultados laboratoriais e continuar com a vigilância epidemiológica", disse Paulo Macedo.
    A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
    Diário Digital com Lusa
    Leia outras relacionadas:
    Legionella: Bactérias nas torres de arrefecimento são as mesmas que infetaram alguns doentes, diz DGS

    ResponderEliminar
  64. CONTINUAÇÃO

    (...)

    A doença do legionário, provocada pela bactéria Legionella pneumophila, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
    Diário Digital com Lusa
    Leia outras relacionadas:
    Legionella: Bactérias nas torres de arrefecimento são as mesmas que infetaram alguns doentes, diz DGS
    Legionella: GEOTA diz que monitorização foi insuficiente
    Legionella: Surto provocou até hoje 316 casos e sete mortos, indica DGS

    FIM

    ResponderEliminar
  65. INFORMAÇÃO: O SURTO DE LEGIONELLA(*)

    SOBRE O ÚLTIMO SURTO DE LEGIONELLA OCORRIDO RECENTEMENTE EM PORTUGAL, FOMOS COLHENDO TEXTO; MAS SÓ AGORA OS PUBLICAMOS POIS RECEAVAMOS CONTRIBUIR (ainda que modestamente) PRÁ CRIAÇÃO DE "ALARIDO". MAS COMO ONTEM JÁ SE "DIVULGOU TUDO", JULGAMOS SER ESTE O MOMENTO CERTO PRA DIVULGAR ESTES TEXTO E AGORA SIM; EMITIRMOS A N/OPINIÃO SOBRE A COISA.

    GRATOS PELA V/COMPEENSÃO!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    (*) Surto de legionela causado pela bactéria Legionella pneumophila.

    ResponderEliminar
  66. INFORMAÇÃO: O SURTO DE LEGIONELLA(*)

    SOBRE O ÚLTIMO SURTO DE LEGIONELLA OCORRIDO RECENTEMENTE EM PORTUGAL, FOMOS COLHENDO ALGUNS TEXTOS, MAS SÓ AGORA OS PUBLICAMOS POIS RECEAVAMOS CONTRIBUIR (ainda que modestamente) PRÁ CRIAÇÃO DE ALGUNS "ALARIDO" (DESNECESSÁRIO). MAS COMO ONTEM JÁ SE "DIVULGOU TUDO", JULGAMOS SER ESTE O MOMENTO CERTO PRA DIVULGAR ESTES TEXTOS E AGORA SIM, EMITIRMOS A N/OPINIÃO SOBRE A COISA.

    GRATOS PELA V/COMPEENSÃO!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    (*) Surto de legionela causado pela bactéria Legionella pneumophila.

    ResponderEliminar
  67. [TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO (15/11)]

    POLITICA NACIONAL: ENTREVISTA A DIOGO FEIO...

    «CDS admite apoiar candidato presidencial próprio

    SOFIA RODRIGUES e MARGARIDA GOMES 15/11/2014 - 07:38

    Diogo Feio: o partido é autónomo PÚBLICO


    TÓPICOS
    Presidência da República
    PSD
    CDS-PP
    Pedro Passos Coelho
    Paulo Portas
    Presidenciais
    Eleições legislativas
    MAIS
    PSD adia renovação da aliança com o CDS às legislativas para o início do Verão
    O apoio a uma candidatura presidencial deve fazer parte do pacote das conversações para a coligação pré-eleitoral entre o PSD e o CDS. Mas pode ficar apenas estabelecido uma consulta prévia entre os dois partidos. É o que o CDS admite, neste momento. Fonte centrista lembra que as presidenciais são eleições que podem ter duas voltas e que as candidaturas têm uma natureza muito pessoal. Aspectos que não obrigam a que PSD e CDS venham a apoiar o mesmo candidato. Aliás, já no Verão passado, um alto dirigente do CDS, o vice-presidente Diogo Feio, defendeu que o partido devia ter um candidato próprio a Belém.

    Com ou sem o mesmo candidato às presidenciais, entre os dirigentes de topo do CDS é dominante a ideia de que deve haver coligação pré-eleitoral com o PSD. A vantagem é assumida. “Se o objectivo é ganhar, a única hipótese é irmos juntos. O método eleitoral ajuda as coligações”, afirma o líder parlamentar Nuno Magalhães, um defensor acérrimo da renovação da AD para as legislativas de 2015. Outro argumento a favor da coligação pré-eleitoral é o da coerência. “Os eleitores pensam que não faz sentido depois de três anos de Governo os dois partidos não irem juntos”, aponta o deputado Filipe Lobo D’Ávila. Como porta-voz do partido, Lobo D’Ávila faz suas as palavras de Paulo Portas: “No momento certo os partidos saberão entender-se sobre um projecto comum sem troika”. Hélder Amaral, vice-presidente da bancada e membro da comissão executiva do partido, sublinha: “Os dois partidos fizeram um esforço para aproximar os programas, adoptaram um terceiro – que foi o da troika – e conseguiram bons resultados”. “Por maioria de razão, têm de ter a capacidade para continuar a resolver os problemas do país ”, conclui.

    Os centristas não escondem que nesse cenário podem obter alguma vantagem em termos de lugares nas listas. Até porque – como sublinhou um dirigente do CDS ao PÚBLICO - o partido sacrificou-se nas eleições europeias ao aceitar colocar o seu primeiro candidato, Nuno Melo, em quarto lugar, e dispensar o outro eurodeputado, Diogo Feio, para propor uma mulher na oitava posição. No final, o CDS acabou por perder um eurodeputado.

    No rol de prós e contras da coligação pré-eleitoral, sobram poucos argumentos para dizer ‘não’ a uma nova aliança PSD/CDS. Um deles é que qualquer coligação obriga a cedências de programa. “As coligações são momentos em que a afirmação de um partido é mais difícil de fazer”, lembra Hélder Amaral. Nuno Magalhães aponta uma possível percepção sobre uma instabilidade governativa se forem anunciadas listas separadas. E uma dificuldade de discurso: “O eleitorado não vai perceber se começarmos a dizer que o ministro x do CDS é melhor do que o ministro y do PSD”.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      (CONT.)

      Paulo Portas ainda não tornou clara a sua posição. Na rentrée política, no passado mês de Setembro, Portas quis deixar uma mensagem ao PSD, dizendo que o CDS tem margem, este ano eleitoral, para afirmar mais as suas bandeiras. Há poucas semanas, o vice-primeiro-ministro assegurou que “não será pelo CDS que se criarão dificuldades ou demoras ao diálogo entre os dois partidos”. Diogo Feio acrescentou, esta semana, que o partido é “autónomo e com total capacidade para se apresentar a eleições”. Mensagens com leituras opostas sobre a vontade real de concretizar ou não uma coligação pré-eleitoral.

      Todos os especialistas com quem o PÚBLICO falou consideram que a questão presidencial deve fazer parte da negociação. André Freire entende que, dada a proximidade das legislativas e presidenciais, o acordo PSD/ CDS deve também contemplar a escolha do candidato a Belém. “Isso é reforçar mais a coesão da coligação de direita para o bem e para o mal”, conclui.

      Já Carlos Jalali não tem dúvidas: “A questão presidencial vai-se impor inevitavelmente”. “Em eleições presidenciais, a lógica de alianças à direita tende a impor-se, e será muito difícil aos dois partidos não abordarem o dossiê presidenciais ao longo de 2015, antes do final da legislatura”, afirma.»

      (FIM)

      Eliminar
  68. [TRAZIDO DO FB: O BSERVADOR (15/11)]

    LEGISLATIVAS/15: ANALISE DO "OBSERVADOR" ÀS SONDAGENS DE NOVEMBRO/14!

    «BARÓMETRO

    PS mantém vantagem nas intenções de voto

    (14/11/2014, 21:46170 PARTILHAS
    Partilhe )

    Os valores divergem, mas uma coisa parece ser certa: o PS continua a liderar as intenções de voto dos portugueses.

    Pedro Granadeiro / Global Imagens
    Autores

    Rita Cipriano lowres
    Rita Cipriano
    ritapcipriano
    Email
    Milton Cappelletti lowres
    Milton Cappelletti
    mcappellettijr
    Email
    Tópicos

    BARÓMETRO
    ELEIÇÕES
    INTENÇÕES DE VOTO
    Foram divulgadas esta sexta-feira as novas sondagens mensais da Aximage e da Eurosondagem, relativas ao mês de novembro. Apesar de divergentes, os valores dos dois barómetros mostram uma clara vantagem do PS face ao PSD, com o Partido Socialista a liderar com 36,9% das intenções de voto de acordo com a Eurosondagem.

    O barómetro mensal de novembro da Eurosondagem, realizado para o jornal Expresso e para a SIC, registou uma subida das intenções de voto relativas ao PS. Contrariamente à sondagem da Aximage, a taxa municipal de António Costa parece não ter afetado as intenções de voto dos inquiridos. O partido de Costa registou 36,9% das intenções, mais 2,1% em relação a outubro. Aliás, o PS é o único partido a registar uma subida nas intenções de voto. O PSD surge em segundo lugar com 25,3%, um número inferior ao do registado no mês passado, seguido da CDU com 10,4%, o CDS/PP com 7,7% e o Bloco de Esquerda com 3,6%.

    Depois de uma subida significativa durante o mês de outubro, o Partido Socialista registou uma descida nas sondagens deste mês da Aximage, feito para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios. Reunindo 38,5% das intenções de voto, o PS registou uma descida de 1,7%, mantendo mesmo assim uma vantagem face ao adversário PSD. Por outro lado, o partido de Passos Coelho registou uma subida de 27,4% para 31,1%.

    Já no que diz respeito aos restantes partidos, as intenções de voto registaram uma descida. O CDS/PP caiu de 6,1% para 5,2%, a CDU de 9,2% para 7,9% e o Bloco de Esquerda de 7,7% para 6%. No barómetro deste mês de novembro surgem ainda os partidos PDR, de Marinho e Pinto, que reúne 2,1% das intenções de voto, e o partido Livre, com uma percentagem idêntica.» (Fim)

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  69. [TRAZIDO DO FB: CONTA DO "OBSERVADOR" (11/11)]

    POLITICA NACIONAL:PARTIDOS POLITICOS EM ANALISE!

    «ANTÓNIO VITORINO
    Mudar os partidos “onde lhes dói”: no sistema eleitoral
    11/11/2014, 15:101.675 PARTILHAS
    Partilhe
    António Vitorino, Morais Sarmento, Rui Moreira e a historiadora Fátima Bonifácio debateram o futuro dos partidos políticos. Mudar a Constituição foi palavra de ordem. Mudar o sistema eleitoral também.


    António Vitorino foi um dos oradores da conferência organizada pelo IDN
    © Hugo Amaral
    Autor

    Rita Dinis lowres
    Rita Dinis
    DinisRita
    Email
    Tópicos

    ANTÓNIO VITORINO
    CONFERÊNCIA
    CONSTITUIÇÃO
    ESTADO
    PARTIDOS POLÍTICOS
    PODER POLÍTICO
    REVISÃO CONSTITUCIONAL
    Uma crise de confiança nos partidos, na política e nas elites em geral. Uma Constituição que é excessivamente “estatizante” e que deve ser alterada. Um sistema eleitoral que deve aproximar mais os eleitores dos eleitos. E um quadro político-partidário que tem de se regenerar, não podendo ser “imutável” sob pena de ser “varrido”. Foram estas as linhas que serviram para coser o debate organizado esta sexta-feira pelo Instituto de Defesa Nacional para discutir o sistema político e, em particular, o passado e o futuro dos partidos.

    O ex-ministro socialista António Vitorino foi um dos oradores daquele que foi o primeiro round de um ciclo de conferências sobre o papel do Estado e foi um dos mais críticos do atual sistema eleitoral e da postura pouco regenerativa dos partidos políticos. Afirmando que os partidos não são “auto-regeneráveis”, defendeu que cabe aos seus agentes e protagonistas acompanhar a “mutação da sociedade”. Mas se for preciso uma ajuda, uma forma de persuasão, então que se “mexa onde lhes dói”, ou seja, no sistema eleitoral.

    Para António Vitorino, a eventual solução para a inquestionável crise de confiança que vive o campo político tem de passar pela alteração ao sistema eleitoral, já que “as pessoas não sentem que sejam efetivamente representadas pelos partidos em função do método de escolha”. E por isso voltou a defender que se optasse por mecanismos como o voto preferencial ou círculos uninominais para aproximar os cidadãos daqueles que os representam. E para os responsabilizar.

    A ideia é antiga e, aliás, entra recorrentemente nos programas eleitorais quer do PS quer do PSD, mas qualquer alteração constitucional precisa de uma maioria de dois terços na Assembleia da República para ser aprovada – e nunca foi avante. O que também mereceu críticas do ex-ministro da Defesa de António Guterres, que apontou o dedo aos partidos que tiveram a possibilidade de fazer essa alteração durante as alterações constitucionais de 1997, mas não o fizeram. Até hoje.

    “Deixou-se ao livre jogo do mercado político a possibilidade de abrir o jogo a alterações eleitorais, mas os partidos não usaram esse poder e não mudaram”, disse, acrescentando que são eles, os partidos, os únicos responsáveis por aquela que diz ser uma falha, ou desadequação, no atual sistema democrático.

    Uma ideia que foi reiterada pelo social-democrata Nuno Morais Sarmento, que também fez parte do painel de oradores. “Os partidos provavelmente só vão perceber isto quando, num dia em que acordarem depois das eleições, em vez de fazerem um ar consternado pelos elevados níveis de abstenção, perceberem que já não tem poder para fazer coisas como alterar a Constituição”, disse.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  70. (CONT.)

    Alterar ou não alterar a Constituição foi, de resto, tema transversal a todo o debate, que foi inaugurado com uma curta intervenção do ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco e onde participaram também como convidados o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e a historiadora Fátima Bonifácio. A historiadora foi a primeira a referir-se ao texto constitucional como “extremamente estatizante”, referindo-se mesmo à “aberração” de ter 297 artigos e outras tantas alíneas, o que faz com que o Estado se pronuncie sobre todos os assuntos da sociedade – até sobre a família “e a educação que devemos dar aos nossos filhos”. Um texto que, diz, impossibilitaria, por exemplo, uma força “verdadeiramente de direita” – e não do “centro” – de governar caso chegasse ao Governo.

    Libertar a sociedade do peso “do Estado” também foi defendido pelo próprio ministro da Defesa Nacional, Aguiar-Branco, que disse aos jornalistas ser a favor – e a título pessoal, não do Governo -, de uma revisão constitucional. “Quanto mais uma sociedade não for dependente do Estado mais livre ela é, mais capacidade tem para se afirmar e mais podemos assegurar um Estado social quando os recursos são escassos”, disse o ministro à saída da conferência. Sobre uma possível reforma constitucional do sistema eleitoral, no entanto, Aguiar-Branco preferiu não se pronunciar.» (FIM)

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  71. IN OBSERVADOR: 15/11/2014

    ???

    JMF lowres
    LEGIONELLA
    Altura de dizer bem. Do ministro da Saúde. E não só
    José Manuel Fernandes jmf1957 Facebook Email
    15/11/2014, 12:54765 PARTILHAS
    Partilhe
    Na semana em que vimos alguns altos quadros do Estado apanhados num escândalo, foi reconfortante encontrar outros organismos da administração a trabalhar bem, depressa e com sentido de serviço público

    Tópicos

    FRANCISCO GEORGE
    LEGIONELLA
    PAULO MACEDO
    Sexta-feira, quando as televisões iniciaram os directos do encontro que reuniu, no Ministério da Saúde, os especialistas que têm vindo a estudar o surto da Legionella para apresentarem os resultados dos vários estudos epidemiológicos feitos, eu nem quis acreditar. Em vez de um espectáculo mediático semelhante àquilo em que se transformaram muitos dos eventos promovidos pelos nossos políticos, aquilo a que assisti foi um exercício quase ingénuo de transparência, rigor e sinceridade. Na sala, algo acanhada, estavam dezenas de pessoas, entre técnicos e cientistas, altos responsáveis da Administração Pública e dois ministros, o da Saúde e o do Ambiente. Nada parecia ter sido ensaiado ou treinado – houve mesmo momentos em que quem estava a falar se afastava do microfone para ir explicar qualquer coisa num quadro e a sua voz deixava de se ouvir.

    Chegou a parecer amador, mas gostei do que vi e ouvi. Melhor: precisamente por ter sido assim, autêntico e franco, gostei do que vi e ouvi.

    Vamos ser claros. O surto de Legionella tinha tudo para correr mal, muito mal mesmo. Pela dimensão que assumiu, pois foi o terceiro maior surto de que há registo em todo o mundo. Por ocorrer numa zona densamente povoada. Por a bactéria assassina ser evasiva e difícil de detectar. Por ser muito fácil instalar-se o pânico quando se trata de questões de saúde. Mas não correu mal, porque se reagiu e se trabalhou bem.

    Num país demasiado habituado a dizer mal de tudo e todos e a desmerecer as suas instituições, é bom que se sublinhe que houve uma boa resposta do poder político, que os serviços públicos estiveram à altura e que as infraestruturas de saúde souberam responder com competência e humanidade.

    Aquela estranha conferência de imprensa foi, de alguma forma, o espelho de como tudo acabou por correr pelo melhor.

    Nela ouvimos os responsáveis de diferentes departamentos dos ministérios da Saúde e do Ambiente que, desde que o primeiro caso foi detectado, estiveram no terreno a tentar identificar o foco, a seleccionar as medidas a tomar e a tratar dos doentes. Puderam expor o que fizeram e as conclusões a que chegaram com uma segurança que tranquilizou quem os ouviu. Percebemos como foi feito o estudo epidemiológico e percebemos como tinha ocorrido, nos dias em que a infecção se propagou, um fenómeno meteorológico raro. Foi assim possível perceber que já era possível tranquilizar as populações, que a origem do problema estava detectada, que o surto estava controlado. Não foram os políticos a dizê-lo, foram os responsáveis técnicos. Isso foi bom. Ninguém quis protagonismo alheio.

    Nela voltámos a perceber que Frederico George, com a sua barba antiquada, o seu ar de ursinho de peluche ou de Ewok da Guerra das Estrelas, tem tanto de anti-mediático como de eficaz, pois recusa a facilidade dos sound bites e das certezas para consumo rápido, dizendo o que tem a dizer com o único objectivo de informar e aconselhar com correcção, sem alarmismos nem triunfalismos.

    Nela também pudemos apreciar, de novo, a forma serena, mas atenta e eficaz, como o ministro da Saúde, Paulo Macedo, acompanhou de perto a crise, transmitindo à opinião pública a percepção de que havia alguém a preocupar-se e a mobilizar os recursos necessários, sem nunca ter de se por em bicos de pés. Moreira da Silva, a seu lado, também esteve no registo certo.

    Uma crise como a que vivemos, até pelo número de vítimas que fez, terá sempre sequelas e obrigará sempre ao apuramento de responsabilidades.

    ResponderEliminar
  72. Não se deixará de verificar se, mesmo assim, houve alguma falha nos dispositivos públicos. Mas também nos diz alguma coisa sobre a segurança com que tudo foi tratado o pouco impacto público do histerismo oportunista do Bloco de Esquerda, que quis ver a origem do mal numa lei sobre inspecções à qualidade do ar no interior de edifícios quando o mal se propagou a partir de dispositivos exteriores.

    Numa semana em que descobrimos que alguns altos quadros do Estado estão envolvidos em escândalos de corrupção, é bom e é reconfortante verificar como noutros organismos da administração se trabalhou bem, depressa e com um profundo sentido de serviço público, de serviço à comunidade. Ainda bem.

    Partilhe

    FIM

    ResponderEliminar

  73. O seu comentário ficará visível após aprovação.

    ResponderEliminar
  74. IN "OBSERVADOR"

    ??'

    INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
    Conselho Científico do ICS desautoriza equipa da Análise Social 212
    15/11/2014, 9:13
    Partilhe
    Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais apoiou, por unanimidade o director José Luís Cardoso e o seu esforço “no sentido de assegurar a qualidade científica da revista Análise Social”.


    A revista Análise Social foi fundada por Adérito Sedas Nunes
    Autor

    JMF lowres
    José Manuel Fernandes
    jmf1957
    Facebook
    Email
    Tópicos

    ANÁLISE SOCIAL
    CENSURA
    INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
    A suspensão da distribuição do número 212 da revista Análise Social foi sexta-feira levantada pelo Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais. O levantamento da suspensão aconteceu por proposta de José Luís Cardoso, o diretor do instituto que tinha ordenado a suspensão por causa de um “ensaio gráfico” que violava as regras editoriais daquela antiga e prestigiada revista académica. Ao colocar esse número da revista em circulação, aquele órgão científico do ICS fez contudo questão de apoio o seu esforço realizado “no sentido de assegurar a qualidade científica da revista Análise Social e também de acautelar riscos de responsabilidade civil associados à publicação do número 212”.

    O Conselho Científico do ICS, que é formalmente responsável pela orientação editorial da Análise Social, ouviu o diretor do ICS e o diretor que fora responsável pelo 212 da revista, João Pina Cabral (entretanto, a 23 de setembro, já tinham ocorrido eleições para escolher um novo diretor para aquela publicação, e Pina Cabral não fora reconduzido). Em causa esteve a inclusão, nesse número da Análise Social que era o último sob responsabilidade da equipa de João Pina Cabral, de um conjunto de imagens de grafitti acompanhadas por um pequeno texto de enquadramento. Apresentado como sendo um “ensaio gráfico”, esse artigo violava, na opinião do diretor do ICS, as regras de publicação numa revista académica, reservada por definição a artigos científicos.

    A suspensão da Análise Social 212 levou a equipa do diretor cessante a acusar o responsável pelo ICS de censura, até porque aquele “ensaio” se justificaria como forma de “refletir a frustração popular contra o grande capital e as políticas de austeridade em vigor na União Europeia”.

    Um dos grafitti reproduzidos no "ensaio visual" do número 212 da revista
    Um dos grafitti reproduzidos no “ensaio visual” do número 212 da revista

    No comunicado do Conselho Científico há agora uma clara desautorização implícita da equipa que foi responsável pelo número 212 da revista. Primeiro, ao deliberar colocar em circulação esse número, o Conselho Científico sublinha que o seu conteúdo “é da exclusiva responsabilidade do anterior diretor da revista”. Mas vai mais longe: recomenda ao atual diretor, o que foi eleito no passado mês de setembro, “que apresente ao Conselho Científico uma proposta de critérios de publicação de todo o tipo de conteúdos a serem incluídos na revista”. Tudo isto antes de “afirmar a confiança no diretor do ICS, no diretor atual da revista Análise Social e em todos os órgãos democraticamente eleitos do ICS”.

    ResponderEliminar
  75. IN OBSERVADOR 15/11/2014

    OGE/2015: PROPOSTA DO PS

    ORÇAMENTO 2015
    António Costa desafia Governo a viabilizar as propostas do PS para o OE 2015
    HÁ 2 HORAS
    Partilhe
    Propostas do PS "não vão transformar num bom Orçamento o que é um mau Orçamento", disse o candidato do PS a primeiro-ministro em Braga.

    LUSA
    Autor

    lusa
    Agência Lusa
    Tópicos

    DÉFICE
    ECONOMIA
    FINANÇAS PÚBLICAS
    GOVERNO
    IRC
    ORÇAMENTO 2015
    PARLAMENTO
    PARTIDOS
    POLÍTICA
    António Costa desafiou hoje o Governo a viabilizar as propostas do PS para o Orçamento do Estado para 2015, para responder às “maiores chagas” resultantes da crise, como o desemprego, a pobreza infantil e juvenil e a habitação.

    “O desafio que aqui lançamos é que [a maioria PSD/CDS-PP) não chumbe as propostas do PS, que viabilize as propostas do PS”, apelou, em Braga, o candidato único a secretário-geral do Partido Socialista, durante um encontro com militantes.

    Segundo Costa, as propostas do PS “não vão transformar num bom Orçamento o que é um mau Orçamento”, mas permitirão acudir “desde já” a alguns dos problemas mais graves que resultantes da crise económica e social e minimizar o seu “efeito devastador sobre muitas e muitas famílias”.

    “Se a maioria viabilizar as propostas do PS, não teremos um melhor Orçamento, mas teremos uma sociedade onde os desempregados, as crianças e jovens pobres e os que estão em risco de perder a habitação estarão pelo menos mais protegidos e a sociedade estará um pouco mais coesa e com menor drama social”, acrescentou.

    As propostas apontam, designadamente, para o prolongamento por mais seis meses do subsídio social de desemprego, para a redução da taxa do IVA para a restauração, para o aumento “bastante acima da inflação” do abono de família, para uma majoração especial de 15% neste abono para as famílias monoparentais e para o restabelecimento do passe escolar.

    A introdução de uma cláusula de salvaguarda no IMI para que este imposto não possa aumentar mais de 75 euros por ano, e a suspensão das penhoras das casas das famílias em execuções fiscais são as medidas propostas pelo PS para garantir o direito à habitação.

    António Costa afirmou que estas propostas “não são de forma a desequilibrar” o Orçamento do Estado, já que estará assegurada “a necessária cobertura orçamental”, ou em diminuição de despesas ou na garantia da não-diminuição de outras receitas.

    “De um ponto de vista da equidade, nós temos de escolher quem queremos proteger, e neste momento não podemos hesitar: aqueles que nós temos de proteger é o emprego, é o combate à pobreza e é o direito à habitação”, disse ainda.

    Em relação às Legislativas de 2015, António Costa reiterou que a “ambição” do PS é ganhar com maioria absoluta.

    “É essa maioria que serve o interesse nacional”, afirmou.

    ResponderEliminar
  76. IN OBSERVADOR :14/11/2014

    ???

    ARTIDO DEMOCRÁTICO REPUBLICADO
    Partido Democrático Republicano já tem assinaturas necessárias para legalização
    14/11/2014, 21:05
    Partilhe
    O PDR, o partido fundado por Marinho e Pinto, já reuniu as assinaturas necessárias para a sua legalização. As assinaturas deverão ser entregues no TC no decorrer do mês de novembro.


    O fundador do PDR, António Marinho e Pinto
    PAULO NOVAIS/LUSA
    Autor

    lusa
    Agência Lusa
    Tópicos

    MARINHO E PINTO
    PARTIDO DEMOCRÁTICO REPUBLICADO
    POLÍTICA
    O Partido Democrático Republicano (PDR) já recolheu o número de assinaturas necessárias para a sua legalização, informou esta sexta-feira o fundador do PDR, António Marinho e Pinto, em Coimbra.

    “Já recebemos mais do que as assinaturas necessárias”, disse Marinho e Pinto, referindo que, apesar disso, a recolha de assinaturas vai continuar a ser feita, estando já a decorrer a verificação das assinaturas entretanto recolhidas para depois serem entregues no Tribunal Constitucional (TC). O antigo bastonário da Ordem dos Advogados espera que as assinaturas sejam entregues no TC no final de novembro ou na “primeira quinzena de dezembro, no máximo”.

    Marinho e Pinto falou aos jornalistas à margem da “Conferência sobre Portugal e a Europa”, organizada pela Associação de Estudos Europeus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde discursou no painel “Que Futuro para os Portugueses”. Durante o debate, o também eurodeputado eleito pelo Movimento Partido da Terra, considerou que o Parlamento Europeu “não é útil”, por os eurodeputados não terem “iniciativa legislativa”, não cumprindo o papel de um parlamento.

    Marinho e Pinto sublinhou que a União Europeia (UE), como prevista nos “programas originais, era um projeto aliciante”, contudo hoje tem “sérias dúvidas” que a Europa “seja viável”, referindo ainda que “a concorrência fiscal é a maior traição que há entre Estados na União Europeia”.

    A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, também presente no painel sublinhou que a competição que existe na Europa não é entre empresas, mas “entre países”, recordando o caso Luxleaks, em que foram revelados benefícios fiscais concedidos pelo Luxemburgo a 340 multinacionais quando era primeiro-ministro do país Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia. “Como se permite que mais de 300 empresas não paguem impostos de acordo com a sua legislação nacional?”, frisou Marisa Matias, considerando que se este ato não é ilegal “é indecente e imoral”. Segundo a eurodeputada bloquista, a harmonização fiscal entre Estados “não vai resolver isso, nem vai resolver a fraude fiscal, nem a competição fiscal, nem a fuga fiscal”.

    Já o social-democrata Carlos Coelho, também deputado no Parlamento Europeu, referiu, quanto ao caso Luxleaks, que “tudo indica que não houve ilegalidade”, porém “não é moral”. O eurodeputado defendeu que deveria haver “uma Europa com mais harmonização fiscal” e que esta “tem de deixar de ser uma componente nacional”, sublinhando ainda que o orçamento da União Europeia é “insuficiente”, ao ser “menos de 1% do PIB” de todos os países que representa.

    O socialista Francisco Assis salientou que tem “expectativa na liderança” de Juncker na Comissão Europeia, apelando a “um consenso” entre os partidos para uma “reorientação das prioridades” da Europa. “Já se viu que esta política de austeridade falhou e muitos dos seus autores já o reconheceram”, observou, realçando que tem de haver uma “preocupação na manutenção do Estado Social, que seja o garante da existência de uma cidadania ativa”.

    ResponderEliminar
  77. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (15/11)]

    POST INFORMATIVO: CONDIÇÕES ESPECIAIS DE APOSENTAÇÃO NA FP!

    «Maioria salvaguarda direitos de funcionários públicos que se reformaram em 2014

    (RAQUEL MARTINS 15/11/2014 - 00:17)

    Em causa estão os trabalhadores que reuniam condições para se reformar em 2010 e não o fizeram.


    0

    TÓPICOS
    PSD
    CDS-PP
    Orçamento do Estado
    Ministério das Finanças
    Pensões
    Trabalho e emprego
    Função Pública
    Nuno Magalhães
    economia, negócios e finanças
    A maioria vai recuperar um regime que salvaguarda os direitos dos funcionários públicos que decidiram prolongar a sua vida activa, mesmo reunindo as condições para se reformarem, recuperando um regime que esteve em vigor entre 1 de Janeiro de 2011 e 31 de Dezembro de 2013.

    Em causa estão os funcionários públicos que podiam ter-se reformado em 2010, mas que optaram por não o fazer e só se reformaram em 2014. Estas pessoas poderão pedir à Caixa Geral de Aposentações (CGA) que a sua pensão seja recalculada com base no salário de 2010.

    A possibilidade decorre de um artigo que a maioria parlamentar decidiu acrescentar à proposta de OE. Quem se aposentar em 2015, mas tinha condições para o fazer em 2010 e é abrangido pelas regras que determinam que o cálculo da pensão tem por referência o salário do cargo à data da aposentação, poderá requerer à CGA, no prazo de 90 dias, para que seja considerada a remuneração de 31 de Dezembro de 2010.

    A norma abrange também os funcionários que se reformaram (seja por aposentação normal ou antecipada) no corrente ano e que já não foram abrangidos pelo regime de salvaguarda de direitos que vigorou até final de 2013.

    Assim, quem se reformou em 2014 e teve uma pensão mais baixa porque foi calculada com base no salário desse ano (que esteve sujeito a um corte entre 3,5% e 10%) poderá recuperar rendimento.

    A solução agora encontrada, alertam os deputados Luís Montenegro (PSD) e Nuno Magalhães (CDS-PP), “passa não por reintroduzir uma cláusula excepcional de vigência ilimitada, que foi deliberadamente eliminada da ordem jurídica, mas por permitir que todos os seus potenciais destinatários possam dela beneficiar”. Para isso basta que “o declarem à CGA no prazo de 90 dias a contar da entrada em vigor da lei que aprova o Orçamento do Estado para 2015”.

    O PÚBLICO questionou o Ministério das Finanças sobre as consequências desta mudança, mas ainda não foi possível obter uma resposta.»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  78. (CONT.)

    A celebração anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é, também, uma oportunidade para reflectirmos sobre o importante papel dos órgãos de comunicação social na cobertura dos problemas mundiais. Este ano centra-se no potencial destes orgãos no domínio da promoção do diálogo, da reconciliação e da compreensão mútua. De facto, a imprensa desempenha um papel fundamental na rejeição de posições enraizadas sobre questões religiosas e políticas e outras diferenças entre as pessoas. Os órgãos de comunicação social podem também dar voz às minorias e aos grupos marginalizados, alargando e reformulando o debate no seio de uma comunidade ou entre comunidades. Nas sociedades que se esforçam por se reconstruir após um conflito, a existência de órgãos noticiosos livres e responsáveis é essencial para a boa governação e para fomentar a confiança entre os líderes e o público. Os governos que restringem a liberdade de expressão e de imprensa estão a agir contra os seus interesses e os da sociedade a que pertencem.


    No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, presto tributo a todos aqueles que trabalham em condições difíceis para assegurar que o resto do mundo possa aceder a uma informação livre e imparcial. Renovemos a nossa determinação em proteger a sua liberdade e segurança e proclamemos novamente o nosso compromisso com os meios de comunicação social livres e independentes, como agentes essenciais de defesa dos direitos humanos, do desenvolvimento e da paz.


    (Fonte: Comunicado de imprensa, SG/SM12214, de 1/05/2009) (FIM)

    ResponderEliminar
  79. INF:

    «O Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC), sedeado em Bruxelas, presta informação sobre as actividades da ONU nos países da região, incluindo Portugal. Põe à disposição do público os principais relatórios da ONU, documentos, publicações, fichas informativas, comunicados de imprensa e notícias, em várias línguas, nomeadamente o português.»

    ResponderEliminar
  80. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (18/11)]

    DIZEM QUE JÁ NÃO HÁ ALMOÇOS GRÁTIS (mas nestes eu cá ainda vou acreditando); JÁ EM CERTAS COINCIDÊNCIAS, NÃO SEI SE ACREDITE!?....



    «Mary J. Blige "A Indústria musical odeia mulheres independentes"
    A cantora diz Mary J. Blige criticou os patrões da indústria musical, insistindo que eles odeiam 'mulheres fortes e independentes'.
    FAMAA Indústria musical odeia mulheres independentes
    Reuters
    16:08 - 18 de Novembro de 2014 | Por Showbiz
    Share on printShare on email
    Mary J. Blige afirmou recentemente que considera que a indústria da música odeia "mulheres fortes e independentes".

    A cantora do sucesso 'Family Affair' criticou o tratamento de artistas femininas e afirma que ela "lutou duramente" contra as tentativas de patrões da indústria que tentaram encorajá-la a dormir com alguém para chegar ao topo.

    "Eles odeiam mulheres fortes e independentes. Eu nunca dormi com ninguém para chegar onde estou, mas eles estavam atrás de mim para fazer isso. Lutei muito contra esse aspeto", referiu a cantora.

    Apesar de entrar na indústria em 1992, Mary insiste que o problema é pior do que nunca."É uma situação errada e definitivamente piorou".

    A estrela, de 43 anos, que lançou o seu álbum de estreia 'What's The 411?' aos 21 anos de idade, confessou que não se sentia "confortável" como uma artista nessa altura e que finalmente aprendeu a "aceitar-se mais".

    "Este é o melhor momento da minha vida. Estou a tornar-me mais livre, a aceitar as coisas que não posso mudar e não me vou desculpar por quem eu sou. Aos meus vinte anos, não estava confortável na minha própria pele. Não gostava da minha aparência, não gostava de mim e diminuía-me para fazer todo mundo feliz".»

    ENVIADO POR A.M.

    ResponderEliminar
  81. DEPOIS DE ANUNCIADA A SUBSTITUTA DO MIN. MACEDO, AS REACÇÔES FORAM APARECENDO: AQUI FICAM ALGUMAS:

    ResponderEliminar
  82. [TREAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (18/11)]

    POLITICA NACIONAL: REACÇÕES À ESCOLHA DA Drª ANABELA RODRIGUES PRÁ PASTA DO MAI!

    «Jorge Sampaio Anabela Rodrigues "é uma pessoa de grande nível científico"
    O ex-Presidente da República Jorge Sampaio afirmou hoje, em Lisboa, que a indigitada ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, "é uma pessoa de grande nível científico".
    POLÍTICA Anabela Rodrigues é uma pessoa de grande nível científico Lusa
    20:25 - 18 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    Em declarações à Lusa, à margem da sessão de apresentação do livro "Aqui Xutos & Pontapés - 35 anos", de Rolando Rebelo, Jorge Sampaio destacou o perfil académico de Ana Rodrigues, a quem desejou "as maiores felicidades neste tempo tão difícil".

    PUB

    O antigo chefe de Estado sublinhou não querer entrar em política, lembrou que Ana Rodrigues foi diretora do Centro de Estudos Judiciários, em Lisboa, e é professora catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que dirigiu entre 2011 e 2013.

    Anabela Maria Pinto de Miranda Rodrigues, independente, de 60 anos, é a primeira mulher a assumir o cargo de ministra da Administração Interna, em substituição de Miguel Macedo, que anunciou a sua demissão, no domingo.

    A tomada de posse de Anabela Rodrigues realiza-se quarta-feira, às 12:00, no Palácio de Belém, em Lisboa.

    Na mesma cerimónia vão tomar posse os dois secretários de Estado do Ministério da Administração Interna, que são reconduzidos nos cargos: Fernando Manuel de Almeida Alexandre tomará posse como secretário de Estado Adjunto da ministra da Administração Interna, enquanto João Pinho de Almeida continuará a desempenhar o cargo de secretário de Estado da Administração Interna.»

    ResponderEliminar
  83. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (18/11)]

    ???

    «PS e PCP Trabalhadores da Segurança Social "atirados para a 'requalificação'"
    O Partido Socialista (PS) e o Partido Comunista Português (PCP) voltaram hoje a manifestar-se contra a "requalificação" de 697 trabalhadores do Instituto da Segurança Social (ISS), classificando a decisão governamental como incompreensível.
    POLÍTICA Trabalhadores da Segurança Social atirados para a 'requalificação' Lusa
    22:35 - 18 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    Em comunicado, a Federação Distrital do Porto do PS lamentou o facto de os funcionários estarem a ser "atirados de forma indigna para 'requalificação'" e indicou que vai questionar o Governo sobre a situação, uma vez que "a decisão de dispensar 700 funcionários, quando o ISS se faz valer, anualmente, da prestação de trabalho de desempregados subsidiados que ocupam postos de trabalho efetivos (...) é incompreensível e imoral".

    PUB

    "Dentro deste grupo de pessoas a 'requalificar' estão os assistentes operacionais, que auferem o salário mínimo, ou pouco mais do que isso; são trabalhadores a quem nunca lhes foi dada qualquer opção de progressão, ou mudança de carreira. Neste grupo há pessoas com deficiências físicas e cognitivas (pese embora o facto de a Federação Distrital ter conhecimento que a situação destas pessoas, com incapacidade física ou cognitiva, está salvaguardada)", sublinhou a distrital socialista.

    A estrutura distrital do PS colocou ainda várias questões, desde a pergunta sobre "qual a vantagem expectável de uma decisão deste teor" até ao nível de poupança esperada.

    O descontentamento face a esta decisão governamental é partilhado por Diana Ferreira, deputada do PCP, que marcou presença numa vigília que decorreu hoje no Porto e que teve como principal objetivo protestar contra a "requalificação" dos trabalhadores da Segurança Social.

    "Viemos manifestar o nosso apoio aos trabalhadores, afirmar que estamos com eles numa luta que é justíssima. Estamos a falar a destruição de 700 postos de trabalho, sendo que a proposta de Orçamento do Estado prevê a destruição de 12 mil postos de trabalho e que estamos a falar de um Governo que neste mandato já destruiu mais de 60 mil postos de trabalho. Isto para nós é uma situação inaceitável", defendeu a militante, que marcou presença no protesto.

    A deputada informou ainda que o partido fez já seguir várias questões endereçadas ao ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, tendo mesmo colocado um requerimento para que o mesmo seja ouvido na Comissão de Trabalho, de forma a poder ser confrontado com esta situação.

    No princípio do mês, o secretário de Estado da Administração Pública, Leite Martins, aprovou a proposta do ISS para a redução de 697 postos de trabalho, cujos funcionários deverão ser colocados em inatividade, no âmbito do regime de requalificação.

    Em setembro, vários centros regionais de Segurança Social fizeram reuniões com cerca de 700 trabalhadores, sobretudo assistentes operacionais (motoristas e telefonistas) para os informar da intenção de os colocar em requalificação (ex-mobilidade especial).

    Já este mês, o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, rejeitou que o Governo esteja a preparar um "despedimento coletivo" no Instituto da Segurança Social, afirmando que os trabalhadores em causa serão colocados no regime de requalificação.»

    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  84. TRAZIDO DO JORNAL PÚBLICO (18/11)]

    CURIOSIDADE: VAMOS TER OS HOMENS DE VOLTA?!

    life&stylemoda
    P
    Pesquisar
    Moda
    Beleza
    Bem-estar
    Gastronomia
    Família e Relações
    Pessoas
    Fotogalerias
    Vídeos
    RSS
    Facebook
    Twitter
    O actor Ryan Gosling no filme O Diário da Nossa Paixão
    O actor Ryan Gosling no filme O Diário da Nossa Paixão DR
    TENDÊNCIA
    Metrossexuais, spornossexuais e agora… lumberssexuais?
    Comentários4
    Facebook20
    Twitter1
    18.11.2014 Por Inês Garcia
    Há uma nova moda para homem e as redes sociais e a imprensa estão empenhadas em partilhar imagens, desenvolver o conceito e discuti-lo.

    Ao contrário dos metrossexuais – o termo foi criado pelo jornalista Mark Simpson em 1994 e descreve homens que têm cuidados estéticos, além de um elevado grau de sofisticação no que toca à escolha de cosméticos, vestuário e acessórios –, e dos spornossexuais – uma mistura de desporto (“sport”) com pornografia (“porn”) que define os homens muito musculados, preocupados em despertar o desejo através dos seus corpos –, os lumberssexuais – uma mistura de lumberjack (lenhador) com sexual – não se preocupam com a aparência, cremes ou grandes marcas e vão buscar influências à cultura hipster.

    Barba grande, cabelo despenteado, camisas de flanela aos quadrados, gorros de malha, botas e mochila às costas. Descontraídos, despreocupados. “Algumas muheres, fartas de ter de partilhar os seus cremes com os metrossexuais e de competir por um lugar ao espelho com mais tempo com o secador e alisador, adoram este novo espécime, que pretende resgatar uma masculinidade em risco de extinção”, explica o diário espanhol El País.

    O escritor Tom Puzak também fez uma descrição dos “novos homens”: “O lumbersexual vai de bar em bar, mas parece que acabou de cortar um pinheiro. Na mochila carrega um MacBook Air, mas aparenta guardar um machado de lenhador”.

    “Os metrossexuais começaram a transportar creme hidratante nas malas; os lumberssexuais servem-nos uma estética hipermasculina com um sorriso sem vergonha, irónico”, descreve o jornal britânico Guardian. E já há exemplos de celebridades masculinas que adoptaram o estilo – ainda quando não tinha rótulo. Os maiores exemplos, diz o El País, são os actores Ryan Gosling e Robert Pattison. O tablóide inglês Daily Mail avança com mais exemplos, como o músico Kanye West e o actor Ben Affleck.

    “Porque estamos tão obcecados em rotular todas as subsecções dos homens?”, questiona o jornalista Hugh Morris, do britânico Telegraph. “Quanto tempo vai durar? As barbas vão ficar algum tempo, tal como as camisas axadrezadas. Mas o lumbersexual não”, continua, ficando sem resposta para a questão inicial, mas ironizando que, no futuro, todas as semanas vai haver alguém a rotular uma nova moda do homem moderno e todas elas são passageiras.

    Mas é mesmo um novo rótulo? O site Jezebel aponta que a New York Magazine já tinha descoberto os lumberssexuais, há quatro anos. Chamaram-lhes “lenhadores modernos” e disseram ser uma reacção ao metrossexual urbano. Mas só agora estão a ganhar "força" com os vários artigos, opiniões, críticas e fotos que estão a ser partilhados.

    No Instagram, a hashtag #lumbersexual já foi usada mais de duas mil vezes para legendar fotos de homens com barbas grandes e camisas de flanela.

    ResponderEliminar
  85. TRAZIDO DO JORNAL SOL (20/11)

    «PARLAMENTO
    PSD e PS juntam-se para repor subvenções a ex-titulares de cargos políticos
    20/11/2014, 18:402.240 PARTILHAS
    Partilhe
    PSD e PS uniram-se para aprovar reposição do corte nas subvenções vitalícias de ex-titulares de cargos políticos. Mas o assunto não fica por aqui: esta sexta-feira, será votada de novo a pedido do BE.


    Luís Montenegro, líder parlamentar do PSD.
    M
    Autores

    Nuno Martins Foto
    Nuno André Martins
    nunoapmartins
    Facebook
    Email
    Liliana Valente lowres
    Liliana Valente
    LilianaValente
    Facebook
    Email
    Tópicos

    ASSEMBLEIA DA REPUBLICA
    DEPUTADOS
    ECONOMIA
    FINANÇAS PÚBLICAS
    GOVERNO
    MACROECONOMIA
    PARLAMENTO
    PARTIDOS
    POLÍTICA
    O PSD e o PS uniram-se na tarde de quinta-feira para aprovar a recuperação das subvenções para os ex-políticos que têm rendimentos acima de 2.000 euros, proposta pelos deputados Couto dos Santos (PSD) e José Lello (PS), depois de um dia cheio de avanços e recuos. O CDS-PP absteve-se na votação, e o PCP e BE votaram contra. Mas o assunto não vai ficar por aqui. O Bloco de Esquerda está a tentar travar a aprovação da proposta, aproveitando as divisões quer no PS quer no PSD e amanhã o assunto volta ao plenário.

    Depois da aprovação esta quarta-feira, o BE quer ainda que o tema seja votado por todos os deputados em plenário, uma vez que a proposta foi aprovada em votação na comissão especializada. Assim, o BE, o único partido que falou contra a proposta, na discussão de hoje na Assembleia da República, decidiu pedir a avocação a plenário e aproveitar a divisão nos dois partidos. É que nem todos os deputados estão de acordo com esta proposta dos dois deputados, apesar de ser difícil uma rebelião nas bancadas que virasse a votação.

    No PS já se conhece uma oposição à proposta. Os jovens da JS do Porto já disseram estar contra a iniciativa. Em comunicado, dizem “repudiar de forma veemente” esta medida e apelam aos atuais órgãos do partido e a António Costa que “intercedam e corrijam a posição do PS nesta situação perfeitamente absurda”.

    A proposta apresentada pelos dois deputados até começou o dia bem encaminhada: o PS garantia que não iria inviabilizar a proposta, no plenário só o Bloco de Esquerda falou dela (e contra ela) e garantiu que votava contra. O PCP, já depois da discussão na generalidade, decidiu comunicar que ia rejeitar a proposta.

    No entanto, da maioria os sinais eram contraditórios. O PSD decidiu que ia votar a favor, mas não o disse publicamente, enquanto o CDS-PP se remetia ao silêncio. Quando parecia que tudo estava encaminhado, o PSD decidiu que ia propor o adiamento da votação da proposta.

    O dia não acabaria sem mais um ‘twist’ na história: o PSD recuou no seu recuo e votou a proposta. Com isto, chegado ao final do dia, PSD e PS juntaram-se para aprovar a proposta. O CDS-PP absteve-se e não falou sobre o tema, o BE e o PCP votaram contra.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (CONTINUAÇÃO)

      O impasse

      Imediatamente a seguir à votação da proposta na comissão parlamentar de orçamento, finanças e administração pública, onde se termina o primeiro dia de votações na especialidade do orçamento (artigo a artigo, 300 paginas de lei e mais de 500 propostas de alteração), o PSD decidiu justificar publicamente a aprovação da proposta, mas também o impasse. Sobre a posição do CDS-PP, dessa não falou.

      “Tivemos que ponderar um aspeto que é fundamental é que estas subvenções não podem ter um regime mais favorável daquele que se aplica a todos os regimes de pensões, daquele que se aplica aos pensionistas em geral, e portanto houve algum impasse na votação”, explicou o deputado do PSD Hugo Velosa, que diz que esse impasse e reconheceu as notícias da sua suspensão, se deveram apenas a tentar garantir que as subvenções vitalícias não eram beneficiadas.

      No entanto, a própria proposta de Couto dos Santos e José Lello já explica que o regime que é proposto é mais gravoso para as subvenções do que para as pensões em geral, porque o corte de 15% extra começa nos 2000 euros, e não nos 4600 euros como se aplica nas pensões.

      Confrontado com esta explicação e sobre qual o papel do CDS-PP neste “impasse”, Hugo Velosa disse apenas que os deputados estiveram a avaliar se se aplicava apenas o corte no excedente dos 2000 euros ou se estavam também sujeitos aos restantes cortes que se aplicam às pensões. Sobre o CDS-PP, nada disse

      O que está em causa

      A proposta de Couto dos Santos e de José Lello propõe que sejam repostas as subvenções acima de 2000 euros, que estavam suspensas, e defende-se com uma eventual inconstitucionalidade. A parcela de rendimento será assim descongelada, mas aplica-se um corte de 15% sobre o valor que exceda os 2000 euros.

      “No ano de 2015 as subvenções mensais vitalícias atribuídas a ex-titulares de cargos políticos, bem como as respetivas subvenções de sobrevivência, em pagamento e a atribuir, são sujeitas a uma contribuição extraordinária de 15% sobre o montante que exceda 2000 euros”, lê-se na proposta.

      O argumento do PSD e do PS

      Hugo Velosa, que explicou pelo PSD a aprovação da proposta, diz que esta apareceu “porque se verificou que havia a possibilidade de a suspensão por condição de recursos, que vigorava até agora, ser considerada inconstitucional, tal como aconteceu nas pensões de sobrevivência”.

      Para além disto, diz o PSD, “trata-se de uma questão de justiça”. “Aplicava-se às subvenções vitalícias, para os ex-titulares de cargos políticos que estiveram em funções até 2005, um regime único que não fazia qualquer sentido, que era de aplicar a condição de recursos dos mil euros ilíquidos para o agregado familiar”, afirmou.

      Isabel Moreira, a deputada do PS que assumiu a defesa da proposta (o vice-presidente da bancada Vieira da Silva disse à Lusa da parte da manhã que o PS não ia inviabilizar a proposta), disse esta alteração é uma questão de “justiça constitucional” e que esta “ablação” das subvenções se tratou de uma “medida política” que só foi adotada para ir de encontro ao sentimento popular “contra os políticos”. “Era uma medida que vai de encontro à destruição dos direitos consolidados. Eu pessoalmente tenho o maior apreço por todos os titulares de cargos políticos que ajudaram a construir a nossa democracia e acho que não devemos ceder a populismos”, afirmou a deputada.

      Isabel Moreira garantiu que esta medida de reposição teve apoio da bancada socialista e que o entendimento com o PSD foi “fácil”, acrescentando ainda que isto terá pouco impacto a nível orçamental pelo número de destinatários ser “pequeno”. A deputada disse ainda que o PS só não avançou com a fiscalização sucessiva desta norma porque o “requerimento tinha de ser preparado o mais rápido possível”.

      Eliminar
    2. (CONTINUAÇÃO)

      Quem tem direito

      Só os ex-titulares de cargos políticos antes de 2005, que já recebiam subvenções, verão repostas estas parcela de rendimento.

      Uma alteração feita pelo anterior Governo, liderado por José Sócrates, já tinha eliminado a possibilidade dos ex-titulares de cargos políticos pudessem vir a receber qualquer benefício deste tipo caso ainda tivessem em funções após o ano de 2005, e, consequentemente, para todos os que ainda estão em exercício.

      Bloco de Esquerda classifica a decisão como “vergonhosa”

      O Bloco de Esquerda já tinha sido o único partido a falar contra a medida no plenário, quando se discutia a proposta de orçamento onde esta está incluída, e foi também o primeiro a reagir.

      “Assistimos a um momento vergonhoso na Assembleia da República. O Governo que cortou pensões e que cortou salários vem agora dizer que tem dinheiro para repor os privilégios dos políticos, coisa que tinha dito no ano passado que tinha a coragem de cortar. Afinal a coragem foi de pouca dura, e o bloco central renasceu no seu pior”, afirmou o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares.

      O deputado disse que o partido está contra este tipo de privilégios, que “eles nunca deveriam existir” e considera “anedótico” o PSD justificar a reposição das subvenções com artigos da Constituição, quando anteriormente “quase parecia desconhecer os artigos da constituição”.

      PCP quer revogar subvenções

      O PCP, já depois da discussão em plenário do orçamento na especialidade, e ainda antes das votações, explicou que votaria contra e que vai apresentar uma proposta para revogar a atribuição destes benefícios.

      “A nossa proposta vai no sentido de revogar todas as subvenções vitalícias que são pagas”, disse o líder parlamentar comunista, João Oliveira, admitindo no entanto exceções “nas situações em que fica em causa a subsistência da pessoa que aufere a pensão ou esteja em causa a sua insolvência há uma consideração diferenciada para que isso não aconteça”.

      (Artigo atualizado com mais informação às 18:51)»

      (FIM)

      Eliminar
  86. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (21/11)]

    POLITICA NACIONAL: O DIA SEGUINTE DE UM MINISTRO DESEMPREGADO

    «Miguel Macedo regressa ao Parlamento

    (21/11/2014 12:59:54 869 Visitas)

    Miguel Macedo regressa ao Parlamento

    O antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo voltou hoje a sentar-se na bancada parlamentar do PSD, assumindo as funções de deputado menos de uma semana depois de se ter demitido das funções governativas.


    Pontualmente às 10:00, Miguel Macedo entrou no plenário da Assembleia da República tendo sido de imediato rodeado por outros parlamentares que o cumprimentaram, alguns apenas com um aperto de mão, outros mesmo com um abraço.

    Quando se iniciaram os trabalhos do segundo dia da discussão na especialidade da proposta do Governo do Orçamento do Estado para 2015, Miguel Macedo sentou-se na penúltima fila, ao lado do também deputado do PSD e ex-ministro da Segurança Social do Governo de Pedro Santana Lopes Fernando Negrão.

    A conversa com Fernando Negrão era pontualmente interrompida por mais cumprimentos de outros parlamentares, entre os quais do líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães.

    A meio da manhã, Fernando Negrão 'cedeu' o lugar ao deputado do CDS-PP Filipe Lobo d'Ávila, que desempenhou o cargo de secretário de Estado da Administração Interna até o início deste ano, altura em que saiu do ministério a seu pedido.

    O regresso de Miguel Macedo, que se demitiu do cargo de ministro no domingo na sequência das investigações sobre vistos 'gold', às funções de deputado já tinha sido confirmada pelo líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, na quarta-feira.

    "Com certeza que sim. Miguel Macedo é deputado eleito. Estava em exercício de funções governativas e tinha o mandato suspenso. A partir do momento em que essa suspensão deixa de se operar, retoma o seu lugar", afirmou Luís Montenegro.

    Miguel Macedo, que foi eleito deputado pelo círculo de Braga, desempenhou na anterior legislatura o cargo de líder da bancada parlamentar do PSD.

    O agora deputado foi o quarto ministro a sair do XIX Governo Constitucional, depois de Miguel Relvas, que exerceu o cargo de ministro adjunto dos Assuntos Parlamentares, de Vítor Gaspar, que foi ministro de Estado e das Finanças, e de Álvaro Santos Pereira, que esteve à frente da Economia e do Emprego.

    A Operação Labirinto, uma investigação relacionada com a atribuição de vistos 'gold', resultou já na detenção de 11 pessoas, cinco das quais ficaram em prisão preventiva, embora três possam ver a medida convertida em pulseira electrónica.

    A 17 de Novembro, o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa decretou a prisão preventiva do presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, e do empresário chinês Zhu Xiaodong.

    Também em prisão preventiva, mas com possibilidade de a medida vir a ser substituída por pulseira electrónica, ficaram a secretária-geral do Ministério da Justiça Maria Antónia Anes, o director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) Manuel Jarmela Palos, que entretanto deixaram os cargos, e Jaime Gomes, da empresa JMF Projects & Business.

    Na sequência das investigações, na qual foram detidas pessoas que lhe são próximas e que tutelava, Miguel Macedo anunciou a demissão alegando que a sua autoridade enquanto governante ficou diminuída. para o perceber.

    Lusa/SOL»

    (ENVIADO POR: VS)

    ResponderEliminar
  87. [TRAZIDO DO FB: CM (21/11)]

    POLITICA NACIONAL: CONVENÇÃO DO BE!ENTREVISTA AO Dr ROSAS!

    Não há o menor risco de cisão no BE
    Fernando Rosas, dirigente do Bloco de Esquerda, faz a antevisão da IX Convenção Nacional.
    Por Cristina Rita
    Correio da Manhã – Há o risco de cisão no Bloco de Esquerda depois da convenção deste fim de semana?

    Fernando Rosas – Não acho que haja risco de cisão. Acho que o Bloco de Esquerda conviveu toda a vida no seu seio com diferentes opiniões políticas. Nesta convenção existem duas perspetivas distintas sobre o que deve ser a esquerda alternativa à esquerda do PS numa conjuntura que é dificil. É esse debate que vai animar a convenção. Não há o menor risco de cisão.

    – Mas o resultado desta convenção que opõe Pedro Filipe Soares a João Semedo e Catarina Martins obrigará a um maior diálogo interno.
    – Vai haver o diálogo que houve, talvez melhor. Já no passado isso aconteceu. Agora com novos dirigentes. Não acho que haja nenhum risco de cisão, nenhum risco de extinção. Não partilho desse ponto de vista.

    – A liderança bicéfala dividida entre Catarina Martins e João Semedo funcionou?
    – Acho que sim. Não sei o que é que é liderança bicéfala. Eu falo de uma liderança paritária. Atendendo às circunstâncias muito difíceis em que eles assumiram as suas funções, acho que funcionou tão bem como poderia funcionar .Fizeram um bom esforço e acho que o Bloco de Esquerda deve estar reconhecido sobre isso. Agora, há pessoas que acham que essa liderança não é muito eficaz, há outras que consideram que deve continuar. É um dos pontos sobre os quais a convenção se vai pronunciar.

    – Deve continuar?
    – Considero que sim. Considero que tem sido uma boa solução e que devia continuar. Não devíamos voltar para trás. Acho que a paridade na direção do Bloco é um passo em frente.»

    ResponderEliminar
  88. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (22/11)]

    POLITICA NACIONAL: UM ARTIGO DE OPINIÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO QUE VIVEMOS! (Rui Ramos)

    «CASO SÓCRATES

    A hora mais perigosa do regime (Rui Ramos Email)

    HÁ 23 MINUTOSPartilhe

    O regime sobreviveu a tudo até agora, do BPN à Face Oculta. Mas ninguém sabe ao certo, num copo quase a transbordar, qual vai ser a gota de água a mais.

    Tópicos

    CASO SÓCRATES
    DEMOCRACIA
    ESTADO
    JUSTIÇA
    REGIME
    REPÚBLICA

    De buscas na sede do grupo Lena ontem à noite, resultou a detenção de José Sócrates quando aterrou em Lisboa, vindo de Paris. Já se disse que é a primeira vez que um ex-primeiro ministro é suspeito pela justiça de crimes praticados no Governo. De facto, há talvez um precedente: o do marquês de Pombal, acusado de abuso de poder e de corrupção – o que não o impediu, aliás, que ter agora a maior estátua de Lisboa. A justiça nem sempre faz história.

    Haverá quem, muito correctamente, nos aconselhe a resumir tudo à pessoa de José Sócrates, e a aguardar pelo desfiar do novelo judicial com as piedosas cautelas habituais (inocente até prova em contrário, etc.). Está certo, e é assim que deve ser: ninguém de fora terá tido acesso ao processo, a justiça não falou, e José Sócrates também não. Acontece, porém, que tudo se passou uma semana depois da detenção de uma mão-cheia de altos quadros do Estado, incluindo o director de uma polícia. O regime foi varrido, subitamente, por um holofote pouco lisonjeiro. Mesmo que estes casos não venham a ter consequências judiciais, já têm consequências políticas.

    A primeira dúvida é esta: vai a oligarquia política conter-se e demonstrar confiança no regime enquanto Estado de direito? Ou, pelo contrário, irá dividir-se e lançar-se numa espiral de insinuações e de suspeitas mútuas, descendo todos os degraus da escada da infâmia? As primeiras horas não são conclusivas. As lideranças partidárias mantiveram-se até agora discretas. Infelizmente, uma vista de olhos pelo Facebook sugere que noutros patamares da hierarquia política nem sempre há, já não digo sentido de Estado, mas até consciência da gravidade das circunstâncias. O hábito de utilizar “casos” e escândalos na chicana política parece ter privado demasiada gente de circunspecção e de prudência. Por verrina ou demagogia, os nossos oligarcas habituaram-se a falar uns dos outros sem qualquer respeito: “mentira” e “ladroagem” são hoje banalidades da linguagem parlamentar. A ânsia de fama e de destaque na imprensa e nas redes sociais, onde a moderação e o equilíbrio não retêm atenções, apagou os últimos vestígios de cortesia e de bom senso. Esta piromania política pode agora ser fatal.

    Quando a troika se despediu em Maio, muitos esperaram o retorno da “normalidade”: concluído o programa de ajustamento orçamental, a mesma classe política iria continuar a dominar o país, como se nada tivesse acontecido. Os reformados e os funcionários públicos ganhavam menos, mas, caso único na Europa, a crise não confrontara o sistema com uma Frente Nacional, um Syriza, um Podemos ou um 5 Estrelas. A continuidade parecia assegurada. A oligarquia sentiu-se à vontade para se dedicar aos desportos radicais da política com toda a dureza. Era outra vez 2004 ou 2005.

    (CONT.)

    ResponderEliminar
  89. (CONTINUAÇÃO)
    Acontece que, entretanto, alguns pilares do regime cediam. A partir de Julho, tivemos um “ajustamento” do poder económico-financeiro, com a detenção de Ricardo Salgado, a “resolução” do BES e o colapso da PT. Neste momento, não é possível excluir um ajustamento análogo do poder político. Os últimos casos judiciais, com as doses certas de histeria político-mediática, podem servir para muita coisa. Por exemplo, para atear finalmente um surto de populismo contra os partidos e as ideologias tradicionais. O que falta? Que mais gente na classe política sinta que está na altura de apear-se deste comboio e tentar apanhar o próximo. Nesse momento, por pânico ou por oportunismo, os mais inesperados rearranjos poderão tornar-se possíveis. É verdade: o sistema sobreviveu até agora a todos os seus putativos apocalipses, do BPN à Face Oculta. Mas ninguém sabe ao certo, num copo quase a transbordar, qual vai ser a gota de água a mais.

    Em 1994, a primeira república italiana do pós-guerra acabou assim, com a investigação judicial das “mani pulite”, encetada com a prisão de um dirigente do Partido Socialista Italiano. Os antigos políticos e os antigos partidos foram varridos. Infelizmente, o que veio a seguir não é melhor. Mas às vezes, não há escolha: há coisas que só podem cair.» (FIM)

    (ENVIADO POR Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
  90. IDEM

    [TRAZIDO DO FB: O OBSERVADOR (22/11/2014)]

    CASO SÓCRATES: (OUTRO) ARTIGO DE OPINIÃO! (josé manuel fernandes )

    «CASO SÓCRATES

    Espero poder confiar na Justiça

    (José Manuel Fernandes jmf1957 Facebook Email
    22/11/2014, 12:00221 PARTILHAS)

    Partilhe


    A Justiça não se redime nem merece ser condenada só porque deteve José Sócrates para interrogatório. E o regime também não está em causa só porque existe este caso e estas suspeitas

    Tópicos

    CASO SÓCRATES
    JOSÉ SÓCRATES
    JUSTIÇA
    Numa entrevista que deu ao jornal Liberation em 2007, o então primeiro-ministro José Sócrates definiu-me como o seu “melhor inimigo”. Passaram quase sete anos, muita água debaixo das pontes, todos os motivos que então tinha para, nessa altura quase sozinho, criticar o primeiro-ministro, reforçaram-se, mas ao contrário do que percebo pelo que leio nas redes sociais não fui a correr abrir uma garrafa de espumante quando soube da notícia da sua detenção. Por duas razões. Primeiro, porque uma detenção para interrogatório não é uma condenação em tribunal, não é um veredicto de culpabilidade, e por isso só posso olhar para Sócrates como suspeito, ponto final. Eu e qualquer pessoa. Depois, porque percebi que, ao fazer a detenção no aeroporto, a Justiça portuguesa colocou a fasquia muito alta, passou a enfrentar um desafio ainda maior e mais difícil, pelo que só espero que tenha um caso sólido.

    Brevemente, alguns comentários.

    Primeiro que tudo, não faço parte dos que se indignam e incomodam com pretensos excessos da Justiça. Incomodei-me e incomodo-me, isso sim, com a forma como muitos poderosos conseguiram, ao longo dos tempos, graças a bons advogados, a manobras dilatórias ou a expedientes inconfessáveis, escapar às malhas da Justiça. Se agora a Justiça mostra mais determinação e arrojo na sua actuação não fico de repente preocupado, nem passo a achar que está a exagerar. Vi, isso sim, no caso Face Oculta, uma Justiça que actuou com mais prontidão e competência do que em muitos casos anteriores, onde sempre se suspeitou de uma investigação torpedeada, incompleta ou incompetente, como aconteceu em processos como o do Freeport ou o dos submarinos. O estranho não é em Portugal a Justiça ser agora severa com os poderosos – o estranho é ela ter quase sempre falhado, mesmo em processos que deram condenações noutros países. Se isso está a mudar, só posso saudá-lo com o maior entusiasmo.

    De resto, não sei porque foi a polícia deter José Sócrates ao aeroporto em vez de enviar uma notificação para a sua residência, mas apenas vejo nessa forma de actuar um padrão semelhante ao que encontro noutros países (em Espanha, por exemplo), porventura relacionado com a necessidade de deter todos os suspeitos ao mesmo tempo, pelas razões que facilmente se intuem. Não sei se foi essa a motivação do juiz Carlos Alexandre, mas isso não me leva a repetir alguns comentários que vi e ouvi por aí.

    (CONT)

    ResponderEliminar
  91. (CONTINUAÇÃO)

    (CONT.)

    Depois tenho a noção clara de que esta detenção, pelo seu impacto, coloca imensos desafios ao nosso sistema de investigação e judicial. Vamos estar todos com imensa atenção, até porque se trata de um processo que toca no coração do sistema político e não vai deixar de afectar o principal partido da oposição. Mas há um aspecto que quero sublinhar: o regime não fica em causa se a Justiça não conseguir condenar José Sócrates. O regime estaria sim em causa se, face a suspeitas pertinentes, José Sócrates escapasse por a Justiça ter medo o afrontar. Medo ou reverência ou respeitinho. Infelizmente houve um episódio no nosso passado recente em que ficou a suspeita de que podia e devia ter sido feito mais: refiro-me ao episódio da destruição das escutas do caso Face Oculta com base numa interpretação jurídica duvidosíssima.

    Uma nota final para o que parece estar no centro das investigações, isto é, a casa de Paris e os meios de vida de José Sócrates. É bom que esta investigação possa esclarecer os factos e as suspeitas que já vieram a público. Um dos mistérios que ensombrou a nossa vida política recente foi a evidente desproporção entre o estilo de vida de José Sócrates e os rendimentos conhecidos de um deputado, secretário de Estado, ministro, mesmo primeiro-ministro. Muitas vezes teve ele de se justificar, muitas vezes ficou irritado quando a imprensa mostrava a forma como vivia (isso aconteceu especialmente no relativo à sua vida em Paris), várias vezes colocou processos a jornais por andarem a verificar a forma como obtivera as suas propriedades. Talvez este caso, esta investigação, constitua a oportunidade definitiva para José Sócrates esclarecer todas essas dúvidas, todas essas sombras que o perseguem.

    Termino com um apelo singelo: para que a Justiça possa funcionar, faça-se o menos possível de política com esta investigação. Eu sei que o caso não pode nem deve ser ignorado, mas também não devem os políticos fazer aquilo que pedem aos jornalistas para não fazerem: tratarem já como culpado quem é apenas suspeito.

    Partilhe»

    (ENVIADO POR: Assunção Monteiro)

    ResponderEliminar
  92. [TRAZIDO DO FN:NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    CRIME/JUSTIÇA: QUEM ESTÁ POR DETRÁS DOS CASOS MAIS MEDIÁTICOS?

    «'Superjuiz' Carlos Alexandre: O juiz que diz que "a verdade fala mais alto"
    Carlos Alexandre, já teve uma fotografia dos filhos com pistolas em cima, mas nem por isso recuou. Trata dos casos de banqueiros, figuras do Estado português ou empresários da noite. Tem 53 anos. A imprensa dá-lhe o nome de superjuiz. Está no centro dos holofotes. Mas quem é o juiz do caso dos vistos gold?
    PAÍS Carlos Alexandre: O juiz que diz que a verdade fala mais alto DR
    10:48 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    Operação Furacão, Caso BPN, Máfia da Noite, Face Oculta, Remédio Santo, CTT, Operação Labirinto. São estas as pastas que estão na secretária de Carlos Alexandre, o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal que trata dos mais emblemáticos processos judiciais em Portugal.

    PUB

    Ontem, terá ouvido José Sócrates, que foi detido face a suspeitas de corrupção alegados crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos.

    Mas quem é o superjuiz? O Diário de Notícias, este sábado, traz uma extensa peça sobre Carlos Alexandre, que lhe trazemos de seguida:

    Recentemente, com a ‘explosão’ do caso relacionado com os vistos gold, este juiz ouviu 11 arguidos em apenas cinco dias. Pelo meio, elaborou um despacho para levar a julgamento João Rendeiro, ex-presidente do BPP, e mais quatro arguidos. É esta a sua imagem de marca. Não vira a cara ao trabalho.

    A fama foi sendo construída nos bastidores da justiça. Por exemplo, quando estalou o verniz do caso BES, decidiu aplicar a Ricardo Salgado uma caução de três milhões de euros no decorrer da Operação Monte Branco. Prendeu, no âmbito do caso BPN, Oliveira e Costa. Recentemente, com a investigação da Operação Labirinto, mandou emitir mandado de detenção ao chefe do SEF.

    Em 2013, foi considerado o 48º homem com mais poder em Portugal, move-se dentro do tribunal sem “jogos palacianos e sem proteger interesses de ninguém”, diz fonte da Polícia Judiciária ao DN. Não se lhe conhecem grandes discursos públicos, mas quando confrontado por um advogado sobre o facto de, em Portugal, o falar mais alto do que a verdade, contradisse quem o afirmou, assegurando que “a verdade fala mais alto”.

    Recentemente, depois de ser ameaçado, passou a ser acompanhado por dois elementos do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, um deles motorista, um oficial da polícia que conheceu quando vivia em Linda-a-Velha.

    Já teve a casa assaltada e, nessa altura, recebeu um recado. Em cima da fotografia dos filhos os assaltantes deixaram um revólver. Quem o fez queria intimidar o juiz e imaginava que este recuaria. Mas isso não aconteceu.

    É, dizem, viciado em trabalho, “não tem problemas com horários”, explica fonte policial. Sob a sua alçada, são recorrentes maratonas de interrogatórios. “Uma vez num processo que visava o crime de segurança privada ilegal o juiz esteve quatro dias com os arguidos em interrogatórios, só interrompia as audições à noite”.

    Sobre o seu perfil, diz-se que é crítico, obcecado com detalhes, raramente perde a calma com a batina vestida, mas “detesta que os arguidos lhe mintam na cara”, conta fonte do Ministério Público. Além disto, é sucinto e objetivo, raramente usa truques teatrais, nem abusa do conhecimento profundo que tem das leias. “Tem mais ADN de polícia, com uma veia acusatória”, refere o DN.

    Ontem, dão conta vários órgãos de comunicação social, terá ficado com o caso de José Sócrates. »

    ResponderEliminar
  93. TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO(22/11)

    O (NOVO) CASO Engº SÓCRATES:????

    «Relato O que já aconteceu no dia em que Sócrates foi detido

    Pouco depois da meia-noite de hoje, a Procuradoria-Geral da República confirmava a detenção, pela primeira vez em Portugal, de um antigo primeiro-ministro, José Sócrates, dentro de uma investigação de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

    (PAÍS O que já aconteceu no dia em que Sócrates foi detido Lusa
    19:00 - 22 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email)

    Nas horas que se seguiram, as reações políticas foram cautelosas, com todas as forças partidárias a vincarem a separação entre poderes e a independência da Justiça.

    Leia também:
    Movimentos financeiros e mestrado na mira do Fisco francês
    Sócrates: CDS-PP escusa-se a comentar processos judiciais
    Ministério Público investiga fugas de informação
    PUB

    Durante o dia, e ainda antes de ser interrogado pelo juiz de instrução, Sócrates acompanhou as autoridades em buscas feitas na sua residência em Lisboa e soube-se que outras três pessoas foram também detidas para interrogatório.

    Estes foram os principais acontecimentos e reações que foram sendo conhecidos ao longo do dia, desde que foi revelada a detenção de José Sócrates e a sua chegada ao Campus da Justiça, para ser interrogado no Tribunal de Instrução Criminal, desconhecendo-se quanto tempo poderá demorar:

    - Pouco depois da meia-noite, a PGR emite um comunicado em que confirma que José Sócrates e outras três pessoas foram detidas, na sexta-feira à noite, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que investiga "suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção".

    A PGR confirmava uma notícia avançada pouco antes pelas edições online do Sol e do Correio da Manhã e explicava que os detidos seriam hoje interrogados pelo juiz de instrução do inquérito, "que investiga operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiro sem justificação conhecida e legalmente admissível", sendo "independente" do caso Monte Branco e não tendo tido sequer "origem no mesmo".

    - A meio da manhã, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, partido que está reunido em Convenção em Lisboa, recusou comentar a detenção de Sócrates, dizendo que é uma investigação que cabe às autoridades judiciárias: "À política o que é da política, à justiça o que é da justiça", afirmou.

    - Ainda durante a manhã, o candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, enviou uma mensagem aos militantes do PS, que elegem hoje em eleições diretas um novo secretário-geral, em que lhes pediu para que não confundam a "solidariedade e amizade pessoais" em relação a José Sócrates com a ação política do partido, salientando que "só à justiça cabe conduzir, com plena independência" o processo e que "é essencial preservar" o partido na apreciação deste caso.

    - Perto do meio-dia, a RTP revelou que suspendeu o espaço de comentário que Sócrates tinha aos domingos no Canal 1.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  94. (CONTINUAÇÃO)

    - Por volta da mesma hora, o ex-líder do BE, Francisco Louçã, à entrada para a Convenção do partido, recusou fazer juízos "precipitados" sobre a detenção do ex-primeiro-ministro. Louçã admitiu que este caso "terá um efeito no país inteiro", mas ressalvou que é preciso "prudência", que "só há casos julgados quando eles terminam" e que, quanto às questões políticas, "são de outra natureza" e só poderão ser avaliadas depois. Por fim, considerou que Portugal precisa de uma justiça "mais bem preparada" e com "mais meios" para combater "processos de extrema complexidade" como "o branqueamento de capitais, a corrupção e criminalidade dos bancos".

    - O vice-presidente e coordenador do PSD, Marco António Costa, disse, ao início da tarde, na Maia, que o partido não irá fazer "qualquer comentário político" sobre a detenção de José Sócrates por se tratar de um "tema de justiça", acrescentando que se deve aguardar "serenamente que as instituições judiciais prestem os esclarecimentos que julguem convenientes em função do desenrolar dos acontecimentos".

    - Por volta das 14:00, a PGR voltou a emitir um comunicado em que revela a identidade dos outros três detidos, no âmbito deste inquérito: o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna.

    A PGR adianta, por outro lado, que o inquérito teve origem "numa comunicação bancária" feita ao DCIAP em cumprimento da lei de prevenção e repressão de branqueamento de capitais".

    - O líder da CGTP, Arménio Carlos, à margem de uma marcha no Porto, defendeu ser necessário "aguardar que a justiça funcione rapidamente".

    - À margem de um comício em Albergaria-a-Velha, o secretário-geral do PCP, Jerónimo Sousa, disse não querer comentar a detenção do ex-primeiro-ministro, afirmando que deve haver "o apuramento de toda a verdade, o funcionamento da investigação e da Justiça e não apressar julgamentos ou condenações", acrescentando que "que ninguém está cima da Lei".

    - Às 16:30, as autoridades que investigam o caso terminaram buscas que estavam a fazer na residência de Sócrates em Lisboa, que o ex-primeiro-ministro acompanhou, disse à Lusa fonte policial.

    - Às 16:45, José Sócrates chegou ao Campus da Justiça, em Lisboa, transportado, desde a sua residência, numa viatura descaracterizada e em marcha de emergência, para ser presente ao juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal, para primeiro interrogatório judicial.

    - O CDS-PP, numa nota enviada à Lusa pelo vice-presidente do partido Nuno Magalhães, sublinha que respeita a separação de poderes e a independência da justiça e por isso não fará comentários sobre "investigações em curso no sistema judicial".

    - Também o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, que está na Mealhada, numa celebração dos 40 anos do partido, remeteu uma apreciação política e jurídica da detenção do ex-primeiro ministro para o seu espaço de comentário na TVI, no domingo, mas disse que, nalguns casos, a "solidez dos factos" pode justificar uma decisão desta natureza. No entanto, ressalvou que "para compreender o alcance jurídico deste caso", será preciso "ter o resultado do interrogatório e da decisão do juiz, que pode demorar mais ou menos tempo".»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  95. (CONTINUAÇÃO)

    - Por volta da mesma hora, o ex-líder do BE, Francisco Louçã, à entrada para a Convenção do partido, recusou fazer juízos "precipitados" sobre a detenção do ex-primeiro-ministro. Louçã admitiu que este caso "terá um efeito no país inteiro", mas ressalvou que é preciso "prudência", que "só há casos julgados quando eles terminam" e que, quanto às questões políticas, "são de outra natureza" e só poderão ser avaliadas depois. Por fim, considerou que Portugal precisa de uma justiça "mais bem preparada" e com "mais meios" para combater "processos de extrema complexidade" como "o branqueamento de capitais, a corrupção e criminalidade dos bancos".

    - O vice-presidente e coordenador do PSD, Marco António Costa, disse, ao início da tarde, na Maia, que o partido não irá fazer "qualquer comentário político" sobre a detenção de José Sócrates por se tratar de um "tema de justiça", acrescentando que se deve aguardar "serenamente que as instituições judiciais prestem os esclarecimentos que julguem convenientes em função do desenrolar dos acontecimentos".

    - Por volta das 14:00, a PGR voltou a emitir um comunicado em que revela a identidade dos outros três detidos, no âmbito deste inquérito: o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o motorista João Perna.

    A PGR adianta, por outro lado, que o inquérito teve origem "numa comunicação bancária" feita ao DCIAP em cumprimento da lei de prevenção e repressão de branqueamento de capitais".

    - O líder da CGTP, Arménio Carlos, à margem de uma marcha no Porto, defendeu ser necessário "aguardar que a justiça funcione rapidamente".

    - À margem de um comício em Albergaria-a-Velha, o secretário-geral do PCP, Jerónimo Sousa, disse não querer comentar a detenção do ex-primeiro-ministro, afirmando que deve haver "o apuramento de toda a verdade, o funcionamento da investigação e da Justiça e não apressar julgamentos ou condenações", acrescentando que "que ninguém está cima da Lei".

    - Às 16:30, as autoridades que investigam o caso terminaram buscas que estavam a fazer na residência de Sócrates em Lisboa, que o ex-primeiro-ministro acompanhou, disse à Lusa fonte policial.

    - Às 16:45, José Sócrates chegou ao Campus da Justiça, em Lisboa, transportado, desde a sua residência, numa viatura descaracterizada e em marcha de emergência, para ser presente ao juiz Carlos Alexandre, no Tribunal Central de Instrução Criminal, para primeiro interrogatório judicial.

    - O CDS-PP, numa nota enviada à Lusa pelo vice-presidente do partido Nuno Magalhães, sublinha que respeita a separação de poderes e a independência da justiça e por isso não fará comentários sobre "investigações em curso no sistema judicial".

    - Também o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, que está na Mealhada, numa celebração dos 40 anos do partido, remeteu uma apreciação política e jurídica da detenção do ex-primeiro ministro para o seu espaço de comentário na TVI, no domingo, mas disse que, nalguns casos, a "solidez dos factos" pode justificar uma decisão desta natureza. No entanto, ressalvou que "para compreender o alcance jurídico deste caso", será preciso "ter o resultado do interrogatório e da decisão do juiz, que pode demorar mais ou menos tempo".»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  96. [IDEM]

    «Sócrates Ministério Público investiga fugas de informação
    O Ministério Público vai investigar a existência de fugas de informação, que levaram os órgãos de comunicação a saber antecipadamente da detenção de José Sócrates, noticia o Público.
    PAÍS Ministério Público investiga fugas de informação DR
    18:08 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    "A violação do segredo de justiça é um crime público. Sempre que o Ministério Público tem conhecimento de factos suscetíveis de integrar este tipo de crime, age em conformidade". Foi esta a resposta que a Procuradoria-Geral da República deu ao Público, quando questionada sobre se iria ser aberto um inquérito por violação do segredo de justiça.

    Leia também:
    José Sócrates foi detido
    O que já se sabe sobre a detenção de José Sócrates
    Casa de Sócrates em Lisboa alvo de buscas
    PUB

    Antes de José Sócrates ter sido detido, já vários órgãos de informação se tinham movido, em peso, para o aeroporto de Lisboa, onde este aterrou vindo de Paris.

    O facto de a detenção ter sido divulgada antes do suporto está a intrigar o organismo, que promete atuar no sentido de perceber como tal aconteceu.

    Nos vários órgãos televisivos, têm sido divulgadas, desde ontem à noite, imagens que mostram o ex-primeiro-ministro a ser transportado pelas autoridades para os calabouços da PSP, onde passou a noite.»

    ResponderEliminar
  97. Sócrates Ministério Público investiga fugas de informação
    O Ministério Público vai investigar a existência de fugas de informação, que levaram os órgãos de comunicação a saber antecipadamente da detenção de José Sócrates, noticia o Público.
    PAÍS Ministério Público investiga fugas de informação DR
    18:08 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    "A violação do segredo de justiça é um crime público. Sempre que o Ministério Público tem conhecimento de factos suscetíveis de integrar este tipo de crime, age em conformidade". Foi esta a resposta que a Procuradoria-Geral da República deu ao Público, quando questionada sobre se iria ser aberto um inquérito por violação do segredo de justiça.

    Leia também:
    José Sócrates foi detido
    O que já se sabe sobre a detenção de José Sócrates
    Casa de Sócrates em Lisboa alvo de buscas
    PUB

    Antes de José Sócrates ter sido detido, já vários órgãos de informação se tinham movido, em peso, para o aeroporto de Lisboa, onde este aterrou vindo de Paris.

    O facto de a detenção ter sido divulgada antes do suporto está a intrigar o organismo, que promete atuar no sentido de perceber como tal aconteceu.

    Nos vários órgãos televisivos, têm sido divulgadas, desde ontem à noite, imagens que mostram o ex-primeiro-ministro a ser transportado pelas autoridades para os calabouços da PSP, onde passou a noite.

    ResponderEliminar
  98. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    RESUMO DO COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!(22/11/2014)

    «Marques Mendes Caso Sócrates "é a justiça a funcionar"
    Num segundo comentário sobre a detenção de José Sócrates, Luís Marques Mendes destacou, novamente, o impacto da situação no PS e em António Costa. Contudo, o comentador da SIC não quis deixar de destacar um “lado positivo”, que é o facto de a justiça estar a “funcionar”.
    PAÍS Caso Sócrates é a justiça a funcionar DR
    21:39 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email
    Para Luís Marques Mendes, o “lado positivo” deste “ano especial”, marcado pela queda do BES, pela descoberta de uma rede de corrupção nos vistos gold e pela detenção de José Sócrates, é que “a justiça funciona”.

    PUB

    “É a justiça a funcionar. A justiça tem a sua agenda própria não a da política”, destaca.

    Com a detenção e ida para interrogatório de José Sócrates no centro dos destaques do dia, Marques Mendes frisa a reação “cautelosa” dos partidos. “Este processo deve ser tratado com prudência, (…) os partidos estiveram bem e devem todos resistir à tentação de atirar pedras para o ar e fazer um aproveitamento político de um caso que é judicial É um processo jurídico, não político”, destaca.

    Marques Mendes, diz que esta situação traz “problemas para a legião socrática”, frisando que “Sócrates tem uma legião de apoiantes”.

    Voltando ao impacto que a detenção do ex-primeiro-ministro terá em António Costa, Marques Mendes diz que “é um embaraço, um sarilho” para o autarca de Lisboa. “É um problema. Mas pode ser para ele uma grande oportunidade, acho que vai ter que antecipar as suas ideias e fazer mais cedo uma certa de limpeza e renovação” sublinha.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  99. [IDEM]

    RESUMO DO COMENTÁRIO DO Dr MARQUES MENDES!(22/11)

    «Marques Mendes "Eu não sei onde é que esta gente anda com a cabeça"
    No seu comentário na SIC, Marques Mendes mostrou-se intrigado com a atitude dos deputados em geral e do PS e PSD em particular, devido à proposta de reposição das subvenções vitalícias dos ex-políticos. “Eu não sei onde é que esta gente anda com a cabeça”, lamentou o ex-líder social-democrata.
    POLÍTICA Eu não sei onde é que esta gente anda com a cabeça DR
    21:51 - 22 de Novembro de 2014 | Por Goreti Pera
    Share on printShare on email
    A polémica gerada esta semana em torno da proposta apresentada por dois deputados do PS e do PSD para acabar com a suspensão das subvenções vitalícias dos ex-políticos não escapou ao comentário semanal de Marques Mendes, que se mostrou intrigado com o sucedido.

    Leia também:
    Maioria substitui suspensão das subvenções mensais vitalícias por taxa
    Subvenções "não são pensões. Políticos não descontaram para tal"
    Proposta para repor subvenções a ex-políticos cai por terra
    PUB

    “Andava o Presidente da República a queixar-se de que maioria e oposição não se entendiam. Mas os senhores lá foram entender-se no pior assunto possível”, lamentou o ex-líder social-democrata, para quem “isto foi um monumental tiro no pé de Passos Coelho e António Costa”.

    “Eu não sei onde é que esta gente anda com a cabeça. Não há margem para baixar os cortes salariais, mas para repor subvenções há”, afirmou, classificando como vergonhosos os motivos expostos pelos autores da proposta.

    “Isto é inconstitucional? Mas alguma vez isto foi ao Tribunal Constitucional?”, questionou o comentador. “O líder do PSD e do PS tiveram mais que tempo para dar ordens para cortar com aquilo. O mérito é do Bloco de Esquerda, que não deixou que aquilo passasse pelos pingos da chuva. E do CDS e da revolta dos deputados do PSD”, rematou.»

    ResponderEliminar
  100. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    POLITICA NACIONAL: POLITICA AMBIENTAL!(...)

    « Ministro Fiscalidade Verde "tem benefícios para o emprego"
    O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, disse hoje, na Guarda, que a Fiscalidade Verde tem benefícios para o emprego e também contribui para a redução do endividamento do exterior.
    ECONOMIA Fiscalidade Verde tem benefícios para o emprego Lusa
    20:12 - 22 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    "A fiscalidade verde tem benefícios no PIB (Produto Interno Bruto), no emprego e benefícios na redução do nosso endividamento do exterior. O que significa que esta reforma da fiscalidade verde traduz uma alteração de paradigma, fomentando a ecoinovação, fomentando uma utilização mais eficiente de recursos, mas também criando condições para o emprego e para o crescimento", afirmou o governante.

    PUB

    Jorge Moreira da Silva falava na Guarda, na Academia do Poder Local, promovida pelos Autarcas Social Democratas (ASD) e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro, onde proferiu uma comunicação sobre "Sustentabilidade do Território".

    O ministro disse ainda que com a fiscalidade verde, "no fundo, tributando mais aquilo que se polui e se degrada e aliviando aquilo que se produz e se aufere, nomeadamente o IRS, através do desagravamento do quociente familiar", o Governo também consegue "garantir a neutralidade fiscal (150 milhões na fiscalidade verde e 150 milhões de desagravamento do IRS no quadro do quociente familiar)".

    Observou que, por via da fiscalidade verde, também "haverá um efeito multiplicador no emprego de 0,22%", o que demonstra, tal como aconteceu em outros países "que a fiscalidade verde cria condições para a dinamização da atividade económica e para a criação de emprego".

    Jorge Moreira da Silva chamou ainda a atenção para o facto de no início de um novo quadro comunitário de apoio, a área verde ter uma aposta significativa no plano do investimento.

    "Dispomos de 4 mil milhões de euros de fundos na área verde, no âmbito do programa operacional sustentabilidade e eficiência nos recursos, mas também nos programas operacionais regionais que abordam esta área temática", indicou.

    Na sua intervenção, disse que as verbas serão "muito importantes" do ponto de vista do investimento, na reabilitação de algumas infraestruturas, mas principalmente na competitividade assente na proteção ambiental e na valorização dos recursos.

    Na reabilitação urbana e na eficiência energética o país dispõe de mil milhões de euros de fundos europeus que, se articulados com fundos do Banco Europeu de Investimento e da área privada, poderão ser disponibilizados mais de três mil milhões de euros nos próximos anos "alocados à reabilitação urbana, à regeneração urbana e à eficiência e energética na habitação", concluiu o governante.»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  101. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    POLITICA NACIONAL IX CONVENÇÃO DO BLOCO DE ESQUERDA

    « Política
    Pedro Filipe Soares segue em vantagem frente à direcção bloquista

    Ricardo Rego Ricardo Rego | 22/11/2014 18:24:35 525 Visitas
    Soares conseguiu aprovar três propostas suas frente a duas saídas da Mesa Nacional

    Tiago PetingaLusa

    Pedro Filipe Soares segue em vantagem frente à direcção bloquista
    Pedro Filipe Soares chega ao final desta tarde com mais uma vitória, a segunda, frente a Catarina Martins e a João Semedo, depois de chegar à IX Convenção que decorre hoje e amanhã em Lisboa com mais seis delegados do que os eleitos pela moção da actual direcção (262 contra 256).


    No final da votação das propostas de alteração aos estatutos do BE, que decorreu a sobressaltos, Soares conseguiu aprovar três propostas suas frente a duas saídas da Mesa Nacional, onde a actual direcção tem a maioria, e a uma outra aprovada na Mesa no início do mês com os votos contra dos líderes.

    A regra da proporcionalidade na composição da Comissão Política foi aprovada. Isto significa que a partir de agora o órgão do partido responsável pela linha política dos bloquistas passa a ser constituída por elementos das moções menos votadas, em função do número de votos que cada uma delas vier a somar na Convenção.

    A Comissão Política, constituída por 15 elementos, era composta até agora pela moção vencedora. Mas com a aprovação da regra da proporcionalidade já se antevê as dificuldades que a próxima direcção irá sentir na gestão política, já que terá de lidar diariamente com os adversários da segunda moção mais votada naquele órgão do partido.

    Catarina Martins e João Semedo votaram contra a proposta de Pedro Filipe Soares Soares na Mesa Nacional, por considerarem que devem apenas chegar à Comissão Políticas os membros eleitos pela moção vencedora.

    As outras duas propostas de Pedro Filipe Soares aprovadas hoje dizem respeito à caducidade da inscrição dos aderentes do BE e à proposta de referendo interno com carácter vinculativa.

    Sobre esta última proposta, a Mesa Nacional abria a possibilidade de referendo apenas para decidir o apoio do partido a uma candidatura Presidencial ou sobre acordos pré ou pós-eleitorais nacionais e sobre orientação de voto do partido sobre matéria constitucional ou de tratados internacionais. Do outro lado, Pedro Filipe Soares, Mariana Aiveca e Joana Mortágua abriam a possibilidade de referendos internos vinculativos sobre "questões de relevantes para a intervenção política" do BE. Venceu esta última proposta.

    ricardo.rego@sol.pt»

    ResponderEliminar
  102. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    ???

    « Partido Socialista António Costa envia SMS a militantes por causa de Sócrates

    António Costa terá, segundo a SIC Notícias, enviado uma mensagem escrita aos militantes do PS. Nesta comunicação terá pedido para que não seja confundida amizade com ação política.

    (POLÍTICA António Costa envia SMS a militantes por causa de Sócrates DR 12:12 - 22 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    O candidato a primeiro-ministro do Partido Socialista dirigiu-se este sábado aos militantes do partido através de uma mensagem escrita. O líder autárquico referiu que estes não devem confundir a amizade que tem com Sócrates com a ação política do PS.

    PUB

    “Caras e caros camaradas, estamos todos por certo chocados com a notícia da detenção de José Sócrates. Os sentimentos de solidariedade amizade pessoais não devem confundir a ação política do PS. Ao PS cabe concentrar-se na sua ação de mobilizar Portugal, não afirmação de alternativa ao governo e a sua política”, dá conta a SIC Notícias.

    Relembre-se que o antigo primeiro-ministro foi esta noite detido, no aeroporto da Portela, em Lisboa, por suspeita de alegados crimes de corrupção, fraude fiscal agravada, branqueamento de capitais e falsificação de documentos, tal como demos conta ontem.

    Cerca de 47 mil militantes socialistas elegem hoje o presidente da Câmara de Lisboa no cargo de secretário-geral do PS, sendo o único candidato ao cargo.»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  103. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (22/11)]

    POLITICA NACIONAL: IX CONVENÇÃO DO BE!

    «Convenção Rosas critica "rotura sem princípio", Fazenda recusa "anátema" de divisionista
    O fundador do BE Fernando Rosas criticou hoje a irresponsabilidade que "conduziu à rotura sem princípio" no Bloco, enquanto Luís Fazenda reclamou o direito em democracia a apresentar "moção própria" e recusou o anátema de "divisionista".
    POLÍTICA Rosas critica rotura sem princípio, Fazenda recusa anátema de divisionista Lusa
    20:40 - 22 de Novembro de 2014 | Por Lusa
    Share on printShare on email
    Intervindo na IX Convenção do BE, Fernando Rosas, que apoia a moção política da atual direção bloquista, criticou a "imprudência e a irresponsabilidade que conduziu a uma rotura sem princípio no Bloco e que leva a uma corrente isolada das demais a alimentar a pretensão de dirigir o BE".

    De Fernando Rosas partiu a primeira crítica explícita ao novo partido político Livre, que criou uma plataforma para concorrer às próximas legislativas.

    Segundo o ex-deputado, o Livre criou "ilusões de que o PS pode inverter" a política do atual governo e "candidata-se afinal a ser uma espécie de Verdes do PS".

    Por seu lado, Luís Fazenda, que subscreve a moção E do líder parlamentar Pedro Filipe Soares e que discursou imediatamente a seguir, falou sobre a disputa da liderança no partido e recusou o anátema de "divisionista".

    "Nós entrámos unidos e saímos unidos da Convenção. Mas seria até simpático que um conjunto de camaradas não utilizasse o espaço mediático para chamar a outros divisionistas. Cá estaremos para o crivo da história política. Uma moção própria é um direito de democracia", afirmou

    O ex-deputado dirigiu-se ao ex-coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, que tinha minutos antes defendido na tribuna da Convenção a iniciativa apoiada por Luís Fazenda é "uma prova de imaturidade" e "um erro".

    "Temos de pugnar pela unidade de direções. Francisco, há dois anos este também era um problema importante. Mas não falsas unidades", advertiu.

    A IX Convenção Nacional do BE interrompeu os trabalhos cerca das 20:00 e deverá retomar pelas 21:00 para prosseguir o debate das moções de orientação política.»

    ResponderEliminar
  104. INFORMA: MUITOS DOS TEXTOS ENTRETANTO ENVIADOS, DPS DESTE, AINDA NÃO CHEGARAM AQUI!

    A SABER:

    ResponderEliminar
  105. [TRAZIDO DO JORNAL SOL (23/11)]

    POLITICA NACIONAL:A POSIÇÃO DAS "GIGANTES ENERGÉTICAS" FACE AO FISCO!(artigo de opinião)

    «REN e GALP: uma opinião diferente

    Pedro d’Anunciação Pedro d’Anunciação | 23/11/2014 15:48:09 0 Visitas
    REN e GALP: uma opinião diferente
    Permitam-me que discorde da prática totalidade de comentadores e académicos questionados sobre o assunto, e não acuse a REN e a GALP por se agarrarem a pareceres jurídicos para não pagarem um imposto especial para as empresas de energia criado do nada pelo actual Governo – como tantos outros com que a população portuguesa tem sido vergastada.


    Os gestores e accionistas da GALP e da REN não são políticos (não se compara a sua atitude com as dos políticos que procuraram recuperar as suas subvenções vitalícias imorais, que os põem à distancia das suadas reformas do comum dos cidadãos, ainda assim considerados agora asekm direito a elas), mas gestores e empresários, que têm a obrigação de defender as suas empresas contra os arbítrios dos Governos, aproveitando para isso a desejável independência da Justiça. Acho portanto que fazem muito bem. Claro que a população lhes agradeceria mais, apesar de instigada noutro sentido pelos comentadores, se as 2 empresas pusessem os pareceres jurídicos caríssimos, e inacessíveis para o público em geral, ao serviço e conhecimento deste, de modo a resistir também legalmente aos arbítrios do Governo para com ele.

    Dito isto, estou inteiramente com a REN e a GALP, e a torcer para que ganhem em tribunal, e se possível arrastem a situação a favor de todos os cidadãos nacionais.»

    (ENVIADO POR ASSUNÇÃO MONTEIRO)x

    ResponderEliminar
  106. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (23/11)]

    O (NOVO) CASO DO ENGº SÓCRATES!

    «Banco Caixa Geral de Depósitos denuncia dinheiro suspeito de Sócrates

    Terá sido a Caixa Geral de Depósitos a dar o alerta às autoridades sobre o dinheiro suspeito de José Sócrates. Segundo dão conta vários jornais deste domingo, ao abrigo da lei de branqueamento de capitais, os factos terão sido comunicados ao DCIAP depois de várias transferências fracionadas de Adelaide Carvalho Monteiro para uma conta do filho, num período em que o antigo primeiro-ministro estava em Paris.

    (ECONOMIA Caixa Geral de Depósitos denuncia dinheiro suspeito de Sócrates Reuters-07:33 - 23 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto-Share on printShare on email)

    Segundo dão conta vários órgãos de comunicação social, a denúncia que levou à detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates terá nascido na Caixa Geral de Depósitos.

    PUB

    Ao abrigo da lei do branqueamento de capitais, o banco do Estado terá suspeitado de várias transferências fracionadas de Adelaide Carvalho Monteiro para a conta bancária de José Sócrates. Nesta altura, o antigo governante estaria a estudar em Paris, França.

    O dinheiro transferido por Adelaide Carvalho Monteiro teria antes passado por contas ligadas a Carlos Manuel Santos Silva, empresário e ex-administrador do Grupo Lena, amigo de José Sócrates, que também foi detido para interrogatório.

    O jornal Sol fala este domingo em 20 milhões de euros que não seriam justificáveis tendo em conta os rendimentos auferidos pelo antigo líder do Partido Socialista. Estas suspeitas terão sido o suficiente para o Ministério Público querer investigar com maior profundidade a possibilidade de um crime de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

    O estilo de vida levado por José Sócrates, mas também os sinais exteriores de riqueza, não seriam compatíveis com os rendimentos declarados ao fisco.

    A Procuradoria-Geral da República confirma apenas que existem indícios de corrupção, além dos crimes acima mencionados, mas que a operação está centrada em aspetos relacionados com “operações bancárias, movimentos e transferências de dinheiros sem justificação conhecida".»

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  107. [TRAZIDO DO FB: DIÁRIO DE NOTÍCIAS (23/11)]

    UMA OPINIÃO SOBRE OS POLITICOS PORTUGUSES!( concorda?)

    «Passos Coelho diz que políticos não são todos iguais
    por Agência LusaOntem53 comentários

    Passos Coelho diz que políticos não são todos iguais

    (Fotografia © Estela Silva/Lusa)

    O líder social-democrata disse que não se pode hesitar e "andar para trás" à primeira dificuldade.
    "Nós só alcançamos na vida, com esforço, aquilo que sonhámos e porque nos batemos, se à primeira dificuldade, com medo de perder as eleições, de desagradar seja a quem for, começamos a hesitar, a andar para trás. Então, nesse dia, os portugueses têm razão para pensar que somos todos iguais [os políticos]", afirmou, na sessão de encerramento da Academia do Poder Local, promovida naquela cidade pelos Autarcas Social-Democratas (ASD) e pelo Instituto Francisco Sá Carneiro.
    "Hoje, eu acho que vale a pena dizer, que não somos todos iguais. Temos feito muito por essa diferença, e se hoje podemos olhar para o futuro com mais esperança, isso também se deve ao facto de termos tido uma estratégia de a termos prosseguido com determinação, sabendo onde queríamos chegar", afirmou Pedro Passos Coelho. »

    (ENVIADO POR: A.M.)

    ResponderEliminar
  108. [TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (23/11)]

    UM ESTUDO CURIOSO?(talvez sim...)

    «Estudo As profissões que estimulam a memória depois da reforma

    Uma pesquisa da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia, revela que algumas profissões, além de proporcionarem estabilidade financeira, estimulam a memória após a reforma, escreve a BBC.

    (MUNDO As profissões que estimulam a memória depois da reforma DR
    19:31 - 23 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
    Share on printShare on email)

    Existem algumas profissões que, além de oferecerem uma estabilidade financeira a longo prazo, estimulam a memória depois da reforma. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Heriot-Watt, na Escócia.

    PUB

    De acordo com a BBC, este estudo indica que profissões mais complexas fortalecem a memória para o resto de vida. E aqui, os ‘sortudos’ são os ex-advogados, designers gráficos, gerentes, negociadores, processadores de dados, instrutores e professores.

    Esta conclusão resultou da análise de mil escoceses na casa dos 70 anos, que se submeteram a testes sobre a sua memória de dados, velocidade de processamento de informação e habilidade metal. Mas antes, conta a BBC, os mesmos inquiridos, na altura com 11 anos, responderam a alguns inquéritos.

    Alan Gow, que liderou a pesquisa, afirma que a avaliação do coeficiente intelectual das pessoas aos 11 anos de idade explica 50% das mudanças na habilidade de pensamento que acontecem com o envelhecimento. Mais concretamente, as pessoas que aos 11 anos mostravam habilidades cognitivas mais altas mostraram-se mais propensas a seguir carreiras profissionais mais complexas e, por consequência, a ter uma melhor memória na idade mais avançada.

    De salientar, ainda, que os participantes que revelaram ter criado uma carreira profissional como operários, encadernadores ou funcionários de fábricas de têxtil revelaram piores resultados, uma vez que o seu trabalho não implicava um esforço mental contínuo»

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  109. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (28/11)]

    POLITICA NACIONAL/PS: DEPUTADA FALA DO QUE (não) ESPERA QUE ACONTEÇA NO CONGRESSO! (entrevista a isabel moreira, deputada socialista)

    «Isabel Moreira: 'A teoria da cabala não se colocará no Congresso do PS'

    Manuel A Magalhães |

    28/11/2014 21:14:05

    Isabel Moreira, deputada do PS

    Helena Garcia

    A deputada diz que não faz sentido “fazer a vitimização” do PS por causa de Sócrates. Sobre o processo das subvenções dos políticos reconhece que deixou uma “má imagem” do partido.

    "Não me passa pela cabeça pedir a fiscalização no TC das subvenções. O assunto está morto"

    Qual é a sua expectativa para o seu primeiro Congresso como militante do PS?

    Vou com a expectativa de participar no desenho de uma estratégia para o PS e para o país. E com uma alegria enorme de ver eleito António Costa, que eu apoiei desde o início, e me parece o homem certo no momento certo.

    António Costa tem de ser um génio para ganhar eleições com o processo de Sócrates às costas?

    Acho essa frase de Marcelo Rebelo de Sousa absolutamente lamentável.

    Mas há um caso judicial com implicações políticas óbvias.

    Seria hipócrita se não reconhecesse que este caso foi um abalo grande. Mas António Costa, na sua primeiríssima reacção, demonstrou como tem a estatura para ser o nosso próximo primeiro-ministro. Teve a reacção correcta e de homem de Estado, separando as águas entre a Justiça e a política. Não é o PS que está envolvido neste caso judicial. Isso tem de ficar claríssimo. A nossa obrigação é apresentar uma proposta alternativa à deste Governo, que em menos de quatro anos deixou o país pior.

    Espera que Costa faça um 'cordão sanitário' à volta dos socráticos, ao escolher a nova direcção do PS?

    Essa é uma expressão que tem um autor de má memória e faz-me impressão vê-la de volta. Acho brutal falar-se em atitudes sanitárias e não adiro a essa linguagem. António Costa deve ter uma equipa competente, actuante, confiável. E ele é conhecido por saber formar equipas. Não preciso de dar-lhe conselhos.

    Costa separou a política dos sentimentos, no caso Sócrates. Será suficiente para evitar expressões de vitimização no Congresso do PS?

    Não me passa pela cabeça fazer a vitimização do PS. E penso que a teoria da cabala não se colocará no Congresso. O país está divorciado da direita e o PS tem a obrigação histórica de se centrar no país, que está devastado. É essa atitude que terei ao Congresso.

    Leia mais na edição em papel do SOL, já nas bancas

    manuel.a.magalhaes@sol.pt»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  110. [TRAZIDO DO NOTÍCIAS AO MINUTO (29/11)] (operação abortada.....)

    EDUCAÇÃO: O RANKING DAS ESCOLA ELABORADO PELA LUSA COM BASE NOS RESULTADO DOS EXAMES DO ANO LECTIVO 2013/14!(só considerou as escolas que realizaram mais de 100 exames)

    ###

    CAROS BLOGUISTAS:

    TENTAMOS COLOCAR AQUI O REFERIDO TEXTO MAS NÃO NOS FOI PERMITIDO 1º PQ TINHA MTOS CARATERES E AGORA POR ISTO:«O seu HTML não pode ser aceite: A etiqueta não é permitida: SCRIPT». QUE NÃO PERCEBEMOS!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    NB:LOGO QUE NOS SEJA POSSÍVEL IREMOS CONSTRUIR UM TEXTO PRÓPRIO SIBRE ESTA MATÁRIA, INCIDINDO PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS DA REGIÃO/DISTRITO!

    ResponderEliminar
  111. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO (29/11)]

    REACÇÕES À DETENÇÃO DO EX-LÍDER SOCIALISTA JOSÉ SÓCRATES!(manuel alegre)

    «Manuel Alegre Sofremos "choque" com Sócrates mas já houve outras tempestades

    O ex-candidato presidencial Manuel Alegre considerou hoje que os socialistas sofreram "um choque" com a prisão do ex-primeiro-ministro José Sócrates, mas defendeu que o PS já teve "outras tempestades" e é construtor do Estado de Direito.

    (Política Lusa 17:18 - 29 de Novembro de 2014 | Por Lusa-Share on printShare on email)

    Manuel Alegre, membro do Conselho de Estado e dirigente "histórico" socialista falava à chegada ao XX Congresso Nacional do PS, em Lisboa, onde discursará ainda esta tarde.


    PUB

    O ex-candidato presidencial começou por fazer uma crítica genérica à comunicação social presente no congresso do PS a propósito do caso da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro socialista: "Sei que vocês têm isso [o tema Sócrates] na agenda, mas nós não temos tabus".

    "Um partido político tem de saber enfrentar duras provas e tem de saber colocar acima das afetividades e dos sentimentos a responsabilidade política nacional - e é disso que se trata agora. Sofremos um choque, todos nós estamos tristes, mas já sofremos outras tempestades nas nossas vidas", declarou Manuel Alegre.

    A seguir, o ex-candidato presidencial referiu que o próprio Sócrates pediu aos socialistas para não "interferirem" no seu processo judicial, "porque isso o prejudica, prejudica a separação de poderes, prejudica a democracia e prejudica o próprio PS".

    "Somos um partido que teve um papel decisivo na construção do Estado social, na democracia e no Estado de Direito. Respeitamos a separação de poderes. Não somos nós que, por exemplo, quando o Tribunal Constitucional não concorda connosco, criticamos o Tribunal Constitucional. Respeitamos o funcionamento autónomo e independente da justiça", acrescentou Manuel Alegre.»


    (ENVIADO POR PA/DI)

    ResponderEliminar
  112. [TRAZIDO DO FB:NOTÍCIAS AO MINUTO(29/11)]

    POLITICA NACIONAL: VICE-PRESIDENTE DO GP SOCIALISTA EMITE A SUA OPINIÃO SOBRE ALGUNS ASSUNTOS DA ACTUALIDADE POLITICA!(ana catarina mendes)

    «Ana Catarina Mendes "Não nos devemos deixar contaminar pelos acontecimentos"

    A vice-presidente da bancada dos 'rosas', Ana Catarina Mendes, comentou a detenção do antigo primeiro-ministro José Sócrates ao Diário de Notícias e disse não acreditar que seja necessário alterar a lei da corrupção, pois o problema "não está nas leis".

    (Política Global Imagens 18:15 - 29 de Novembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto-Share on printShare on email)

    Em entrevista ao Diário de Notícias, a vice-presidente da bancada socialista, Ana Catarina Mendes, falou sobre o seu partido, o que espera para o futuro e ainda sobre a detenção de José Sócrates.

    Quando questionada sobre a vitória de António Costa nas primárias, a socialista explicou que "as primárias deram-nos dois sinais muito importantes: as pessoas estão com vontade de participar na vida politica e querem ajudar o PS a construir essa alternativa e estão cansadas do governo destes últimos três anos".

    Sobre a detenção do antigo primeiro-ministro afirmou que "há momentos em que devemos ter prudência nos temas que lançamos para a agenda política. Não nos devemos deixar contaminar pelos acontecimentos" e acrescentou que "não devemos nestas alturas achar que a culpa está nas leis. Não há um problema nas leis de combate à corrupção".

    Ainda sobre estes momentos que poderão fragilizar o partido, Ana Catarina Mendes garante que "o PS tem uma história muito rica, uma ação política de que se pode orgulhar nos últimos dois governos. Teremos cometido erros, como todos cometeram, mas devemos orgulharmo-nos dos progressos obtidos. Não há nada que possa neste momento desviar aquilo que é necessidade do PS: afirmar uma alternativa credível para Portugal, capaz de gerar confiança e capaz de dar esperança aos portugueses". »

    ResponderEliminar
  113. [TRAZIDO DO FB: JORNAL SOL (30/11)]

    POLITICA NACIONAL: OS NOVOS ORGÃOS DO BLOCO DE ESQUERDA!(post informativo)

    «Semedo sai e Catarina passa a porta-voz nacional do BE

    (Ricardo Rego | 30/11/2014 17:58:48-3109 Visitas Nuno Veiga/Lusa)

    João Semedo deixou a liderança do Bloco de Esquerda. Catarina Martins passa a ser agora a porta-voz nacional do partido que será coordenado por uma comissão permanente composta por seis elementos das sensibilidades votadas na Convenção do último fim-de-semana (dois da moção u, dois da moção e, um da moção b e um da moção r) e que integram a comissão política do BE.

    Pedro Filipe Soares será um dos membros desta comissão permanente, composta segundo a regra da paridade, ao lado de Adelino Fortunato, Joana Mortágua, Nuno Moniz, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares e Catarina Martins que será a porta-voz nacional. Pedro Filipe Soares mantém-se na liderança da bancada parlamentar dos bloquistas.

    "Soubemos ler o sinal político dos delegados da Convenção e trabalhamos com responsabilidade e empenho. Temos hoje um Bloco de Esquerda mais forte e mais unido", começou por sublinhar Catarina Martins numa declaração aos jornalistas depois da Mesa Nacional que decorreu hoje e que coloca um ponto final no impasse saído da IX Convenção, na qual as duas moções mais votadas elegeram precisamente o mesmo número de representantes (37) para o órgão máximo entre Convenções.

    A nova porta-voz nacional do BE sublinhou que "a solução encontrada só foi possível graças ao empenho de todos e à disponibilidade de João Semedo". Aliás, Catarina Martins reconheceu mesmo que a decisão de Semedo foi "essencial" para que hoje os bloquistas apresentassem uma solução aprovada quase por unanimidade pelos 80 membros da Mesa Nacional, e que "junta" as sensibilidades mais votadas na reunião magna que decorreu no último fim-de-semana em Lisboa.

    A comissão política também foi alargada. Passa a ter 18 membros (antes tinha 15): Adelino Forunato, Catarina Martins, Fabian Figueiredo. Helena Carmo, Humberto Silveira, Joana Mortágua, Jorge Costa, José Gusmão, José Soeiro, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Moisés Ferreira, Nuno Moniz, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares, Sandra Cunha, Sara Schuh e Zuraida Soares são os membros que compõem aquele órgão do partido.

    João Semedo foi a grande ausência da conferência de imprensa que seguiu à Mesa Nacional e de onde saiu fumo branco depois de uma semana de muitas dúvidas sobre o futuro da coordenado bloquista. Em comunicado, o ex-coordenador, que mantém como deputado na bancada do BE, explicou que se envolveu pessoalmente "com outros dirigentes do Bloco, das várias moções, para a construção deste modelo".

    "Limamos muitas arestas, aproximamos posições, conseguimos inovar e renovar. Nunca esse trabalho tinha sido feito no Bloco. Está feito, vai funcionar, sei que a minha participação não é mais necessária para que ele funcione bem. Achei, achámos todos que podia deixar a coordenação e a direcção política diária do BE. O BE está mais unido, o Bloco está pronto para a luta toda. E eu lá estarei. Como sempre", escreveu Semedo num comunicado distribuído aos jornalistas.

    Notícia actualizada às 19h29

    ricardo.rego@sol.pt»

    ResponderEliminar