Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

(9)POLITICA REGIONAL: AS URGÊNCIAS DE LAMEGO VÃO FECHAR?!(ele diz que sim...


[CAROS BLOGUISTAS: JÁ OS ANTIGOS DIZIAM QUE "O QUE TORTO NASCE, TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA", E ASSIM PARECE ACONTECER COM O (NOVO) HOSPITAL DA REGIÃO DOURO SUL, SÍTO EM LAMEGO! ATÉ AGORA, OS POLÍTICOS TÊM ANDADO A PASSAR AS RESPONSABILIDADES/A BOLA DE UNS PRÓS OUTROS:QUANDO VAI CHEGAR A ALTURA DOS CIDADÃOS CHAMAREM A SI ESTA QUESTÃO?!ProfAnónima]

«Manuel António Ferreira (*)

MEDICINA INTERNA DE LAMEGO EM RISCO DE FECHAR

A problemática da saúde em Lamego e nomeadamente a rentabilização do Hospital de proximidade sempre mereceram por parte dos protagonistas políticos locais, independentemente da cor partidária, o empenho e o entendimento necessários a que o acesso aos cuidados de saúde por parte das populações fosse o melhor possível.

Foi dentro deste espirito que, na reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 15 de Setembro de 2014, transmiti ao Presidente da Câmara a minha preocupação face à possibilidade de o Governo decretar o fecho das urgências nocturnas de Lamego e o encerramento dos serviços de Medicina Interna.

No momento referi que, a acontecer este desfecho, estaríamos face a um rude golpe no campo da saúde para o Concelho de Lamego. Mais uma vez o poder central aplicava um ataque ao interior e particularmente a mais um serviço público do Distrito de Viseu. Alertei também para o conhecido défice de recursos humanos em vários serviços do Hospital, pois esta situação, a prolongar-se, podia levar ao estrangulamento dos serviços e ao seu encerramento.

Assim, solicitei ao Presidente da Câmara que procedesse às devidas diligências, no sentido de se inteirar da veracidade destas afirmações, para que não sejamos apanhados desprevenidos com tomadas de decisão que nos prejudicam a todos.

Em resposta, o senhor Presidente da Câmara Municipal referenciou que tem acompanhado em permanência a situação do hospital e que 90% dos problemas de que sofre o Hospital de Lamego decorrem da desadequação do modelo funcional que foi pensado e que já foi corrigido em alguns aspectos, nomeadamente no internamento de agudos e na qualificação da urgência.

O tempo foi passando e as noticias sobre o eventual encerramento da Medicina Interna voltaram a acumular-se. Face a este facto, voltei, em recente reunião do executivo, a alertar o Presidente para a continuidade dos rumores que apontavam para o encerramento daquele serviço, inclusive no seio do corpo clinico da instituição.

É que os vereadores do PS estão preocupados com esta situação e encontram-se disponíveis para colaborar para que tal desfecho não aconteça. Por isso, questionámos mais uma vez o Presidente da Câmara se possuía alguma informação sobre a delicadeza deste problema.
 Novamente a resposta foi no sentido de não levar a sério os rumores e de manter a confiança nas palavras dos responsáveis políticos da área da saúde. A ver vamos.

Da nossa parte gostaríamos de ver os Presidentes da Câmara e da Assembleia com o ímpeto e a luta que noutras ocasiões já colocaram na defesa do Hospital.

Ficando a questão: Não estará na hora de fazer Assembleias Municipais extraordinárias; de convidar os lideres dos grupos parlamentares da Assembleia da República; de tocar a rebate, colocando enormes tarjas nas janelas do Teatro anunciando uma sessão de esclarecimento; de colocar carros de som a percorrer as funcionais ruas da cidade?»

(*)MANUEL FERREIRA É O PRESIDENTE DA CONCELHIA SOCIALISTA DE LAMEGO E DEPUTADO MUNICIPAL NA CML!

11 comentários:

  1. TRAZIDO DO SITE DO FCM:

    «Hospital de Lamego
    Cliente
    Edifer, S.A. / Obrecol, S.A.
    Local
    Lamego - Viseu
    Ano
    2010
    Cofragem
    49.400m2
    Descrição
    O novo Hospital de Proximidade de Lamego terá uma área bruta de 18.000m2, com 5 pisos em altura. Privilegiará a componente de ambulatório e vai albergar o serviço de urgências, consultas externas, hospital de dia, fisioterapia, imagiologia, etc...»

    ResponderEliminar
  2. INFORMAÇÃO ADICIONAL: REACÇÕES AO TEXTO DO POST

    Mal foi postado no facebook o texto deste post começaram a "chover" reacções. Esperamos colocar aqui algumas das reacções ainda no dia de hoje!

    ProfAnónima

    ResponderEliminar
  3. Cada vez me convenço mais que a questão do Hospital Douro Sul-sito em Lamego, só conseguirá endireitar um pouco quando os CIDADÃO das terras por ele servidos...despirem as respectivas camisolas...e se unirem!

    (...)

    Se é verdade que o Governo Socialista nos deu um hospital sem camas e com poucos consultórios nas urgências (mas muitos gabinetes); não é menos verdade que o actual Governo não deu (ainda) os equipamentos de diagnósticos inicialmente previstos.
    Ora se a juntar a isto, se verificar o encerramento das urgências, durante a noite, acho que é chegada a hora do Povo pacificamente se unir e colocar directamente o problema ao Ministro da Saúde!

    ATÉ BREVE!(se...)

    Assunção Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Respostas

    1. BG DIZ:

      Manuel Ferreira, façam o que fizerem o fecho é inevitável, sabes tão bem como eu que há dois grupos privados na corrida ao hospital de Lamego, por isso nada me surpreende. Mas partindo da hipótese que o hospital não feche porque não criar uma Unidades de cuidados continuados? Eu um dia falo contigo e vais ouvir com atenção aquilo que nem te passa pela cabeça.
      22 h · Gosto

      Eliminar
    2. JCRS DIZ:

      Concordo que este assunto seja bem esclarecido para bem dos Lamecenses e conselhos beneficiários deste hospital. Cada vez desconfio mais do que se passa em surdina. É uma maneira de fazer as coisas ao mais baixo nível que a democracia pode admitir. Esclareçam por favor.
      20 h · Gosto

      Eliminar
    3. CST DIZ:

      Muito preocupante toda esta situação... Na minha opinião, penso que grande parte da população ainda não sabe o que se está a passar... e os que sabem, a maior parte não deve entender as mudanças que vão acontecer...
      9 h ·

      Eliminar
    4. VEH DIZ:

      Isto áconteçer!...é mais uma machadada nos direitos á saúde aos cidadãos, já para não falar do empobreçimento cada vez maior no interior e o atafulhamento nos hospitais centrais, aonde as condições já precárias dos mesmos é cada vez maior...
      18 h ·

      Eliminar
    5. RBQ DIZ:

      Considerando a capacidade instalada do hospital de proximidade de Lamego, independentemente da alegada desadequação do modelo funcional pensado,é impensável que os serviços de medicina interna possam vir a encerrar. Estarei na primeira linha de combate para defender a permanência dessa valência, bem como para reclamar outras que nos foram retiradas e que se verificam ser necessárias. Aguardemos com serenidade........
      6 h · Gosto

      Eliminar
  5. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    O TEXTO COLOCADO NESTE POST FOI "PESCADO" NO FACEBOOK, MAS VAI SER POSSÍVEL LÊ-LO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO DOURO HOJE!

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  6. «BG DIZ:

    Manuel Ferreira, façam o que fizerem o fecho é inevitável, sabes tão bem como eu que há dois grupos privados na corrida ao hospital de Lamego,(...)»

    #

    Bom, e ao que parece a BG tem razão quando diz que o fecho é inevitável, pois por Lamego diz-se que a grande maioria dos médicos não se mostram incomodados com os ditos fechos. E como alguns dos médicos até são politicos influentes no meio....

    ENAE (Esta Não Assino Eu)

    ResponderEliminar