Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

(33)DIA ESPECIAL: DIA MUNDIAL DOS DIABETES!(14 de novembro)



[TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO (14/11)]

[CAROS BLOGUISTAS: PRA ASSINALAR O DIA MUNDIAL DA DIABETES, QUE HOJE SE ASSINALA, AQUI DEIXAMOS UM POST COM ALGUMAS INFORMAÇÕES ÚTEIS (sintomas, prevenção, etc) E UMA PERGUNTA...PERTINENTE!ProfAnónima]


«Doença Sabe quais são os sintomas da Diabetes?

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes, o Notícias Ao Minuto conversou com o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal que explicou o que é a diabetes, como deve ser prevenida e como pode ser tratada. Luís Gardete Correia revelou ainda como esta doença está a afetar cada vez mais a população jovem e deixou alguns conselhos de prevenção a esta patologia.

A Diabetes é já a quinta causa de morte em Portugal, havendo mais de um milhão de portugueses que sofrem desta doença. As conclusões são apresentadas no relatório do Observatório Nacional de Diabetes que revela ainda que em 2013 morreram 4.546 pessoas, das quais 58% eram mulheres, e que surgiram 160 novos casos de diabéticos todos os dias.

O mesmo documento refere que cerca de 40% da população tem Diabetes ou pré-Diabetes, um valor que corresponde a 3,1 milhões de pessoas com idades entre os 20 e os 79 anos.

De acordo com Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em 2013 “mais de 1 milhão de pessoas tinha diabetes”, sendo que “27% das pessoas tinham mais de 60 anos”.

O mesmo responsável explicou ao Notícias Ao Minuto que, apesar de a maioria dos diabéticos ter idades entre os 60 e os 79 anos, a verdade é que a Diabetes “está a aparecer em idades mais jovens, estando associada a excesso de peso e a obesidade”.

E porque vale mais prevenir que remediar, Luís Gardete Correia refere que, em especial a Diabetes tipo 2, “pode ser largamente prevenida através de um programa alimentar saudável e de uma atividade física regular”.

Estes conselhos devem ser dirigidos a toda a população no geral, mas, sublinha, “especialmente ao grupo de risco que é composto por pessoas que sofrem de obesidade, que têm diabéticos na família ou ainda por mulheres que deram à luz crianças com mais de quatro quilogramas”.

Mais do que qualquer pessoa, os diabéticos precisam de ter uma alimentação equilibrada de forma a controlar o nível de glicémia no sangue. Assim, o presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal frisa que os “diabéticos deverão fazer uma alimentação saudável rica em fibras, fracionada e adaptada à sua situação clínica”.

“Não há uma alimentação específica para a Diabetes. Um diabético deve fazer o mesmo que todas as outras pessoas, isto é, ter uma alimentação correta e saudável e fazer todos os dias exercício físico”, refere o responsável.

E desengane-se quem pensa que este exercício físico é sinónimo de idas ao ginásio. Luís Gardete Correia refere que andar a pé durante 45 minutos, todos os dias, é o suficiente para ajudar um diabético a manter a forma, mas, lembra, “é preciso adaptar-se o exercício físico às condições de cada pessoa”.

Perguntas e respostas sobre a Diabetes

O que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença que resulta da “falta de insulina ou da sua deficiente ação periférica ou ainda das duas simultaneamente”. Como resultado encontramos “valores elevados de glicémia (glucose no sangue). A presença de valores elevados de glicémia, entre outros fatores, está na base das chamadas complicações tardias da diabetes”.

Quais as principais complicações que advêm da Diabetes?

A Diabetes é, nos países desenvolvidos, a principal causa de cegueira, insuficiência renal e de amputação de membros inferiores. Tal como se pode ler no relatório do Observatório, a “Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral”.

Quantos tipos de Diabetes existem e quais são as suas características?

“Existem o Tipo 1 e Tipo 2. Na Diabetes Tipo 1 há carência de insulina. Já na Tipo 2 pode haver excesso de insulina durante muitos anos mas esta não consegue exercer as suas funções (insulinorresistência) e que mais tarde pode associar-se também à falta de produção de insulina”.

Quais os sintomas da Diabetes Tipo 1 e 2?

As pessoas que sofrem de Diabetes 1 apresentam sintomas como sede anormal e secura da boca, cansaço e falta de energia, uma fome constante, perda súbita de peso, infeções recorrentes, visão turva, feridas de cura lenta e ainda uma vontade de urinar acima do normal.

Já as que padecem da Diabetes tipo 2 não apresentam sintomas, sendo que a doença só é descoberta ou ‘acidentalmente’ durante análises de rotina ou porque a doença já está avançada e então surgem complicações associadas. Este tipo de Diabetes está associado à obesidade, ao sedentarismo, a uma alimentação inadequada, mas também à hereditariedade.

Qual é o tratamento indicado para cada tipo de diabetes?

Os pacientes com Diabetes Tipo 1 precisam de ser tratados com recurso à “injeção de insulina”. Mas não só. É também necessário que tenham uma alimentação cuidada e que façam exercício físico. E não esquecer o constante controlo através de glicémias.

Já a Tipo 2 é normalmente tratada com “antidiabéticos orais”. Mas caso seja necessário poderá também eventualmente recorrer-se à injeção de insulina. Em certos casos será também aconselhado recorrer-se a medicamentos que ajudem a controlar o colesterol e a pressão arterial.» (Fim)



PERGUNTA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE "DESPORTO" E "EXERCÍCIO FÍSICO"?!

7 comentários:

  1. Respostas
    1. 1-«De acordo com Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, em 2013 “mais de 1 milhão de pessoas tinha diabetes”, sendo que “27% das pessoas tinham mais de 60 anos”.»

      2-«A Diabetes é já a quinta causa de morte em Portugal, havendo mais de um milhão de portugueses que sofrem desta doença. (...)»

      3-«Não há uma alimentação específica para a Diabetes. Um diabético deve fazer o mesmo que todas as outras pessoas, isto é, ter uma alimentação correta e saudável e fazer todos os dias exercício físico”, refere o responsável.»

      4-«E desengane-se quem pensa que este exercício físico é sinónimo de idas ao ginásio. Luís Gardete Correia refere que andar a pé durante 45 minutos, todos os dias, é o suficiente para ajudar um diabético a manter a forma(...)»

      Eliminar
  2. Respostas
    1. 4-«“Não há uma alimentação específica para a Diabetes. Um diabético deve fazer o mesmo que todas as outras pessoas, isto é, ter uma alimentação correta e saudável e fazer todos os dias exercício físico”, refere o responsável.»

      5-«Estes conselhos devem ser dirigidos a toda a população no geral, mas, sublinha, “especialmente ao grupo de risco que é composto por pessoas que sofrem de obesidade, que têm diabéticos na família ou ainda por mulheres que deram à luz crianças com mais de quatro quilogramas”.»

      6-«A Diabetes é, nos países desenvolvidos, a principal causa de cegueira, insuficiência renal e de amputação de membros inferiores. Tal como se pode ler no relatório do Observatório, a “Diabetes constitui, atualmente, uma das principais causas de morte, principalmente por implicar um risco significativamente aumentado de doença coronária e de acidente vascular cerebral”.»

      Eliminar
  3. ???

    «A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014_09_01_archive.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

    ResponderEliminar
  4. [TRAZIDO DO CORREIO DA MANHÃ (14/11)]

    POLITICA NACIONAL: NOVA SONDAGEM DA AXIMEGE/CM!(14 de nov.)

    «(14.11.2014 18:30)

    PSD recupera com PS a cair

    Segundo uma sondagem CM/Aximage, os socialistas obtêm 38,5% das intenções de voto legislativo e os social-democratas 31,1%.

    Por José Rodrigues

    No rescaldo da aprovação do Orçamento de Estado para 2015, que mantém as linhas mestras da política de consolidação orçamental, o PSD sobe na intenção de voto legislativo e o PS desce, precisamente na mesma altura em que António Costa apresentou a sua moção de estratégia ao congresso e a "Agenda para a Década." Segundo uma sondagem CM/Aximage, realizada nos dias 7 a 10 deste mês, o PSD obtém 31,1% das intenções de voto (mais 3,7 pontos percentuais em relação à sondagem de outubro) e o PS 38,5% (menos 1,7 pontos em relação a outubro).


    Além do PSD, só o novo partido de Marinho e Pinto, o Partido Democrático Republicano (PDR), sobe nas intenções de voto, de 1,1% em outubro para 2,1% em novembro (mais um ponto percentual). O que significa uma subida de quase 100%. Já o CDS-PP, liderado por Paulo Portas, cai de 6,1% para 5,2% (menos 0,9 pontos percentuais), não acompanhando, portanto, a subida do seu parceiro de coligação no Governo.

    O partido Livre, liderado por Rui Tavares, estreia-se nas sondagens CM/Aximage, com 2,1%, ao mesmo nível do PDR. A CDU e o BE continuam em queda. O primeiro perde 1,3 pontos (9,2 % em outubro para 7,9% em novembro) e o segundo cai 1,7 pontos (de 7,7 % em outubro para 6% em novembro).


    Um fator que pode ter influenciado estes resultados é o bom comportamento da abstenção, que caiu de 37,4% em outubro para 36,4% em novembro. Aliás, a subida do PSD pode em parte ter sido influenciada por este fator conjugado com uma atração de eleitores da área do CDS. A queda dos socialistas pode ser explicada pelo fim da atenção e mobilização dos eleitores durante as primárias de 28 de setembro com a disputa entre António Costa e António José Seguro.

    Ficha técnica

    Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

    Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, atividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efetivas: 277 a homens e 326 a mulheres; 116 no Interior Centro Norte, 151 no Litoral Centro Norte, 102 no Sul e Ilhas, 164 em Lisboa e Setúbal e 70 no litoral centro sul; 161 em aldeias, 207 em vilas e 235 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

    Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 7 a 10 de novembro de 2014, com uma taxa de resposta de 83,9%.

    Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 603 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

    Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.»

    (ENVIADO POR: PA/DI)

    ResponderEliminar
  5. ATENÇÃO: O TEXTO ENVIADO PRA ESTE POST DEVE SER "REMETIDO" PRÓ POSTE-ZERO :"NOVA SONDAGEM DA AXIMAGE/CM".

    ResponderEliminar