Páginas

segunda-feira, 12 de maio de 2014

(42)EUROPEIAS/2014: BISPO ALERTAR PRÓS PERIGOS DA ABSTENÇÃO!



[TRAZIDO DO SITE DA RTP-NOTICIAS]


EUROPEIAS/2014: BISPO ALERTAR PRÓS PERIGOS DA ABSTENÇÃO!



Bispo António Marto apela ao voto contra abstencionismo "triste e grave"


O bispo de Leiria/Fátima, António Marto, apelou hoje ao voto para combater o abstencionismo, que considerou um sinal "triste e grave" dos tempos atuais e exortou os políticos a discutirem as questões europeias.

"Eu faço daqui um apelo, aos responsáveis políticos, para que discutam verdadeiramente os problemas europeus e não se fechem na política caseira de tipo eleitoralista. E um apelo também aos cidadãos, para que cada um assuma a sua responsabilidade própria", disse António Marto, em conferência de imprensa, no santuário de Fátima.
Classificou de sinal "triste e grave dos tempos" o anúncio de um abstencionismo de 60, 63 por cento em toda a Europa, o que, na opinião do bispo de Leiria/Fátima, "representa uma decadência da Europa".
"Não é com abstencionismo que resolvemos o assunto. Estamos a assistir a uma decadência da política, no sentido de que estamos a cair numa discussão apenas política por motivos eleitoralistas, onde se perde o sentido do bem comum e se põe em primeiro lugar os interesses particulares", alegou.
A eventual elevada abstenção nas eleições europeias significa, segundo António Marto, um "alerta" aos responsáveis políticos europeus de que "não se pode limitar a Europa do Euro à Europa dos mercados".
"Mas têm de ter raízes espirituais, culturais e morais, que sejam partilhadas e deem uma nova esperança à Europa e, também, concretamente, a Portugal", referiu.
Para o também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, a crise que atravessa a União Europeia, "agudizada pela crise financeira, económica e social, não pode por em perigo o projeto europeu comum".
No entanto, deixou o alerta: "A democracia europeia precisa de virtudes para além do mercado e por causa do mercado. Virtudes para crescer em unidade e solidariedade", frisou António Marto.
A abertura oficial da peregrinação de 12 e 13 de maio, 97 anos após os acontecimentos de Fátima, está marcada para as 18:30 de hoje, na Capelinha das Aparições, encerrando com a missa, seguida da procissão do adeus, na manhã de terça-feira, no recinto do santuário.
TAGS:CapelinhaEpiscopalLeiria,

ATENÇÃO: EM TAROUCA, REGISTOU-SE QUASE 70% DE ABSTENÇÃO EM 2009!(ProfAnónima)

3 comentários:

  1. ELEIÇÕES EUROPEIAS/2014

    POSTADO NO BLOG DA PARÓQUIA DE TAROUCA A 4 DE ABRIL/14

    As eleições de 2014 para o Parlamento Europeu
    --
    Declaração dos Bispos da COMECE

    As eleições para o Parlamento Europeu terão lugar de 22 a 25 de maio de 2014. O resultado configurará esta instituição da União Europeia para os próximos cinco anos e terá grandes implicações para aqueles que vão conduzir a União ao longo dos próximos anos.

    É essencial que os cidadãos da UE participem do processo democrático por meio do seu voto no dia das eleições. Quanto mais forte a participação eleitoral, mais forte sairá o novo Parlamento.

    (saiba mais no blog da paróquia de tarouca)

    COMO SE PODE VER A PREOCUPAÇÃO COM A ABSTENÇÃO JÁ NÃO É DE AGORA!

    ResponderEliminar
  2. ???

    Número total de visualizações de página: 274 555

    Arquivo do blogue

    ▼ 2014 (285)

    ▼ Maio (42)

    ResponderEliminar
  3. CONTINUEMOS COM OS NÚMEROS...DESTA VEZ DA ABSTENÇÃO:

    (...)

    Os recordes negativos foram atingidos em 1994 e 2009, eleições em que a abstenção atingiu, respectivamente, 64,5% e 63,2%. É o resultado, explica Adão e Silva, das eleições europeias serem percepcionadas como não tendo "impacto na vida real".

    (...)

    (IN DIÁRIO ECONÓMICO)

    ResponderEliminar