Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

(104)NOTÍCIAS CURIOSAS:O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?!

[TRAZIDO DO FB: CONTA DO CL]

NOTÍCIAS CURIOSAS:O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?!

Notícias de toda a parte

Morte de adolescentes no mundo

Os acidentes rodoviários são a principal causa de morte. O vírus da sida surge em segundo lugar. Ainda assim, morreram menos jovens em 2012 do que no ano 2000. A taxa caiu 12% e confirma a tendência dos últimos 50 anos, segundo o relatório "Saúde para os adolescentes do mundo", da Organização Mundial de Saúde (OMS). O documento estima que uma em cada cinco pessoas no mundo seja adolescente, o que significa que há 1,2 mil milhões de pessoas de entre 10 e 19 anos.

Menos abortos em Portugal 
No ano passado registaram-se 17 414 interrupções voluntárias da gravidez (IVG) por opção da mulher, o valor mais baixo desde a despenalização do aborto, segundo o relatório da Direcção-Geral da Saúde. Mesmo assim é de lamentar que não se dê possibilidade de vida aos novos seres em gestação, quando precisamos tanto de aumentar a fecundidade em Portugal.

Falta de crianças 

Segundo o ‘Retrato de Portugal na Europa', divulgado pela Pordata, é no número médio de filhos por mulher que Portugal está pior. Ocupa o último lugar dos 28 países europeus, com 1,28. França lidera, com uma média de dois filhos por casal.

Mulher condenada à morte por abraçar a fé cristã 

Um tribunal de Cartum, no Sudão, condenou, na semana passada, à morte, por enforcamento, uma mulher acusada de apostasia (abandono da fé muçulmana). A maior parte da população do Sudão é muçulmana e o país é regido pela sharia, a lei islâmica, segundo a qual não é possível abandonar a religião de Maomé. A mulher, Meriam Yehya Ibrahim Isha, é filha de um muçulmano e de uma cristã ortodoxa. Nestes casos, a mulher é considerada muçulmana pela educação transmitida pelo pai. Acontece que o pai abandonou a família era ainda Meriam muito nova. Foi educada como cristã, pela sua mãe. Meriam casou com um homem cristão, o que, segundo a sharia, não é permitido. 

Monges regressam ao Mosteiro de Alcobaça 

O secretário de Estado da Cultura anunciou recentemente que terá uma reunião com D. Manuel Clemente, para discutir a possibilidade da instalação de uma pequena comunidade cisterciense no Mosteiro de Alcobaça.

Mundial sob protestos 
A poucas semanas do início do Mundial de Futebol, no Brasil, as manifestações intensificam-se. Membros do "Movimento dos Trabalhadores Sem Teto", que estão a viver no "Campo da Copa do Povo", que alberga 2800 famílias, cortaram há dias estradas em São Paulo

Bombeiros mais protegidos

Em 2013, os bombeiros de Carregal do Sal perderam dois homens e outros dois ficaram feridos, mas, em vez de baixarem os braços, decidiram aprender com os erros e enfrentar o futuro. Lançaram-se numa grande aventura, substituindo o fato-macaco de sarja por um verdadeiro Equipamento Individual de Segurança com fato, luvas, botas, e cogulas apropriadas ao combate a fogos florestais.

Renovamento Carismático em Portugal 

O fundador do movimento Renovamento Carismático em Portugal, padre José Lapa, faleceu, em Lisboa, com 87 anos. O sacerdote que pertencia à congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) desenvolveu quase toda a sua vida de padre em Lisboa, com excepção de um interregno de sete anos no Porto e conheceu o movimento do Renovamento Carismático numa visita a Roma (Itália), em 1973, trazendo-o depois para Portugal.

Divórcios 

Em Portugal, por cada 100 casamentos, há 74 divórcios. Isto mostra que somos o país da União Europeia, a seguir à Letónia (com 77 divórcios), com mais separações. Do lado oposto está Malta, com apenas dois divórcios por cada 100 casamentos.

(In O Amigo do Povo)

Sem comentários:

Enviar um comentário