Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

(82)ESTUDO: SÓ 17% DOS PORTUGUESES ESTÃO SATISFEITOS COM (esta) DEMOCRACIA!(debate)

[TRAZIDO DO FB:CONTA DA TSF]

PERGUNTA:O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?! FOI APANHADO DE SURPRESA?!

Portugal é o país europeu onde menos se confia nos políticos (2o/5)

Apenas 17 por cento dos portugueses estão satisfeitos com o funcionamento da democracia. É o que revela o livro «Contributos para a Avaliação da Qualidade da Democracia nos Países Europeus», lançado esta terça-feira.

Em declarações à TSF, a investigadora Conceição Pequito, que hoje lança um livro em que compara a qualidade das democracias europeias, entre 2002 e 2012, sublinha que a insatisfação cresceu nos últimos anos.

A polítóloga e investigadora na área da Ciência Política diz ainda que Portugal é mesmo o país europeu onde os cidadãos menos confiam nos políticos e onde existe um maior défice entre o ideal da democracia e a realidade.

Conceição Pequito avisa que, havendo cada vez menos portugueses a votar, a legitimidade do sistema é cada vez mais estreita. E acusa os maiores partidos, PS e PSD, de bloquearem as soluções que poderiam abrir o sistema político.

Em plena campanha para as eleições europeias, Conceição Pequito defende que, por vezes, essa crispação entre PS e PSD não passa de uma encenação para tentar fixar os respetivos eleitorados.

O livro «Contributos para a Avaliação da Qualidade da Democracia nos Países Europeus», é lançado esta tarde. A TSF passa uma entrevista com a autora, realizada pela jornalista Judith Meneses e Sousa, depois das notícias das 20:00.


DEBATE:A PARTIR DOS RESULTADOS DESTE ESTUDO, LANÇAMOS MAIS UM DEBATE POSSÍVEL: SERÁ QUE OS PORTUGUESES ESTÃO DESCONTENTES COM A "DEMOCRACIA" (enquanto sistema politico) OU SERÁ QUE ESTÃO DESCONTENTES COM "ESTA" DEMOCRACIA?!

1 comentário:

  1. INFORMAÇÃO EXTRA:

    NESTE MOMENTO ESTAMOS NOVAMENTE "OFF" E IMPEDIDOS DE VISUALIZAR OS COMENTÁRIOS RECEBIDOS.

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar