Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

(95)COMO ESTAMOS DE ABSTENÇÃO?!(o costume...)

[TRAZIDO DO FB: CONTA DA TSF]

COMO ESTAMOS DE ABSTENÇÃO?!(o costume...)

Europeias: Afluência de 12% ao meio-dia (Publicado há 22 mins)

Até às 12:00 tinham votado 12,14% de eleitores em Portugal, segundo os primeiros dados relativos à afluência às urnas divulgados pela Comissão Nacional de Eleições.

Quanto aos eleitores comunitários não nacionais, à mesma hora a afluência tinha sido de 2,55%.

Nas anteriores eleições para o Parlamento Europeu, realizadas a 7 de junho de 2009, à mesma hora registava-se uma afluência de 11,8%.

Nessas eleições a abstenção foi de 63,22% (mesmo assim abaixo do valor recorde registado em 1994, 64,46%) e a taxa de abstenção dos emigrantes foi de 97,5%.

A divulgação dos resultados provisórios será conhecida a partir das 22:00, depois da hora de fecho das urnas em Itália, uma vez que a abertura do escrutínio decorre simultaneamente em todos os países de eleições da União Europeia (UE).

Perto de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a eleger os 21 deputados portugueses no Parlamento Europeu, menos um do que há cinco anos. No total, concorrem 16 listas, mais três do que nas europeias de 2009.

2 comentários:

  1. EUROPEIAS/14: DIA DA VOTAÇÂO (2º ponto de situação às 16 horas)

    E se de manhã Tarouca apresentava uma elevada percentagem de abstenção mas estava melhor que a média nacional, de tarde parece que a "coisa" piorou ligeiramente.

    Na mesa um/1(uma mesa considerada muito indicativa do que se passa a nível nacional), apresentava uma votação de quase 40% mas já a mesa quatro/4 (cnsiderava a mesa dos jovens) apenas registava uma afluência de apenas 12%.

    Em face destes resultados, muitos dirão "enfim, são as "europeias", mas julgamos que, desta vez, este alheamento dos portugueses em geral e dos jovens em particular deve merecer uma reflexão mais aprofundada.

    Por agora é tudo, voltaremos a fazer um novo ponto de situação pela 20:30h e depois mais outro pela 22:30, pra divulgar os resultados finais!

    AH! E se ainda não foi votar, corra que ainda está a tempo de o fazer!

    ProfAnónima

    NB:SE NÃO NOS VIR NÃO SE PREOCUPE: NÃO É O ÚNICO(A)!POIS...

    ResponderEliminar