Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

(97)EUROPEIAS/14: RESULTADOS ELEITORAIS POR DISTRITO!

[TRAZIDO DO FB: NOTÍCIAS AO MINUTO]

EUROPEIAS/14: O QUE TEM A DIZER SOBRE ISTO?!(no rescaldo das europeias)

Europeias PS vence nove distritos e Açores, Aliança Portugal sete e Madeira

O PS, que ganhou as eleições europeias no domingo, venceu em nove distritos e nos Açores, enquanto a Aliança Portugal, de coligação PSD/CDS-PP, foi mais votada em sete distritos e na Madeira, tendo a CDU "conquistado" Beja e Setúbal.
POLÍTICA
PS vence nove distritos e Açores, Aliança Portugal sete e Madeira
Lusa
Segundo informação da Direção Geral de Administração Interna dada às 12:30, o PS foi o partido mais votado em Faro, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Porto, Évora e Lisboa, além da Região Autónoma dos Açores.

Já a Aliança Portugal teve maior número de votos em Bragança, Vila Real, Viseu, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Braga, a que acresce o arquipélago da Madeira.

Quanto à CDU, Setúbal e Beja foram os distritos nos quais a coligação saiu vencedora.
O melhor resultado dos socialistas nas eleições de domingo foi obtido nos Açores, com o partido, liderado por António José Seguro, a conseguir 41,3% dos votos e, logo depois, em Portalegre, com 40,16% de preferência do eleitorado.

A Aliança Portugal registou a maior votação em Bragança, com 40,34%, seguindo-se Viseu, com 39,93% dos votos.

A CDU, por seu lado, teve em Beja o maior número de votos em termos percentuais, 35,4%.
O PS é o partido com mais mandatos nas eleições europeias de domingo depois de apurados os resultados em 3.092 freguesias de Portugal e em 56 dos 71 consulados, segundo dados da Direção Geral de Administração Interna.

Os resultados indicam sete deputados (31,45%) para o PS, seis (27,71%) para a Aliança Portugal (PSD/CDS-PP), dois (12,68%) para a CDU (PCP-PEV), um (7,15%) para o Partido da Terra (MPT) e outro (4,56%) para a Bloco de Esquerda, faltando atribuir quatro dos 21 mandatos de Portugal no Parlamento Europeu, que dependem dos resultados no estrangeiro.

A abstenção é de 66,1%.

3 comentários:

  1. INFORMAÇÃO:

    AGORA QUE SÃO CONHECIDOS OS RESULTADOS FINAIS (ver post 96), VAMOS "COMPARAR O DITO E O OBTIDO" NAS URNAS! (ver os comentários post 100)

    IGUALMENTE VAMOS PUBLICAR UM TEXTO SOBRE: AFINAL DE CONTA QUEM GANHOU/PERDEU AS EUROPEIAS DE 2014???

    A MODERADORA PRINCIPAL DO TAROUCAndo

    ResponderEliminar
  2. RESULTADOS ELEITORAIS LOCAIS E ETC:

    Como se sabe, até ao momento ainda não foram divulgados os resultados finais pois só ontem foram contabilizados todos os votos.

    Assim, o texto que se segue tem por base os resultados publicados na 2ª feira no Correio da Manhã, onde pudemos verificar que:

    Nestas eleições Tarouca apresentou resultados muito próximos da média distrital:

    #1-o projecto mais votado foi o da "Aliança Portugal" que recolheu na ordem dos 50% dos votos e no distrito foi de quase 40% (a nível nacional foi de quase 28%);

    2-a candidatura socialista obteve o segundo lugar com 31/33%, tanto no distrito como em Tarouca (e até a nível nacional)

    3-a candidatura do Partido da Terra obteve tanto em Tarouca como no distrito 6/7%, acabando por ocupar o 4º lugar em Tarouca e o 3º lugar no Distrito de Viseu! (a nível nacional foi de 7 e tal)

    4-a candidatura da CDU foi a que registou mais oscilação quando comparamos estes resultados: já que se a nível distrital obteve quase 5%, pelo que ficou em 4º ligar; já em Tarouca obteve na ordem dos 8% conquistando assim o 3º lugar (igual posição conquistada a nível nacional com quase 13%)

    4-a candidatura do Bloco de Esquerda conseguiu o 5º lugar tanto a Tarouca como no distrito e a nível nacional com quase 5%.

    ###

    Neste momento ainda não se sabe de quanto foi a abstenção, mas estima-se que andará muito próxima dos valor nacional, que foi na ordem do 66%.

    Com base em fontes bastante seguras podemos adiantar que a "Aliança Portugal" ganhou as eleições em todas as 7 freguesias.

    Aquele abraço!
    ProfAnónima

    NB:O TEXTO DO POST SERÁ COMPLETADO QUANDO SAIREM OS RESULTADOS FINAIS GLOBAIS(COM OS VOTOS DOS EMIGRANTES).

    ResponderEliminar
  3. RESULTADOS ELEITORAIS EM TAROUCA: EUROPEIAS/2009 VS EUROPEIAS/14

    Se compararmos os resultados das últimas europeias com as de 2014, podemos concluir que:

    1º)a ABSTENÇÃO manteve-se igualmente alta e os votos de PROTESTO (branco e nulos) quase que duplicara,

    2º)o conjunto dos partidos mais eurocéticos subiram ligeiramente, mas mesmo assim não atingem os 20%,

    3º)a "Aliança Portugal" (com 50%)) volta a ganhar mas não consegue obter o somatório dos votos do PSD e do CDS em separado: 43% e 13%, respectivamente.

    4º)o PS continua em 2º lugar, tendo subido de 25% pra 30%.

    5º)a CDU quase que duplica a votação.

    6º)o Bloco de Esquerda manteve praticamente a votação de 2009.

    7º) em Tarouca, também se verificou o "fenómeno" Marinho Pinto. Aqui ele multiplicou por mais de 10 o resultado obtido pelo MPT em 2009.


    ASSINA: INPA (Infelizmente Não Posso Assinar)

    SEGUE-SE O 3º E ÚLTIMO TEXTO SOBRE "CONCLUSÕES": RESULTADOS AUTÁRQUICAS/13 vs EUROPEIAS/14

    ResponderEliminar