No passado sábado, ainda em Lisboa, o Presidente da República voltou a insistir na importância da cultura do compromisso, sustentando que “há certas boas atitudes” que levam tempo até se instalarem no funcionamento normal da democracia.
Em Xangai, recusou-se a antecipar o que pensa do tom da campanha eleitoral, lembrando que irá falar ao país na véspera das eleições, a 24 de maio, dia em que realiza em Lisboa a final da Liga dos Campeões Europeus.
“Vou fazer uma comunicação ao país na véspera do ato eleitoral, que coincide com o jogo do Real Madrid com o do Atlético Madrid, não sei qual será a minha capacidade de competir com a final da taça dos campeões europeus…”, afirmou.
O chefe de Estado, que chegará a Lisboa na próxima segunda-feira, disse que tem sido informado sobre o que está a ocorrer na campanha para fazer “os últimos ajustamentos” nessa comunicação que irá produzir.
Cavaco Silva já fez, a 19 de março, uma comunicação ao país para anunciar a marcação da data das europeias e apelou então à participação ativa dos portugueses nas eleições de 25 de maio, sublinhando que as decisões das instâncias europeias condicionam e influenciam profundamente o destino de Portugal e o futuro das novas gerações.
Na mesma comunicação, o Presidente da República apelou a uma campanha eleitoral para o Parlamento Europeu “esclarecedora, serena e elevada”, sublinhando que um agravamento da crispação partidária poderá prejudicar entendimentos que se venham a revelar indispensáveis no futuro”.
(ENVIADO POR:PA/DI)