Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

(75)SAÚDE: LEI DA "ROLHA"(na boca) ESTÁ A INDIGNAR OS MÉDICOS E...?!(parece que sim...)



ORDEM DOS MÉDICOS 

[TRAZIDO DO FB: CONTA DO DN]

POLITICA NACIONAL/SAÚDE: LEI DA "ROLHA"(na boca) ESTÁ A INDIGNAR OS MÉDICOS PORTUGUESES E A PREOCUPAR OS UTENTES?!(parece que sim...)



Impedir médicos de falarem deve gerar "revolta nacional"

por Agência Lusa, publicado por Patrícia JesusHoje75 comentários

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou hoje que as "intenções sem ética" do Ministério da Saúde de querer impedir os profissionais de denunciarem "as insuficiências" do SNS devem "gerar uma revolta nacional".
"Quando o Ministério da Saúde procura impor um silêncio, mas mais do que um silêncio, ameaça os profissionais de saúde de que se defenderem os doentes, denunciando as insuficiências do Serviço Nacional de Saúde, podem ser penalizados, sofrer processos disciplinares e criminalizados" significa que não está consciente das "graves consequências das medidas de austeridade", sublinhou José Manuel Silva, a propósito do projeto de despacho que o Ministério da Saúde elaborou para a criação de um Código de Ética para a Saúde.
O documento refere que, "salvo quando se encontrem mandatados para o efeito", os colaboradores devem "abster-se de emitir declarações públicas, por sua iniciativa ou mediante solicitação de terceiros, nomeadamente quando possam pôr em causa a imagem" da instituição.
O bastonário dos médicos afirmou que "nenhum cidadão deste país se pode rever em leis de censura e de regresso ao 'lápis azul' de tempos recentes, de que ninguém guarda boas memórias".
"Eu acho que isto deve gerar uma revolta nacional contra as intenções sem ética, relativas aos doentes, do Ministério da Saúde", frisou.
O Jornal de Notícias divulga na edição de hoje que os médicos não aceitam a "lei da rolha" prevista na proposta de código de ética que está a ser preparado pelo Ministério da Saúde e que se preparam para romper todas as colaborações com a tutela.

Ler Artigo Completo(Pág.1/2)

2 comentários:

  1. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL:

    Ministério da Saúde já admite recuar na ‘lei da rolha’ para o SNS

    Depois a Ordem dos Médicos ter ameaçado com o corte de relações devido ao novo código de ética profissional que o Executivo pretende implementar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Ministério da Saúde admite já alterar alguns dos pontos que estão na base da discórdia.

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar
  2. TRAZIDO DO DIÁRIO DIGITAL: LEI DA ROLHA (reacções)

    ONTEM às 11:160

    Impedir profissionais de saúde de falarem deve gerar «revolta nacional» - Bastonário

    O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou hoje que as «intenções sem ética» do Ministério da Saúde de querer impedir os profissionais de denunciarem «as insuficiências» do Serviço Nacional de Saúde devem «gerar uma revolta nacional».

    José Manuel Silva falava à agência Lusa sobre o projeto de despacho que o Ministério da Saúde elaborou para a criação de um Código de Ética para a Saúde.

    O documento refere que, «salvo quando se encontrem mandatados para o efeito, os colaboradores e demais agentes da (nome do serviço ou organismo) devem abster-se de emitir declarações públicas, por sua iniciativa ou mediante solicitação de terceiros, nomeadamente quando possam pôr em causa a imagem da (nome do serviço ou organismo), em especial fazendo uso dos meios de comunicação social».

    Diário Digital / Lusa

    NB:INFORMAMOS QUE ENTRETANTO O Sr MINISTRO JÁ VEIO DIZER QUE PONDERA "ESQUECER" A LEI DA ROLHA!(vide post 79)

    ResponderEliminar