sábado, 19 de julho de 2014

(44)METEOROLOGIA: O FRIO VAI APARECER, MAS É VISITA DE MÉDICO!

[TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(18/7)] METEOROLOGIA:O FRIO VAI APARECER (E ATÉ A CHUVA), MAS VAI SER VISITA DE MÉDICO: A PARTIR DE DOMINGO AS COISAS JÁ VÃO MELHORAR! «Chuva e descida da temperatura no fim-de-semana LUSA 18/07/2014 - 08:23 A chuva vai ser mais intensa no Minho e Douro litoral. O céu nublado e a chuva vão afectar vários distritos O fim-de-semana vai ser marcado pela chuva, em especial no Minho e Douro litoral, prevendo-se também uma descida gradual da temperatura, de quatro a seis graus, segundo a meteorologista Madalena Rodrigues. "A partir da tarde de hoje começa a ocorrer precipitação no Minho e Douro Litoral e durante o dia de amanhã [sábado] em todo o território, sendo que na região sul será fraca", precisou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Lusa. De acordo com a especialista, a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, a chuva pode ser moderada e pontualmente forte. "Para dia 20 [domingo] prevê-se apenas precipitação no Minho e Douro litoral até ao final da manhã e nas restantes regiões já vai predominar o céu pouco nublado", adiantou. No que diz respeito às temperaturas, Madalena Rodrigues disse que estas vão baixar hoje e sábado, começando depois a subir gradualmente a partir de domingo. "Para hoje prevê-se uma descida da temperatura da ordem dos cinco ou seis graus, em especial nas regiões do litoral oeste e regiões do interior. Amanhã [sábado] vamos ter mais uma pequena descida e depois uma subida ligeira no dia 20, domingo", salientou. Madalena Rodrigues adiantou ainda que a tendência para a próxima semana é para uma subida gradual da temperatura, com tempo seco e céu geralmente limpo. O IPMA prevê para sábado céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde nas regiões do interior, períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral até final da manhã, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde. Estão também previstas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas até meio da tardem, vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde. Nas terras altas deverá soprar moderado a forte de sudoeste até meio da tarde. Está também prevista uma descida de temperatura nas regiões do interior, em especial da máxima e subida da mínima nas regiões do litoral. Para domingo, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do início da tarde na região sul, períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo da Roca até ao final da tarde, vento em geral fraco e pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.»

2 comentários:

  1. EM DESTAQUE:RETIRADO DO TEXTO DO POST:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1-«A partir da tarde de hoje começa a ocorrer precipitação no Minho e Douro Litoral e durante o dia de amanhã [sábado] em todo o território, sendo que na região sul será fraca"

      2-"Para hoje prevê-se uma descida da temperatura da ordem dos cinco ou seis graus, em especial nas regiões do litoral oeste e regiões do interior. Amanhã [sábado] vamos ter mais uma pequena descida e depois uma subida ligeira no dia 20, domingo", (...)»

      ProfAnónima

      Eliminar