Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2014

(37)METEOROLOGIA:S.PEDRO LIGOU A ESCALFETA E AGORA "NUM" HÁ QUEM AGUENTE!

[TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(14/7)] [METEOROLOGIA:S.PEDRO LIGOU A ESCALFETA:E AGORA "NUM" HÁ QUEM AGUENTE:POR ISSO HÁ QUE BEBER MUITA ÁGUA, E ETC] «Oito distritos com aviso amarelo devido ao tempo quente (LUSA 14/07/2014 - 14:40) Entre terça-feira e quarta, prevê-se “persistência” de temperaturas elevadas. DANIEL ROCHA Oito distritos do continente vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, na terça e quarta-feira devido à previsão de tempo quente, informou nesta segunda-feira o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 10h00 de terça-feira e as 22h00 de quarta-feira devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas. O aviso amarelo implica uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. O IPMA prevê para esta segunda-feira, no continente, céu geralmente limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade e com neblina ou nevoeiro no litoral entre o Cabo Mondego e o Cabo Raso até meio da manhã. Está também previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde, e pequena subida da temperatura máxima, em especial nas regiões norte e centro. Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra e Guarda prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 26, Évora e Castelo Branco 36, em Beja 35, Bragança, Vila Real e Viseu 32, Braga 31, Funchal 25, Faro 28, Ponta Delgada 22, Angra do Heroísmo 23 e Santa Cruz das Flores 24. Para terça-feira, o IPMA prevê no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral entre o Cabo Raso e o Cabo Mondego até meio da manhã, vento fraco e pequena subida da temperatura máxima. MAIS Direcção-Geral da Saúde emite alerta de calor para Castelo Branco» (ENVIADO POR:PA/DI)

2 comentários:

  1. EM DESTAQUE:RETIRADO DO TEXTO DO POST:

    1-Oito distritos do continente vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, na terça e quarta-feira devido à previsão de tempo quente, informou nesta segunda-feira o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA)

    2-aviso amarelo entre as 10h00 de terça-feira e as 22h00 de quarta-feira devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

    3-Quanto às temperaturas, em Lisboa, Coimbra e Guarda prevê-se uma máxima de 29 graus Celsius, no Porto 26, Évora e Castelo Branco 36, em Beja 35, Bragança, Vila Real e Viseu 32, Braga 31, Funchal 25, Faro 28, Ponta Delgada 22, Angra do Heroísmo 23 e Santa Cruz das Flores 24.

    ResponderEliminar
  2. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO(14/7)]

    MAIS METEOROLOGIA:CONSELHOS DA PROTECÇÃO CIVIL

    «Protecção Civil alerta para riscos para a saúde com temperaturas acima dos 35º

    LUSA 14/07/2014 - 23:16

    A Protecção Civil emitiu nesta segunda-feira um aviso à população a alertar para os riscos do calor, face às previsões que apontam para temperaturas máximas superiores a 35º centigrados na terça e quarta-feira, em particular nos distritos do interior.

    A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda aos grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e pessoas com problemas cardiorrespiratório) que adoptem medidas como: beber mais água, evitar o consumo de álcool, evitar actividades que exijam grande esforço físico, evitar exposição solar directa entre as 11h e as 17h horas, usar protector solar com factor igual ou superior a 30 e viajar de carro nas horas de menor calor.

    A Protecção Civil salienta ainda que existirão condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais e aumentou o nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro, entre as 8h de 15 de Julho e as 8 de 17 de Julho.

    A Protecção Civil recorda que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, queimar mato, fumar ou fazer lume em espaços florestais e fumigar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.»

    (ENVIADO POR:PA/DI)

    ResponderEliminar