Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

(29)EDUCAÇÃO/EXAMES: MÉDIAS DOS EXAMES NACIONAIS DO SECUNDÁRIO!(2014)

[TRAZIDO DO FB:CONTA DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS/DN(11/7)] [CAROS BLOGUISTAS: AQUI FICA UM PEQUENO SOBRE AS MÉDIAS DOS EXAMES NACIONAIS, DO ENSINO SECUNDÁRIO. E SE PRÓ "ANALISTA" DA SIC "AS COISAS ESTÃO PRATICAMENTE IGUAIS AO ANO PASSADO" /VER COMENTÁRIOS DO POST 8); JÁ PRÓ Sr MINISTRO DO MEC "ESTES RESULTADOS REFLETEM; ALGUMA MELHORIA!DESTACAMOS: TANTO A MATEMÁTICA COMO A FISICO-QUIMICA, OS ALUNOS INTERNOS, FICARAM-SE PELOS 9,2VAL!ProfAnónima] «EXAMES NACIONAIS (Pedro Vilela Marques Hoje 15 comentários) Matemática tem o pior resultado de todos os exames nacionais do Secundário realizados este ano. Entre as 23 disciplinas avaliadas, apenas três tiveram médias inferiores a 9,5 valores nas notas dos alunos internos (que excluem os alunos auto-propostos): Matemática A, Física e Química A (ambas com 9,2) e Matemática B (9,3). Em comparação com o ano anterior, Matemática A, prova realizada por 46 mil alunos, regista uma queda de meio valor, enquanto Matemática B desce quase um valor (10,2 em 2013). Em sentido inverso, Português sobe de 9,8 para 11,6 valores. O ministério da Educação destaca mesmo que "as classificações da 1.ª Fase dos exames finais nacionais evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores. Globalmente registou-se um aumento da classificação média em treze disciplinas e uma redução nas restantes".

13 comentários:

  1. Respostas
    1. MAL DIVULGAMOS UM POSTE LOGO É "LEVADO"! VEJAM:

      «Esta página Web não está disponível
      A página Web em http://taroucando.blogspot.pt/2014/07/educacaoexames-medias-dos-exames.html poderá estar temporariamente inactiva ou poderá ter sido movida permanentemente para um novo endereço Web.»

      Eliminar
  2. Respostas
    1. 1

      « Entre as 23 disciplinas avaliadas, apenas três tiveram médias inferiores a 9,5 valores nas notas dos alunos internos (que excluem os alunos auto-propostos): Matemática A, Física e Química A (ambas com 9,2) e Matemática B (9,3).»

      Eliminar
    2. 2--

      «Globalmente registou-se um aumento da classificação média em treze disciplinas e uma redução nas restantes»

      Eliminar
    3. 3-

      «O ministério da Educação destaca mesmo que "as classificações da 1.ª Fase dos exames finais nacionais evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores. »

      Eliminar
    4. 4-

      INFORMAÇÃO ADICIONAL: TRAZIDO DO POST 30: 2ª CHAMADA

      «Os exames decorreram no mês passado em 644 escolas. Na 1.ª fase, foram realizadas provas para 92% das 350.543 inscrições.

      A partir de segunda-feira, começam as inscrições para a 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário, que vão decorrer de 17 a 21 de Julho. Os resultados dessas provas serão afixados a 4 de Agosto.»

      (IN JORNAL PÚBLICO)

      Eliminar
  3. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (11/7)]

    EDUCAÇÃO: MÉDIAS DOS EXAMES NACIONAIS DO SEC!(1ª chamada)

    «Notas médias nos exames do secundário subiram nas disciplinas com mais inscritos

    (SAMUEL SILVA 11/07/2014 - 21:26)

    Médias de Português e Biologia e Geologia acima dos 10 valores. Nota média de Física e Química também melhorou, mas não chega à positiva. Matemática, História e Economia contrariam tendência.

    As notas médias dos exames nacionais do ensino secundário nas três disciplinas com maior número de inscritos subiram este ano. Os dados revelados esta sexta-feira pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) mostram que, nos casos de Português e Biologia e Geologia, a nota média atingiu um resultado positivo, ao contrário do que tinha acontecido no ano passado. Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais mostram uma melhoria generalizada dos resultados dos alunos, com excepções em disciplinas como Matemática, História e Economia.

    Português foi a disciplina em que foi realizado o maior número de provas (70.953). A prova teve média positiva, com a nota a subir 8,9 para 10,7 valores. Na linha desta tendência, o número de reprovações na língua nacional também decresceu. E para metade: de 10 para 5% dos alunos inscritos. Nas outras duas disciplinas mais concorridas nesta 1.ª fase das provas do ensino secundário, Biologia e Geologia (51.953 exames) e Física e Química (50.863) também se verificaram melhores resultados do que no ano anterior.

    No caso de Biologia e Geologia, a média global da 1.ª fase é de 10,7, o que corresponde a uma melhoria de 2,6 valores em relação à do ano passado. Esta é a disciplina em que os resultados registam uma variação mais positiva em comparação com os exames nacionais de 2013, seguida de Português (mais 1,8 valores). No mesmo sentido, a percentagem de reprovações em Biologia e Geologia caiu para metade, fixando-se agora nos 8 por cento.

    Entre as disciplinas com variações mais positivas neste ano estão também Geografia – média de 10,5 valores, mais 1,1 valores do que no ano anterior – e Física e Química, outra das provas com maior número de inscritos. A melhoria dos resultados em Física e Química também levou a uma redução do número de reprovações (de 24 para 19%), mas as notas conseguidas pelos estudantes não foram suficientes para elevar a média nacional desta disciplina para terreno positivo. A nota a esta disciplina fixou-se, na 1ª fase dos exames deste ano, em 8,8 valores, mais um valor do que há um ano.

    Física e Química é uma das oito disciplinas com média negativa nos resultados divulgados esta sexta-feira pelo MEC. Nas restantes 15, a nota média dos inscritos está acima de 9,5 valores. De resto, os resultados das três disciplinas com maior número de inscritos nos exames são o exemplo de uma melhoria verificada nos resultados da generalidade das disciplinas. Em 13 casos, a classificação melhorou face ao ano passado, diminuindo nas restantes dez. Em terreno positivo estão as notas de disciplinas como Filosofia (média de 9,7 valores), Inglês (12,7) e Desenho A (12,6). Nestas duas últimas disciplinas não houve nenhuma reprovação nestes exames nacionais do ensino secundário.

    (CONT:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. [TRAZIDO DO FB:JORNAL PÚBLICO (11/7)](CONT:)

      Entre as principais disciplinas, a principal excepção à melhoria de resultados nos exames nacionais é Matemática, com uma diminuição das notas médias em Matemática A e B em 0,4 e 0,5 valores, respectivamente, bem como um aumento da percentagem de reprovações entre os inscritos. Estas disciplinas tiveram mesmo as notas médias mais baixas da 1.ª fase dos exames: 7,8 em Matemática A e 7,4 em Matemática B..

      Os resultados de História A também pioraram este ano, com a média a afundar-se ainda mais (9,9 valores no ano passado contra 9,2 neste ano). Também em Economia, os resultados dos exames nacionais do ensino secundário são piores do que os de há um ano: os alunos que fizeram a prova no mês passado tiveram uma nota média de 9,2 valores, menos 0,8 do que os colegas do ano anterior.

      Tal como vem acontecendo nos últimos anos, os alunos internos conseguem classificações mais altas do que os estudantes auto-propostos. A única excepção verifica-se na disciplina de Alemão. Nas disciplinas de Geometria Descritiva e Matemática A, a diferença entre estudantes internos e auto-propostos chega a ser de 4,5 e 4,4 valores, respectivamente.

      Os exames decorreram no mês passado em 644 escolas. Na 1.ª fase, foram realizadas provas para 92% das 350.543 inscrições. A partir de segunda-feira, começam as inscrições para a 2.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário, que vão decorrer de 17 a 21 de Julho. Os resultados dessas provas serão afixados a 4 de Agosto.

      Eliminar
  4. INFORMAÇÃO ADICIONAL:

    NOS 2 TEXTOS PODERÃO SURGIR DISCREPÂNCIAS NAS MÉDIAS, PORQUE NO TEXTO DO POST/DIÁRIO DE NOTÍCIAS APENAS FORAM CONSIDERADOS OS "ALUNOS INTERNOS" ENQUANTO QUE NO TEXTO DO "PÚBLICO" VARIA, MAS POR NORMA CALCULARAM A MÉDIA DE TODOS OS ALUNOS QUE REALIZARAM O EXAME

    A MODERADORA PRINCIPAL: ProfAnónima

    ResponderEliminar
  5. SEGUEM-SE ALGUMAS REACÇÕES A ESTES RESULTADOS

    ResponderEliminar
  6. (deixado nos "diversos" a: 12 de Julho de 2014 às 14:53)

    EXAMES/2014:MÉDIAS DOS EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO (IN JN)

    «Médias dos exames do secundário negativas a História e a Matemática
    Publicado ontem

    Médias dos exames do secundário negativas a História e a Matemática
    Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 644 escolas

    As médias dos exames nacionais do ensino secundário na 1.ª fase foram negativas a História A, com 9,2, e a Matemática A, com 7,8, e ambas desceram em relação ao ano letivo anterior.

    Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), as reprovações aumentaram tanto a História A, representando 15% do total dos exames, quando tinham sido 11%, em 2013, e a Matemática A foram 22%, quando no ano passado se situaram em 20%.

    A nota média de História A desceu ligeiramente este ano (tinha sido 9,9 em 2013), e a de Matemática A também (8,2 em 2013).

    Os exames finais nacionais do ensino secundário foram realizados em 644 escolas em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, assim como nas escolas no estrangeiro, com currículo português.

    Das 350.543 inscrições registadas, foram realizadas 321.955 provas por alunos internos e externos, o que corresponde a cerca de 92% do total.

    Na avaliação dos resultados, o MEC aponta que as classificações da 1.ª fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores".

    Globalmente, ainda segundo o MEC, registou-se um aumento da classificação média em treze disciplinas e uma redução nas restantes, com subidas das notas médias a Biologia e Geologia, com 10,7 (8,1 em 2013), e uma descida significativa nas reprovações nos exames, de 16% no ano passado, para 8% este ano.

    Também na disciplina de Português se verificou uma subida da nota média, com 10,7 (8,9 em 2013) e uma descida igualmente significativa das reprovações no exame, de 10% no ano passado, para 5% este ano.

    A Física e Química A, embora a média tenha subido - de 7,8 em 2013, para 8,8 este ano -, continua negativa, e as reprovações desceram de 24% para 19%, mantendo-se uma das disciplinas com mais "chumbos", tal como a Matemática.

    Em Geometria Descritiva A, a média foi negativa (9,9), registando uma ligeira descida em relação ao ano passado, que tinha sido positiva (10,2), e as reprovações subiram de 13% para 14%.

    Nas línguas estrangeiras, a média mais elevada foi para o Inglês (12,7), seguindo-se o Espanhol (12,1), o Francês (11.9) e o Alemão (11,4).

    Entre as 23 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Português, com 70.953 provas, logo seguida pela de Biologia e Geologia, com 51.953 provas, e a de Física e Química A, com 50.863 provas.

    Estas notas dos exames nacionais do ensino secundário referem-se às médias totais, que incluem as notas dos alunos internos e externos.

    Os valores médios totais das notas apresentam, na generalidade, valores ligeiramente mais baixos do que as notas médias dos alunos internos, nas diferentes disciplinas, exceto a Alemão, em que o valor médio total é 11,4, enquanto o valor médio dos alunos internos é 11,3.

    Artigo Parcial

    (ENVIADO POR:A.M.)

    ResponderEliminar
  7. EM DESTAQUE/ESCLARECIMENTOS: RETIRADOS DO TEXTO:

    1-Estas notas dos exames nacionais do ensino secundário referem-se às médias totais, que incluem as notas dos alunos internos e externos.

    2-Das 350.543 inscrições registadas, foram realizadas 321.955 provas por alunos internos e externos, o que corresponde a cerca de 92% do total.

    3-Na avaliação dos resultados, o MEC aponta que as classificações da 1.ª fase dos exames finais nacionais "evidenciam, na generalidade, uma melhoria relativamente aos anos anteriores".

    ProfAnónima

    NB:A 2ª CHAMADA VAI COMEÇAR AMANHÃ! O TAROUCAndo DESEJA BOA SORTE PRA TODOS OS ALUNOS QUE VÃO REALIZAR ESTAS PROVAS, SEJA PORQUE REPROVARAM NA 1ª CHAMADA, SEJA PORQUE PRETENDEM FAZER MELHORIA DE NOTA!:)

    ResponderEliminar